CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#QUILOMBOLAS 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MAPEAMENTO E ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO DE FAMÍLIAS QUILOMBOLAS

A Gerência da Juventude e Igualdade Racial, em parceria com o Cadastro Único, promoveu uma ação de mapeamento e atualização do cadastro de famílias quilombolas nas comunidades Arrojado, Lajes, Pêga e Sobrado durante o mês de março. Essa ação visou identificar famílias que, embora se autodeclarassem quilombolas, ainda não eram reconhecidas oficialmente no sistema do Cadastro Único. A descoberta de um número significativo de famílias quilombolas não atualizadas aponta para a necessidade de esforços contínuos de identificação e reconhecimento, fundamentais para o acesso a políticas públicas específicas. Por meio deste trabalho de campo, a iniciativa também buscou fortalecer o autorreconhecimento e a cultura dessas comunidades.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS VISITA DE IÊDA LEAL ÀS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE

A secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR, Iêda Leal, visitou as quatro comunidades quilombolas de Portalegre, Lajes, Sobrado, Arrojado e Pêga, no último domingo, dia 22.

Neste encontro enriquecedor, as comunidades realizaram apresentações culturais e estabeleceram diálogos construtivos com a secretária, para expor suas necessidades. Além disso, os secretários municipais também tiveram a oportunidade de interagir para apresentar as demandas municipais. Iêda se comprometeu a dialogar com o Ministério da Igualdade Racial e o Governo Federal a fim de viabilizar a concretização dessas solicitações.

A visita contou com a presença do prefeito José Augusto, do deputado Fernando Mineiro, do subcoordenador de povos e comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte, Aércio Gomes, representando o Governo Estadual, dos secretários municipais, da equipe da Gerência de Juventude e Igualdade Racial, dos servidores municipais e da comunidade em geral.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 20/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMAÇÃO DA VISITA DE IÊDA LEAL, SECRETÁRIA DE GESTÃO DO SINAPIR

Confira a programação da visita Iêda Leal, Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR do Ministério da Igualdade Racial.

#QUILOMBOLAS 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL JUSTIÇA ELEITORAL CIDADÃ NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

A equipe da 63ª Zona Eleitoral em Portalegre uniu forças para reforçar o compromisso com a promoção da igualdade e o acesso pleno à cidadania das comunidades quilombolas, com a oferta de serviços essenciais como o alistamento eleitoral, revisão, transferência do título e inclusão da autodeclaração de pertencimento a essas comunidades, ações fundamentais para garantir que esses grupos tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto e participar ativamente do processo democrático

A ação aconteceu na última quinta, dia 28, e contou com apoio da Gestão Municipal, por meio da Gerência de Juventude e Igualdade Racial.

Espera-se que iniciativas como esta continuem a ser implementadas em todo o país, visando à inclusão de todas as minorias e comunidades que enfrentam obstáculos no exercício de seus direitos democráticos.

#QUILOMBOLAS 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS JUSTIÇA ELEITORAL CIDADÃ NO SÍTIO PÊGA

Nesta quinta-feira, dia 28, a Justiça Eleitoral Cidadã estará presente no Sítio Pêga para oferecer importantes serviços à população quilombola de Portalegre.

Serão oferecidos os servições de:

* Coleta biométrica

* Alistamento eleitoral

* Transferência de título

* Revisão de dados

* Quitação eleitoral

* Autodeclaração (para povos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência)

* Inclusão de nome social

*

O atendimento acontecerá das 8h às 13h, no Centro Comunitário do Sítio Pêga.

#QUILOMBOLAS 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MARCHA DAS MARGARIDAS

Nos dias 15 e 16 de agosto aconteceu a Marcha das Margaridas, em Brasília, e a chefe do setor de Promoção da Igualdade Racial de Portalegre, Nilbemara Simplício, esteve presente acompanhada de mulheres quilombolas do Pêga e do Arrojado. A presença neste evento foi muito valiosa, pois demonstra a importância da união em prol da igualdade, justiça e respeito pelos direitos humanos.

A Marcha das Margaridas é uma manifestação que reúne mulheres rurais de todo o Brasil para levantar questões de gênero, igualdade, direitos trabalhistas e sociais. O nome do evento é uma homenagem a Margarida Alves, sindicalista nordestina que dedicou sua vida à luta pelos direitos humanos e pelo direito à terra dos trabalhadores rurais. Sua coragem e compromisso fizeram dela um símbolo de resistência e luta por justiça social.

#MarchaDasMargaridas #MulheresQuilombolas

#QUILOMBOLAS 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL UFERSA MOSSORÓ VISITA COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PORTALEGRE

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do SemiÁrido - Ufersa visitaram as comunidades quilombolas Lages, Pêga, Arrojado e Sobrado, no último dia 14, em pesquisa de campo para viabilização e implantação de projeto sobre Circuitos Turísticos da Agricultura Familiar nas Serras Potiguares.

Na ocasião, foi realizado levantamento de interesse da população em participar do projeto fomentado pela Ufersa, com apoio da Gestão Municipal e da Gerência de Juventude e Igualdade Racial. O projeto tem objetivo de realizar atividades de formação e informação para agricultores familiares das regiões serranas do RN e construir conhecimento sobre turismo de base comunitária e de experiência, a fim de construir proposta de criação de roteiro turístico de base comunitária. A Gerente de Juventude e Igualdade Racial, Bianca Bessa, acompanhou as visitas.

A pesquisa conta com a orientação da professora Dra. Elizabete Stradiotto, dos pesquisadores, Ma. Eulita Souza, e os bacharéis Edinal Salustiano e Wellington Gaspar.

Para os pesquisadores, as visitas foram importantes para dar largada a demais atividades do projeto, que será desenvolvido nos próximos dois meses.

#QUILOMBOLAS 28/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA INAUGURAÇÃO DA QUADRA DO ARROJADO

Nesta sexta, dia 30, às 16h, vai acontecer a inauguração da quadra do Arrojado. A Gestão Municipal de Portalegre convida a população portalegrense para participar desse importante momento.

?? Sítio Arrojado

??? Sexta, 30/06

? 16h

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 13/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MAPEAMENTO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS

A gerente de Juventude e Igualdade Racial, Bianca Sereno, a chefe do Setor de Promoção, Nilbemara Simplício, e o coordenador do Cadastro Único, Klenylson Fernandes, deram início ao mapeamento das comunidades quilombolas.

O objetivo do mapeamento é identificar quais são as famílias que se identificam e se auto declaram como quilombolas nas comunidades remanescentes de quilombo existentes no município de Portalegre. Com isso, será possível saber a quantidade exata de pessoas residentes nas comunidades e também aquelas que, mesmo tendo saído de seu território, ainda se auto declaram pertencentes.

A primeira comunidade a ser visitada foi o Pêga, na quinta-feira, dia 11. Os moradores levaram todos os documentos dos membros da família e, após serem cadastrados nos sistemas do Ministério da Igualdade Racial, receberão uma certificação onde poderão, a nível nacional, se identificar a qual comunidade pertencem.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 01/05/2023 GABINETE DO PREFEITO JOVEM QUILOMBOLA APROVADA NO CURSO DE MEDICINA

A Gestão Municipal de Portalegre parabeniza a jovem quilombola Abigail Neta pela aprovação no curso de Medicina na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

"Com uma imensa felicidade, recebi a notícia da aprovação da jovem quilombola Abigail Neta no curso de medicina.

Essa é uma conquista imensa para toda a comunidade e motivo de orgulho para Portalegre. É um testemunho do poder transformador da educação, pois é por meio do estudo que podemos mudar o mundo e alcançar nossos objetivos.

Parabéns, Abigail! A sua trajetória inspirará muitos outros jovens a perseguirem seus sonhos. Que essa conquista seja o começo de uma jornada repleta de realizações e sucesso! Tenho certeza de que se tornará uma grande médica, ajudando muitas pessoas ao longo da sua carreira," destacou o prefeito José Augusto.

#QUILOMBOLAS 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ENCONTRO COM O GRUPO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 07 A 14 ANOS DO SCFV - COMUNIDADE PÊGA

Nesta segunda, dia 03, o Cras I realizou o primeiro encontro desse ano com o grupo de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV da comunidade Pêga.

Na ocasião, foi realizada uma oficina com o tema "Vida nas Cavernas", do projeto Casa de Leitura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Ufersa, mediada pela professora doutora Doutora Diana Gonçalves Lunardi e pelo professor Vitor Lunardi, junto dos seus estagiários e da equipe do Cras I. O momento contou com produção de mini cavernas em argila e contação de histórias. A oficina teve objetivo de promover conscientização sobre a importância da preservação das cavernas para o meio ambiente e estímulo para o turismo local.

No final do encontro, aconteceu a entrega de ovos de Páscoa, ofertados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social. A equipe da Gerência de Juventude e Igualdade Racial também esteve presente.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA POBREZA MENSTRUAL

Por meio do programa Pobreza Menstrual, a Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte - ESMARN realizou entrega de absorventes para comunidades quilombolas de Portalegre na manhã dessa quarta, dia 08.

No momento, estiveram presentes o Juiz da Comarca de Portalegre, Excelentíssimo Dr. Uedson Bezerra Costa Uchoa, e demais servidores do Fórum Municipal, a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Ciena Maria, a gerente da Juventude e Igualdade Racial, Bianca Bessa, as representantes das quatro comunidades quilombolas, Maria de Fátima (Arrojado), Antônia Neuza (Lajes), Clésia Regina (Sobrado) e Antônia Maria (Pêga).

A campanha, idealizada pela ESMARN, tem o objetivo de distribuir absorventes em unidades básicas de saúde, em complexo prisional feminino e/ou na rede escolar de ensino, mediante doação de absorventes higiênicos por parte de servidores e magistrados do Poder Judiciário.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 24 DE JANEIRO - DIA DE SÃO GONÇALO EM PORTALEGRE

24 de janeiro - Dia de São Gonçalo em Portalegre

As festividades de São Gonçalo são, tradicionalmente, comemoradas neste dia 24/01 em Portalegre.

A comunidade quilombola Pêga, que tem tradição nos festejos de São Gonçalo, se encarrega do dia alusivo ao Santo, com a Dança de São Gonçalo, caminhadas e pagamento de promessas.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 17/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Confira a programação completa da Semana da Consciência Negra, que acontece de 16 a 22 de novembro.

O evento, realizadas pela Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Gerência de Juventude e Igualdade Racial, acontece em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#QUILOMBOLAS 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Exibição do documentário "Solo Negro"

Nessa quinta, dia 27, aconteceu em Mossoró, no auditório Amâncio Ramalho - Ufersa, a exibição do documentário "Solo Negro", gravado em Portalegre com moradores das comunidades quilombolas.

O momento contou com a participação de moradores do Pêga e Arrojado, participantes do documentário, da reitora da Ufersa Ludimilla Carvalho, do secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial , Paulo Roberto e da gerente da Juventude e Igualdade Racial de Portalegre, Bianca Bessa.

Solo Negro é um documentário produzido pela Ufersa que registra o cotidiano dos moradores de duas comunidades quilombolas de Portalegre, abordando a memória passada, presente e futura desses remanescentes num resgate histórico e cultural com novas perspectivas a partir do ingresso de jovens quilombolas na Universidade.

O documentário está disponível no YouTube, por meio do link https://youtu.be/U-Ud4UbP_No

#QUILOMBOLAS 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA QUADRA POLIESPORTIVA NO SÍTIO ARROJADO

Nessa quarta, 9, o prefeito José Augusto assinou a ordem de serviço para construção de uma quadra poliesportiva no sítio Arrojado.

A obra, que tem conclusão prevista para o mês de junho de 2022, será executada pela empresa AB Construções e Serviços LTDA, contratada pelo valor global de R$ 265.591,71. Desse valor, R$ 216.474,92 são oriundos de recursos federais. Devido a necessidade de serviços complementares, para que a obra aconteça de forma apropriada, o município de Portalegre, por meios de recursos próprios, destinou R$ 49.116,79 para complementar os serviços necessários para a sua execução.

"Portalegre tem uma divida com os quilombolas. Por muito tempo, os moradores dessas comunidades foram esquecidos. Mas na nossa gestão está sendo diferente. Estamos ouvindo a população, buscando recursos e trabalhando ativamente para melhorar a qualidade de vida dos quilombolas", destacou o prefeito José Augusto

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Emanuel Messias, dos vereadores Adalberto Rêgo e Adalberto Viana, do secretariado municipal de Portalegre, da representante da empresa AB Construções, Expedita Dias e dos moradores da comunidade.

#QUILOMBOLAS 22/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PREFEITO JOSÉ AUGUSTO RECEBE CONSULTORES DO SEBRAE

Na última terça-feira (20), o prefeito José Augusto recebeu os consultores do Sebrae Lúcia Pereira, Regina Rocha e Figueiredo.

Os consultores realizaram uma visita in loco nas comunidades quilombolas Pêga, Arrojado e Sobrado. A princípio, fizeram um diagnóstico das potencialidades de cada comunidade para identificar as necessidades e o que pode vir a ser trabalhado.

"É importante darmos apoio às comunidades quilombolas e incentivarmos o empreendedorismo local", destaca o Prefeito José Augusto

#QUILOMBOLAS 22/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ORIENTAÇÃO À COMUNIDADES QUILOMBOLAS SOBRE O CADASTRO NO RN MAIS VACINA. Coordenadora do CRAS I, Nilbemara Simplicio, visita as comunidades quilombolas de Portalegre.
www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 06:22:13