CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA LEITE POTIGUAR

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social informa que as inscrições para Programa Leite Potiguar (PLP) acontecerão entre os dias 13 e 20 de março, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II), Rua Odilon Ferreira de Moura, 02 Bairro São José. Para se inscrever é necessário levar Folha Resumo do Cadastro Único, RG e CPF, Certidão de Nascimento (para crianças que não têm RG) e Comprovante de Residência

O Programa do Leite Potiguar atua auxiliando no combate à desnutrição infantil e garante a distribuição gratuita de 5 litros de leite semanal, por meio da coordenação municipal.

Para fazer do programa, é necessário atender aos seguintes critérios:

* A familia deve estar inscrita no Cadastro Único;

* ?A família deve estar em situação de pobreza extrema;

* ?A família deve ter crianças na faixa etária de 1 ano a 7 anos, 11 meses e 29 dias de idade;

* ?Idosos acima de 60 anos de idade em situação de extrema pobreza e inscritos no Cadastro Único;

* ?A renda per capita familiar, ou seja, de cada pessoa da família, não deve ultrapassar R$ 105,00 (cento e cinco reais)

* A prioridade é para inclusão das famílias cadastradas no CadÚnico e com crianças na faixa etária exigida.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ATUAÇÃO NA SEC. DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Nº. 002/2024

Considerando excepcional interesse público de ofertar vagas de estágio enquanto um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, a Gestão Municipal de Portalegre torna público o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de estagiários para atuar na Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, junto ao programa Criança Feliz.

As inscrições devem realizadas pelos candidatos entre os dias 05 e 12 de março, das 8h às 12h, exclusivamente com o servidor Cristhyanno Alves

Rocha, na sala da SEMTHAS, no Centro Administrativo.

Confira o edital com todas as informações em www.portalegre.rn.gov.br

#AssistênciaSocial 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARNAVAL SOCIAL

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira, dia 07, o I Carnaval Social, contando com a participação dos usuários dos grupos dos CRAS e SCFV, idosos, mulheres, crianças e adolescentes dos grupos da cidade e de diversas comunidades da zona rural, além dos integrantes do Grupo Cultural Negritude Serrana. Durante o evento, foram distribuídos adereços carnavalescos, e os participantes realizaram um passeio pelas ruas do centro da cidade.

Esta iniciativa, promovida como parte das atividades da Colônia de Férias, visa assegurar a continuidade dos serviços, fomentar a integração entre os participantes de cada grupo e incentivar a participação cidadã e a inclusão social. Os foliões mais animados e com fantasias mais originais foram premiados com brindes de participação. A festa contou com a animação do artista local Chico de Lília e sua banda. Ao término do evento, foi oferecido um jantar para todos os participantes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARNAVAL SOCIAL

No dia 07 de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social promoverá o Carnaval Social, uma celebração voltada para a inclusão e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Com o objetivo de garantir a continuidade das atividades e promover a participação ativa de todos, o evento contará com a presença dos Grupos do Cras e do serviço de Convivência, oferecendo uma oportunidade única para que todos participem plenamente, sem barreiras ou preconceitos, promovendo uma consciência de empoderamento e valorização social.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 18/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

Aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro o Seminário Estadual de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Programa Criança Feliz, na UNINASSAU, em Natal/RN.

O evento teve como objetivo a avaliação e monitoramento do programa, visando verificar a execução de ações e atividades. Isso permitirá identificar, em tempo hábil, possíveis necessidades de redirecionamento, com ênfase nos resultados a serem alcançados.

Estiveram presentes no evento Alickson Bessa, psicólogo do CRAS 2, e Paloma Catarine, Assistente Social do CRAS 1.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL TARDE LILÁS

Na próxima quinta, dia 24, vai acontecer a Tarde Lilás, com palestra temática "Violência Contra a Mulher: como romper este ciclo?",

ministrada por Bel. Carlos Michel Teixeira Fonseca, Delegado da DEAM - Pau dos Ferros.

Será a partir das 14h no auditório do Centro Administrativo. Participe, sua presença é fundamental!

#AgostoLilas #PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GRUPO DE MULHERES EDILENE JALES - CRAS II

O grupo de mulheres Edilene Jales, do CRAS II, participou de uma dinâmica interativa com o tema: Violência contra a mulher é crime, você não esta sozinha, na última sexta, dia 18.

A ação, que faz parte da programação do Agosto Lilás, foi coordenado pela equipe técnica do CRAS e SCFV.

O encontro dinâmico contou com informações importantes sobre os tipos de violência contra mulher, como combater e onde procurar ajuda. O momento também contou com sorteios, músicas, e oficinas.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 21/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL AGOSTO LILÁS

Nesta segunda, dia 21, o Cras II realizou encontro com grupo de crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Na oportunidade foi exibido um vídeo contando a história de Maria da Penha e, em seguia, foi realizada uma roda de conversa sobre o Agosto Lilás.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL AGOSTO VERDE

Durante o período de 14 a 18 de agosto, a equipe do Cras I, formada pelos orientadores sociais Antonia Neuza Lins Souza, Francisco Canindé Alves e a profissional de Educação Física Luana Holanda de Sousa, trabalhou a campanha "Agosto Verde", referente ao mês da primeira infância, com os grupos de crianças de 0 a 6 anos e de 7 a 14 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV.

Foram desenvolvidas atividades físicas com jogos e brincadeiras tradicionais comuns à primeira infância, com base na cultura corporal de movimentos que estimulam o desenvolvimento motor com habilidades de equilíbrio, salto, memorização e socioafetivas.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS SCFV - UFERSA AMBIENTAL

Nesta segunda, dia 31, a equipe do projeto Ufersa Ambiental, sob a coordenação da professora Diana, promoveu atividades no Cras 2. Na oportunidade, foram realizadas oficinas sobre vida na terra, os pássaros e a importância dos cuidados com o meio ambiente, além de atividades manuais de pintura, dobradora e reprodução de xilogravura.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMPANHA CONTRA O TRABALHO INFANTIL

Entre os dias 17 e 20 de julho, a Equipe Multiprofissional do CRAS I desenvolveu com os grupos de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV o tema "Trabalho Infantil", nas comunidades quilombolas Pêga e Arrojado, no sítio Belo Monte e na zona urbana. O trabalho aconteceu por meio roda de conversa, pintura de cartazes e produção do catavento de cinco pontas, símbolo da campanha que representa os cinco continentes, referência na luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. O catavento também significa movimento, sinergia, articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil e traz o sentido lúdico de alegria, que deve estar presente na vida das crianças.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 28/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE

Nessa quarta, dia 26, aconteceu a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social De Portalegre, com a presença de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e da educação e representantes da sociedade em geral.

O momento contou com apresentações culturais, Palestra Magna com a assistente social Maria Dalva Vieira, apresentação das ações da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, divisão de grupos para a elaboração de eixos temáticos e plenária para apreciação e votação das propostas.

Como resultado desse encontro, foram escolhidos delegados para representar Portalegre na 14ª Conferência Estadual, mostrando o compromisso contínuo com o desenvolvimento social e a construção de políticas mais inclusivas e eficazes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 25/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIAL SOCIAL DE PORTALEGRE

Nesta quarta, dia 26, vai acontecer a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social De Portalegre, com a presença de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e da educação e representantes da sociedade em geral.

O momento contará com Palestra Magna ministrada pela assistente social Maria Dalva Vieira, Graduada em Serviço Social, em Pedagogia e em Ciências Contábeis, Pós-graduada em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, Mestre Meio Ambiente e em Desenvolvimento Regional, Conselheira do CEAS/RN, Membro da Diretoria do CONGEMAS, Gestora da SEMTHAS de Viçosa/RN e Pesquisadora e Escritora ocupante da cadeira Nº 10 da Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM).

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 14/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COMEMORAÇÃO JUNINA CRAS I E II

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social realizou a comemoração junina dos usuários dos CRAS I e II, na quadra de esportes da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, no último dia 7.

O momento contou com apresentações executadas por usuários dos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -

SCFV e do Programa Criança Feliz - PCF, dentre elas: desfile de boneca do milho, representado por criança de 2 a 6 anos acompanhadas pelo PCF; dança junina, apresentada pelas crianças do SCFV CRASII; desfile e apresentação de comidas típicas feitas pelos idosos do SCFV da comunidade Sobrado; apresentação do Cordel "Festa Junina" de Francisco Diniz; entrega de mimo pelos idosos do SCFV da comunidade Baixa Grande; paródia junina feita pelo grupo de mulheres "As Amélias", dançada pelos idosos com participação do público presente.

O momento contou com a presença do prefeito José Augusto, do vice-prefeito Emanuel Messias, dos secretarias municipais, dos vereadores e da população em geral.

#AssistênciaSocial 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL RELAÇÃO DEFINITIVA DAS CANDIDATURAS DEFERIDAS PARA O CONSELHO TUTELAR

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, torna pública a relação definitiva das candidaturas deferidas para o Processo de Escolha Unificado para Conselho Tutelar 2023.

Confira.

#AssistênciaSocial 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEMINÁRIO DO MPT

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte promoveu o seminário "A Aprendizagem Profissional como Instrumento de Combate ao Trabalho Infantil", em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

O evento, realizado nessa quinta, dia 15, aconteceu no auditório da sede do MPT-RN, em Natal, e contou com a presença da assistente social Felicia Paiva e da profissional de educação física Luana Holanda, representando a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

O seminário trabalhou a aprendizagem profissional sob três óticas: na primeira palestra, Sofia da Silva Gomes, auditora fiscal do Trabalho, falou sobre as novas regras para contratação de aprendizes introduzidas pelo Decreto nº 11.479/2023. No segundo momento, Raymundo Lima Ribeiro Júnior, procurador do Trabalho, fez uma exposição sobre a aprendizagem na Administração Pública. Por fim, Marinalva Cardoso Dantas, auditora e coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil no RN (FOCA/RN), falou sobre a inserção.

#AssistênciaSocial 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNICADO - CADÚNICO

COMUNICADO

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, por meio do Cadastro Único e Bolsa Família, informa que, devido à Instrução Normativa N° 28 de 27 de Abril de 2023 da SENARC - Ministério do Desenvolvimento Social do Governo Federal, os municípios ficam impossibilitados de realizar desbloqueios durante a implantação do novo Bolsa Família no Sistema de Gerenciamento de Benefícios - SIBEC. Este sistema é utilizado para as operações relacionadas a desbloqueios e reversões de cancelamentos do benefício.

Assim sendo, de acordo com a norma, o Governo Federal deixará o sistema indisponível entre 29/04 e 26/06, impossibilitando a inclusão de novos beneficiários do programa Bolsa Família neste período.

Para mais informações sobre o Cadastro Único e o programa Bolsa Família, procure o setor do Cadastro Único localizado no Centro Administrativo.

#AssistênciaSocial 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROJETO "SUAS PELO RN"

As coordenadoras do Cras, Maria Delane de Oliveira e Antonia Ticiana Carla Fialho Gomes, participaram do encontro "Diálogos da Proteção Social Básica(PSA) e Proteção Social Especial (PSE)", do projeto SUAS pelo RN, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, realizado em Pau dos Ferros no último dia 13.

A Proteção Social Básica, destinada à população que vive em situação de vulnerabilidade social, tem objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL OFICINA "VIDA NAS CAVERNAS"

Nesta segunda, dia 17, a equipe da Gerência de Juventude e Igualdade Racial realizou um encontro na Escola Municipal João Antônio de Oliveira e Escola Municipal Elvira Gomes de Moura, localizadas no sítio Estrondo.

Em parceria com a Ufersa, foi realizada a oficina "Vida nas Cavernas", por meio do projeto Casa de Leitura, utilizando a cartilha produzida pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ ICMBIO), com objetivo de apresentar às crianças a importância das cavernas para a conservação da biodiversidade, promoção do ecoturismo e equilíbrio dos ecossistemas.

De forma lúdica, as crianças usaram argila para produzir cavernas, peixes anuais e animais troglóbios.

#AssistênciaSocial 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CADASTRO ÚNICO

Cadastro Único de Portalegre presta conta do total de atendimentos realizados nos primeiros três meses do ano de 2023.

Os atendimentos realizados foram atualizações cadastrais, inclusões cadastrais, exclusões, informes e visitas domiciliares.

Atualizações: 1.197

Inclusões: 39

Exclusões: 4

Folha Resumo: 75

Visitas domiciliares: 240

Total: 1.555

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PLANO ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN

Nesta terça, dia 28, a gerente da Juventude e Igualdade Racial, Bianca Bessa e o chefe do Setor da Juventude, Christyano Rocha, participaram de reunião para conhecer a minuta final do Plano Estadual de Juventude do RN e validá-lo. O encontro aconteceu na Escola do Governo e contou com a participação do Fórum de Gestores Municipais de Juventude e de diversas organizações juvenis.

A minuta do plano foi construída com as propostas aprovadas nas 64 etapas do ciclo da Conferência Estadual de Juventude, entre etapas municipais, intermunicipais, livres e estadual, que contaram com a participação de mais de 4 mil jovens de todo Rio Grande do Norte.

O plano será encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa para aprovação.

#AssistênciaSocial 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ENCONTRO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SCFV

Nesta semana, o Cras 2 realizou o primeiro encontro desse ano com o grupo de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Na oportunidade foram realizadas dinâmicas de boas-vindas, brincadeiras e rodas de conversa com os turnos matutino e vespertino.

Os orientadores sociais Mara Ruth, Aldeane Barreto e Ailton Moura estiveram presentes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COMUNICADO - CADÚNICO

COMUNICADO

O Cadastro Único de Portalegre informa que fazer declaração falsa em documento público ou particular, em prol de benefício próprio, constitui crime de falsidade ideológica, contido no Código Penal Brasileiro.

Art. 299 - Pena - Reclusão de um a cinco anos, multa e devolução dos valores pagos indevidamente.

Algumas declarações comumente identificadas no Cadastro Único com indícios de crime:

- Declaração de separação de companheiro;

- Declaração de renda diferente da que realmente a família tem;

- Declaração de composição familiar diferente da que realmente existe;

#AssistênciaSocial 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ATUALIZAÇÃO ANUAL DO CADASTRO ÚNICO

O Cadastro Único de Portalegre comunica a todos os beneficiários do Bolsa Família e demais programas sociais que, a partir do dia 23 de janeiro, terá início a atualização das informações do Cadastro Único.

?? É necessário que todas as famílias mantenham os seus dados atualizados, para evitar a suspensão ou cancelamento de benefícios sociais oferecidos pelos programas.

Para atualizar o cadastro, dirija-se à sala do Cadastro Único, no Centro Administrativo, das 7h às 12h, levando os seguintes documentos:

?? RG ou outro documento de identificação com foto;

?? CPF;

?? Comprovante de residência atualizado;

?? Comprovantes de renda (se for o caso).

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL OFICINA DE TRABALHO ARTESANAL COM GRUPOS DE GESTANTES

No último dia 12 aconteceu um encontro com o grupo de gestantes (Semthas), desenvolvido pelas coordenadoras dos Cras, Ana Paula e Ticiana, e a orientadora do Criança Feliz, Aldeane, no qual foi realizada uma oficina de trabalho artesanal, com o tema "enfeite de porta para quarto de bebê".

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AssistênciaSocial 15/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL VISITA DO PREFEITO JOSÉ AUGUSTO AO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O prefeito José Augusto, acompanhado da secretária Ciena Diógenes e do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Klenylson Fernandes, realizou visita às instalações do Conselho Tutelar.

O encontro serviu para reafirmar a parceria e garantir os encaminhamentos necessários à proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Na oportunidade, o prefeito assumiu o compromisso junto aos membros do Conselho Tutelar de que a nova gestão cumprirá com o pagamento de todos os direitos assegurados por lei.

"Uma das grandes bandeiras da nossa gestão será o apoio e fortalecimento às políticas públicas para a garantia de direitos de nossas crianças e adolescentes. Não mediremos esforços para dialogar com as famílias e ter um acompanhamento mais próximo de todos os casos", afirmou José Augusto Rêgo.

#AssistênciaSocial 09/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - CAMPANHA DE REGISTRO CÍVIL 2020 CALENDÁRIO COM AÇÕES, METODOLOGIAS E DATAS DE ATIVIDADES
#AssistênciaSocial 13/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE PARA O QUADRIÊNIO 2020/2024. Prefeitura Municipal de Portalegre e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente dá posse aos novos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024.

A Solenidade de posse dos novos cincos conselheiros tutelares de Portalegre que vão atuar entre 2020/2024 aconteceu na manhã de hoje 10 de janeiro de 2020 no auditório da Casa de Câmara e Cadeia.
Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito Manoel de Freitas Neto, o vice-prefeito Ecimar Pereira Carlos, a secretária de Assistência Social Markylyanna Dias, a secretária de Educação Aline Cristina, a secretária de Administração Ana Valéria Marques, o presidente do CMDCA klenylson Fernandes, o presidente da Câmara dos Vereadores Euclides Luiz Pereira, membros do CMDCA, familiares dos conselheiros e comunidade.
O Prefeito Manoel de Freitas Neto parabenizou aos eleitos e diplomados e falou da importância do trabalho do órgão representativo da sociedade Portalegrense. “Quero agradecer a vontade e a disposição de vocês de tomar a frente desse órgão que muito faz pela política da criança e do adolescente de nosso município protegendo e melhorando a qualidade de vida das nossas crianças”, disse.
Os cincos novos conselheiros assinaram o diploma e foi lido o termo de compromisso pelo conselheiro Wesley Breno. A conselheira Elissandra Queirós deixou sua mensagem de agradecimento e parabenizou a gestão que ora encerrou suas funções e a nova gestão para o quadriênio 2020/2024.

ASCOM/PMP
#AssistênciaSocial 07/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIVULGA RESULTADO ELEIÇÃO CONSELHO TUTELAR PORTALEGRE. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, juntamente com a Comissão Eleitoral, divulga o resultado oficial das eleições 2019 para o Conselho Tutelar.

Titulares:

1°- BRENO- 340 votos
2°- ELISANDRA - 337 votos
3°- DEYVSON- 290 votos
4° - SABRINA - 263 votos
5° - FERNANDO - 235 votos

Suplentes:

ISABEL - 191 votos
SANDREYA - 160 votos
CEIÇÃO - 157 votos
FELIPE - 109 votos
FRANCISCO - 70 votos

No município, 10 candidatos concorreram ao pleito.

#ConselhoTutelar #CMDCA #PORTALEGRE
#AssistênciaSocial 30/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ELEIÇÕS CONSELHO TUTELAR 2019 OCORRERÁ NESTE DIA 06 DE OUTUBRO. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA de Portalegre convoca toda população votante deste município para participar do pleito eleitoral que escolherá os cinco novos Conselheiros Tutelares para o quadriênio 2020/2023.
A votação ocorrerá no dia 06 de Outubro, das 08:00h às 16:00h na Escola Estadual Margarida de Freitas, localizada à Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho, Centro de Portalegre-RN.
#AssistênciaSocial 22/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PARCERIA COM O FUTURA, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE PROMOVEU FORMAÇÃO CRESCER SEM VIOLÊNCIA. Em Parceria com o Futura, Secretaria de Assistência Social de Portalegre promoveu formação Crescer sem Violência.

O Canal Futura e a Secretaria de Assistência Social de Portalegre promoveu nos dias 18 e 19 de julho a Formação Crescer sem Violência com o objetivo de fortalecer a atuação da Rede de Proteção na defesa e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes para atuar na prevenção e no enfrentamento às violências sexuais e autoproteção, por meio de Implementação do Kit educativo “Crescer sem Violência”. O projeto Crescer se Violência é uma iniciativa do Canal Futura em parceria com Childhood Brasil e
Unicef Brasil. A formação foi realizada no auditório da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre e contou com a participação dos técnicos das secretarias de assistência social, educação, saúde, representante do Fórum de Portalegre. A formação foi conduzida pela psicóloga e psicopedagoga, Ana Amélia Melo, consultora do canal futura.

ASCOM/PMP
#AssistênciaSocial 19/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL RELAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS A REALIZAREM A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSE RELAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS A REALIZAREM A PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR.
#AssistênciaSocial 08/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 4 CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF REÚNE EM PORTALEGRE REPRESENTANTES DE 45 CIDADES DO ALTO E MÉDIO OESTE DO RIO GRAN 4 CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF REÚNE EM PORTALEGRE REPRESENTANTES DE 45 CIDADES DO ALTO E MÉDIO OESTE DO RIO GRANDE DO NORTE.
#AssistênciaSocial 21/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE INFORMA O QUE SÃO OS BENEFÍCIOS EVENTUAIS E QUAIS BENEFÍCIOS FORAM DISPON SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE INFORMA O QUE SÃO OS BENEFÍCIOS EVENTUAIS E QUAIS BENEFÍCIOS FORAM DISPONIBILIZADOS PARA A POPULAÇÃO DE 2016 A 2018.
#AssistênciaSocial 25/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CONSELHO MUNICIPAL, DOS DIREITOS SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA CALENDÁRIO DE REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CONSELHO MUNICIPAL, DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
#AssistênciaSocial 31/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CADASTRO ÚNICO DE PORTALEGRE REALIZA MAIS DOIS DESLIGAMENTOS VOLUNTÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SÓ EM JANEIRO 2019. Cadastro Único de Portalegre realiza mais dois desligamentos voluntários do Programa Bolsa Família.

A senhora Cledina Maria Soares e o senhor João Batista Filho procuraram a sede do CadÚnico para se desligarem, devido já contarem com suas aposentadorias.
A equipe do CadÚnico de Portalegre parabeniza os dois pela atitude de consciência e enfatiza a toda comunidade que está acontecendo a Campanha Cidadão Nota 10 de desligamentos voluntários do Bolsa Família. As famílias que já tem renda podem se desligar do Bolsa Família e passarem a oportunidade para que mais famílias pobres possam contar com o benefício Bolsa Família. Só neste mês de janeiro de 2019 foram quatro desligamentos voluntários.
A senhora Cledina e seu João são mais dois Cidadãos Nota 10 de Portalegre.


ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 21/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA.

A Confraternização foi realizada na tarde de hoje, 20 de dezembro, no mirante Boa Vista, para crianças dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. As crianças realizaram apresentações, brincaram e no final foi servido lanche para todas as crianças presentes.

ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 21/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROJETO SALTA Z LEVA ÁGUA POTÁVEL PARA COMUNIDADE BOM SUCESSO EM PORTALEGRE. Projeto Salta-Z leva água potável para comunidade Bom Sucesso em Portalegre.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes em comunidades rurais, em Portalegre, o projeto foi implantado na comunidade Bom Sucesso.

O projeto Salta-Z é uma parceria da FUNASA, Prefeitura de Portalegre e a Secretaria de Saúde e já se encontra em funcionamento e as análises tiveram bons resultados, dessa forma levando água potável para a comunidade Bom Sucesso, zona rural, da cidade de Portalegre.

O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 29/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTALEGRE SEDIA CURSO CAPACITAÇÃO REALIZADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSISTENTES SOCIAIS E P PORTALEGRE SEDIA CURSO CAPACITAÇÃO REALIZADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE PARA ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS.
#AssistênciaSocial 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA REALIZAM O ENCERRAMENTO DA V SEMANA DO BEBÊ EM PORTALEGRE. A V Semana do Bebê em Portalegre foi realizada na tarde de hoje, 23 de novembro de 2018, com a participação das crianças, pais e comunidade. O evento foi realizado pelas equipes de saúde, educação e assistência social.
Durante o evento, houve relato dos dados das crianças atendidas, apresentação com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber, entrega de lanches e fotos das crianças participantes da semana do bebê.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 21/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE PORTALEGRE SEDIA ENCONTRO DO TERCEIRO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF, EDIÇÃO 2017-2020. *MUNICÍPIO DE PORTALEGRE SEDIA ENCONTRO DO TERCEIRO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF, EDIÇÃO 2017-2020.*

A Capacitação está acontecendo durante todo o dia de hoje, 20 de novembro, no auditório do centro administrativo em Portalegre e conta com a participação de 45 municípios da região oeste do Rio Grande do Norte. Participam da capacitação os articuladores do SELO UNICEF de cada município participante mobilizadores de adolescentes e jovens gestores de educação e gestores de saúde.

ASCOM/PMP







Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 09/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL SEMTHAS EM AÇÃO, A SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO JORNAL SEMTHAS EM AÇÃO, FALANDO SOBRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E REPASSANDO INFORMES DA SECRETARIA. EM BREVE VERSÃO IMPRESSA.
#AssistênciaSocial 07/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CAMPANHA: EU SOU UM CIDADÃO NOTA 10! CAMPANHA: EU SOU UM CIDADÃO NOTA 10!



O que é a Campanha EU SOU UM CIDADÃO NOTA 10?

A Iniciativa “Eu sou um cidadão nota 10” é uma estratégia da Gestão municipal do Cadastro único e Programa Bolsa Família para estimular o processo de atualização cadastral, qualificar a base de dados e sensibilizar os beneficiários do programa bolsa família quanto ao desligamento voluntário.

Objetivos da Campanha

Elevar o índice de atualização cadastral

Qualificar o banco de dados do cadastro único

Esclarecer e sensibilizar as famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias do programa bolsa família quanto ao desligamento voluntário

Elevar o índice de cobertura do programa bolsa família, atingindo 100 % das famílias pobres e extremamente pobres ainda não contempladas

Qualificar as ações da Coordenação do CADÚNICO, na gestão dos benefícios

Fortalecer o controle social, estimulando as famílias inscritas no CADÚNICO no monitoramento e fiscalização do programa bolsa família

Fortalecer as estratégias de monitoramento do perfil das famílias inscritas no CADÚNICO.

Como participar

As famílias inscritas no CADÚNICO serão reconhecidas como “Cidadão Nota 10” quando:

Realizarem atualização das informações cadastrais anualmente

Realizarem desligamento voluntário

Exercerem o controle social na identificação de famílias para inclusão no CADÚNICO e PBF

Exercerem o controle social na fiscalização do PBF.

CAMPANHA: EU SOU UM CIDADÃO NOTA 10!



O que é a Campanha EU SOU UM CIDADÃO NOTA 10?

A Iniciativa “Eu sou um cidadão nota 10” é uma estratégia da Gestão municipal do Cadastro único e Programa Bolsa Família para estimular o processo de atualização cadastral, qualificar a base de dados e sensibilizar os beneficiários do programa bolsa família quanto ao desligamento voluntário.

Objetivos da Campanha

Elevar o índice de atualização cadastral

Qualificar o banco de dados do cadastro único

Esclarecer e sensibilizar as famílias inscritas no cadastro único, beneficiárias do programa bolsa família quanto ao desligamento voluntário

Elevar o índice de cobertura do programa bolsa família, atingindo 100 % das famílias pobres e extremamente pobres ainda não contempladas

Qualificar as ações da Coordenação do CADÚNICO, na gestão dos benefícios

Fortalecer o controle social, estimulando as famílias inscritas no CADÚNICO no monitoramento e fiscalização do programa bolsa família

Fortalecer as estratégias de monitoramento do perfil das famílias inscritas no CADÚNICO.

Como participar

As famílias inscritas no CADÚNICO serão reconhecidas como “Cidadão Nota 10” quando:

Realizarem atualização das informações cadastrais anualmente

Realizarem desligamento voluntário

Exercerem o controle social na identificação de famílias para inclusão no CADÚNICO e PBF

Exercerem o controle social na fiscalização do PBF.


ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TEVE PROJETO DE FINANCIAMENTO JUNTO A FUNDAÇÃO I O MUNICÍPIO DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TEVE PROJETO DE FINANCIAMENTO JUNTO A FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL SELECIONADO, QUE GARANTIRÁ O SERVIÇO DA FAMÍLIA ACOLHEDORA.
#AssistênciaSocial 27/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTALEGRE SEDIOU O ENCONTRO REGIONAL E INTERSETORIAL DE FORMAÇÃO PARA TÉCNICOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCI PORTALEGRE SEDIOU O ENCONTRO REGIONAL E INTERSETORIAL DE FORMAÇÃO PARA TÉCNICOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, REALIZADO PELA SETHAS RN.
#AssistênciaSocial 13/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CONVITE SÃO JOÃO DOS GRUPOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CONVIDA TODOS OS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA O SÃO JOÃO 2018.

Data: 14 DE JUNHO
Horário:16:00 h
Local: Mercado Público

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 05/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA.

Mais um desligamento voluntário no CadÚnico de Portalegre. Desta vez o senhor Gerson da Silva procurou espontaneamente o Cadastro Único para solicitar seu desligamento do Programa Bolsa Família. O mesmo acaba de conseguir sua aposentadoria rural. A equipe do Cadastro Único de Portalegre parabeniza e agradece ao senhor Gerson pela atitude e deseja que o mesmo possa estar cada vez mais conseguindo melhoras para toda sua família.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 11/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEGUNDO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF É REALIZADO EM PORTALEGRE. SEGUNDO CICLO DE CAPACITAÇÃO DO SELO UNICEF É REALIZADO EM PORTALEGRE.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Governo do Estado e da Prefeitura de Portalegre, realizou nesta sexta-feira (11 de maio de 2018, no auditório do centro administrativo e no auditório do espaço cultural Cantofa e Jandi), o 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef (edição 2017-2020) no município de Portalegre. Durante todo o dia, os articuladores municipais de mais 40 municípios do Rio Grande do Norte participaram do 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef e conheceram a metodologia e simularam a realização dos Fóruns Comunitários, etapa obrigatória na realização do Selo, a ser cumprida até o mês de Agosto nessas cidades.

O Fórum tem como objetivo realizar a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes. A partir disso, os municípios desenvolverão um Plano de Ação, voltado para identificar os principais desafios e definir as prioridades para o enfrentamento das desigualdades na realização dos direitos de crianças e adolescentes.

Markylyanna Dias, é articuladora municipal do Selo Unicef em Portalegre. Ela destaca que o município está empenhado em mudar os indicadores e a enfrentar os principais problemas que afetam crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social. “A gente tem trabalhado muito a fim de melhorar os índices de nossa cidade e com a chegada do Selo Unicef todos nós do poder público juntamente com a população, vamos mudar a realidade de Portalegre”, Pontuou a articuladora.


Na abertura do evento, o Prefeito Manoel de Freitas Neto, em sua fala deu as boas vindas a todos articuladores dos municípios que estavam participando da capacitação e a equipe do Selo Unicef do estado do Rio Grande do Norte. O Prefeito, destaca que a importância e relevância para a conquista do SELO UNICEF, pois demonstra a dedicação e empenho de todos os segmentos que constituem as secretarias: Assistência social, Educação e Saúde, para a melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município.


ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA CALENDÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS GESTANTES QUE SÃO ATENDIDAS NOS CRAS I E II.









ASCOM/PMP







Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA O CARTÃO DAS GESTANTES E OS CRITÉRIOS PARA PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DIVULGA O CARTÃO DAS GESTANTES E OS CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO DE KITS DE RECÉM-NASCIDO.
#AssistênciaSocial 07/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA II SEMINÁRIO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ. SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA II SEMINÁRIO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ.

Foi realizada na tarde de hoje, 04 de maio de 2018, no auditório do Centro Administrativo em Portalegre, o II Seminário do Programa Criança Feliz, que teve como Tema: A Relação dos Livros com o Desenvolvimento Infantil. Estavam presentes no seminário, as crianças atendidas pelo programa, mães, conselho tutelar, coordenadoras dos Cras I e II, e a Secretária Markylyanna Dias.

No momento foi apresentado e discutido o tema, feita a entrega dos Kits de livros infantis doados pelo Banco Itaú.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTALEGRE: PROFESSORA E PESQUISADORA SOBRE O MASSACRE DE 70 ÍNDIOS NO PÉ DA SERRA DE PORTALEGRE, MÔNICA FREITAS, PALEST PORTALEGRE: PROFESSORA E PESQUISADORA SOBRE O MASSACRE DE 70 ÍNDIOS NO PÉ DA SERRA DE PORTALEGRE, MÔNICA FREITAS, PALESTROU NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER.
#AssistênciaSocial 21/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS I E II DE PORTALEGRE REALIZA TORNEIO ESPORTIVO. As unidades dos CRAS I e II promovem torneio esportivo com o apoio da SEMTHAS e Chefia do Departamento Esportivo.

O Torneio está acontecendo do dia 19 até 22 de março.

ASCOM/PMP





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 14/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITO MANOEL DE FREITAS NETO E SERVIDORAS DA FUNASA VISITAM A COMUNIDADE BOM SUCESSO PARA TRATAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO PREFEITO MANOEL DE FREITAS NETO E SERVIDORAS DA FUNASA VISITAM A COMUNIDADE BOM SUCESSO PARA TRATAR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SALTA-z NA COMUNIDADE.

Foi realizada na tarde do dia 13 de março de 2018, na escola de educação infantil na comunidade de Bom Sucesso, uma reunião com as famílias que serão beneficiadas com a implantação da Salta-z na comunidade. Na oportunidade, as servidoras e o prefeito informaram e orientaram aos presentes quanto a importância da solução, garantindo consumo de água potável.

O encontro contou com a participação das famílias, dos agentes de saúde do município que juntamente com as servidoras Anadélia e Roseane fizeram a coleta de dados das famílias que irão ser beneficiadas com o projeto. A equipe do CRAS I, também contribuiu com a reunião, ajudando na condução do encontro.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.

ASCOM/PMP
#AssistênciaSocial 12/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITURA DE PORTALEGRE DÁ INÍCIO A RECONSTRUÇÃO E REFORMAS DE CASAS NA ZONA RURAL DO MUNICIPIO, EM PARCERIA COM A FUNA EM PARCERIA COM A FUNASA, PREFEITURA DE PORTALEGRE DÁ INÍCIO À RECONSTRUÇÃO E REFORMAS DE CASAS NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.

Prefeitura de Portalegre executa projeto de reconstrução e reformas de casa na zona rural do município em parceria com a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. O projeto tem por objetivo fazer melhorias habitacionais em casas na zona rural, reformando casas antigas e deterioradas.

As obras já foram iniciadas e o projeto abrangerá as comunidades rurais de Santa Tereza, Belo Monte, Ponta da Serra, Bom Sucesso I e II e Jatobá. O convênio entre a Prefeitura e a FUNASA é de 500.000 R$ e contempla 33 famílias nas localidades citadas.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.

ASCOM/PMP
#AssistênciaSocial 19/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM INFORMAR MUDANÇA DE ESCOLA DOS FILHOS. Beneficiários do Bolsa Família devem informar mudança de escola dos filhos.

Quem recebe o Bolsa Família assume um compromisso: manter os filhos na escola. O objetivo dessa regra é garantir o acesso à educação e promover a superação da pobreza. Crianças beneficiárias do programa que completaram 6 anos de idade e as que ainda irão completar até 31 de março deste ano precisam estar matriculadas na escola. As famílias são informadas, por meio de mensagem no extrato de pagamento, sobre a necessidade de fazer a matrícula das crianças e atualizar essas informações no Cadastro Único. O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ressalta que é muito importante informar também à escola que o estudante é beneficiário do Bolsa Família. Isso ajuda no acompanhamento da criança.
A escola repassa os dados sobre a criança para o governo federal por meio de um sistema do ministério da Educação. Isso permite verificar se a frequência escolar mínima exigida pelo Bolsa Família está sendo cumprida. Estudantes com idades entre 6 e 15 anos devem comparecer, no mínimo, a 85 por cento das aulas. Jovens entre 16 e 17 anos devem cumprir ao menos 75 por cento da carga horária. Mudanças de escola também precisam ser informadas no Cadastro Único, além de informações como mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda, nascimento ou morte de alguém da família. Caso não mantenha o cadastro atualizado, a família pode ter o repasse do recurso bloqueado. Se não houver nenhuma mudança, a confirmação das informações do cadastro deve ser feita obrigatoriamente a cada dois anos.


Informações da Direção do Cadastro Único - Portalegre.


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 19/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA DEVEM INFORMAR MUDANÇA DE ESCOLA DOS FILHOS.
#AssistênciaSocial 04/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL AGENDAMENTO PARA ATUALIZAÇÃO BOLSA FAMÍLIA 2018. #Atenção

A Coordenação do Cadastro Único e Bolsa Família de Portalegre avisa a todos que possuem cadastro que já estão fazendo os agendamentos para a atualização. Procure o setor responsável na sede da prefeitura para realizar seu agendamento.

Agradece a Coordenação!!!





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza campanha de combate a violência contra a mulher, promovendo diversas ações dos serviços de referenciados aos CRAS.
Foram promovidas oficinas de prevenção a violência com grupos de crianças, adolescentes, pessoas idosas e mulheres programas de rádio, panfletagem informativa, o I Seminário de Enfrentamento a violência contra a mulher, fortalecendo a rede de atendimento com os profissionais do município e rodas de conversas com mulheres da comunidade, prevenindo a violência.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, MARKYLYANA DIAS, PARTICIPOU DE FORMAÇÃO PARA ARTICULADORES DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017- SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, MARKYLYANA DIAS, PARTICIPOU DE FORMAÇÃO PARA ARTICULADORES DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017- 2020.

No último dia 28 de novembro de 2017, a Secretária de Assistência Social, Markylyana Dias esteve em Natal representando o município de Portalegre, onde teve início oficialmente a edição SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO, com a primeira primeira formação para articuladores. O município de Portalegre aderiu a edição 2017 - 2020 em julho deste ano, com assinatura do termo de adesão pelo gestor municipal Manoel de Freitas Neto e do presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente - CMDCA, Cristhyanno Rocha. Nesta edição a articulação do SELO UNICEF será feita novamente com a Secretária Markylyana Dias. Vale lembrar que o município de Portalegre foi certificado em 2016, aumentando o compromisso de manter o funcionamento adequado das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 27/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POR MEIO DO CADASTRO ÚNICO REALIZOU O II SEMINÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA PARA FAMÍLIAS INSCR SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POR MEIO DO CADASTRO ÚNICO REALIZOU O II SEMINÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA PARA FAMÍLIAS INSCRITAS NO PROGRAMA.

Foi realizado no dia 24 de novembro de 2017 no espaço cultural Cantofa e Jandi o II Seminário do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. O seminário contou com a participação de grande parte das pessoas inscritas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, o mesmo teve como objetivo de tirar dúvidas e de troca de experiências entre equipe e famílias inscritas, além de esclarecimentos sobre o Bolsa Família como os valores dos benefícios (Básiso, Variáveis, BVJ e BSP).





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 23/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL GESTÃO SE REÚNE PARA AJUSTAR OS ÚLTIMOS DETALHES PARA A REALIZAÇÃO DO PROGRAMA JUSTIÇA NA PRAÇA EM PORTALEGRE. A Secretária de Assistência Social Markylyana Dias *Coordenadora do Programa Justiça na Praça em Portalegre* reúne todos os funcionários da gestão para repassar todas as ações e serviços que serão ofertados durante a realização do Programa Justiça na Praça NESTE DIA 25 DE AGOSTO. A reunião serviu de direcionamento para que todos os funcionários ficassem cientes do objetivo da realização do programa no município e saberem em que funções irão atuar durante a realização das ações e serviços ofertados pela Prefeitura de Portalegre e pelo Poder Judiciário do RN.

Estiveram presentes no encontro o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, que também convocou todos para atuarem na realização do Programa e enfatizando o objetivo de um bom atendimento à toda comunidade Portalegrense, e contou também com a participação de representantes de diversas secretarias que compõem a gestão municipal da Prefeitura de Portalegre.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 09/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I ENCONTRO REGIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - REGIÃO OESTE EM PORTALEGRE RN. I ENCONTRO REGIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - REGIÃO OESTE EM PORTALEGRE RN.

Portalegre é sede do I Encontro Estadual Regionalizado - Região Oeste nos dias 09 e 10 de Agosto. Evento promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Portalegre, com foco na discussão do BPC - Benefício de Prestação Continuada, Programa Criança Feliz e a Intersetorialidade na Gestão do Cadastro Único .

Estiveram presentes no evento, o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, a Sra. Secretaria de Estado da SETHAS Julianne Dantas Bezerra de Faria, a Sra. Secretaria Municipal de Assistência Social Maria Markylyana Dias Soares, técnicos da SETHAS, e representantes dos municípios do alto oeste.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 07/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ENCONTRO ESTADUAL REGIONALIZADO - REGIÃO OESTE. 09 E 10 DE AGOSTO DE 2017 -Portalegre será sede do Encontro Estadual Regionalizado - Região Oeste nos dias 09 e 10 de Agosto. Evento promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Portalegre, com foco na discussão do BPC - Benefício de Prestação Continuada, Programa Criança Feliz e a Intersetorialidade na Gestão do Cadastro Único .

A expectativa é receber no município representantes de todos os municípios do alto oeste potiguar.
#AssistênciaSocial 26/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTALEGRE/RN Realizou-se aos 26 de julho de 2017, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Portalegre/RN, que teve como TEMA: "GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS". A Conferência contou com a participação do Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, da Secretaria de Assistência Social Markylyana Dias Soares, do Secretário de Educação Afrânio Gurgel de Lucena, do Secretario de Administração Thiago Alves Dias, do Secretário de Tributação Francisco Sales Andrade, das coordenadoras dos CRAS I e II, Mara Ruth Holanda e Graça Freitas, dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dos orientadores sociais CRAS I e II, dos estagiários , dos representantes do poder legislativo, representantes da Igreja, de funcionários das Secretarias Municipais e da sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO DA 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL.

- CREDENCIAMENTO DE DELEGADOS, CONVIDADOS E SOCIEDADE CIVIL, CAFÉ DA MANHÃ DE BOAS VINDAS.

- CERIMONIAL DE ABERTURA

-LEITURA E APROVAÇÃO DO REGIMENTO DA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

- CONFERÊNCIA MAGNA: " GARANTIA DE DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS

- ENCAMINHAMENTOS DE DEBATES

- REUNIÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

- PLENÁRIA PAR APRESENTAÇÃO E VOTAÇÃO DAS PROPOSTAS

-ELEIÇÃO DOS DELEGADOS PARA PARTICIPAR DA VI CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

- AGRADECIMENTOS FINAIS

- ALMOÇO.

Portalegre/RN, 26 DE JULHO DE 2017.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 18/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARAVANA SERRANA NO SÍTIO BAIXA GRANDE PROMOVIDA PELA PREFEITURA MUNICIPAL E SECRETARIAS. Foi realizada hoje, 18/07/2017, a III Caravana Serrana na Escola Municipal Alfredo Silvério envolvendo as comunidades locais e circunvizinhas com várias ações realizadas pelas secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Agricultura, CRAS, Conselho Tutelar e voluntários com ações de corte de cabelos, unhas. A Caravana Serrana no Sítio Baixa Grande contou com a presença do Prefeito Sr. Manoel de Freitas Neto, do Secretário de Administração Thiago Dias, da Secretaria de Assistência Social Markylyana Dias, das Coordenadoras dos CRAS I e II, da Diretora da Escola Alfredo Silvério Nadja Dias, dos professores, dos Conselheiros Tutelar, dos bolsistas da prefeitura, do grupo BALE e da comunidade geral.


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 16/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARAVANA SERRANA NO SÍTIO BAIXA GRANDE. Será realizado no dia 18 de julho, no sítio Baixa Grande, nas instalações da Escola Municipal Alfredo Silvério "A Caravana Serrana". Programa, onde a Prefeitura Municipal de Portalegre, desenvolverá ações conjuntas com todas as Secretarias.


Confira o cartaz e fique por dentro da programação.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 13/06/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARAVANA SERRANA NO SÍTIO BOM SUCESSO II. Hoje, 13 de maio, foi realizada a Caravana Serrana no Sítio Bom Sucesso II, Consolidando a Voz e Vez do Cidadão Portalegrense, com Serviços da Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Ouvidoria e Serviços de Saúde. Dentro das ações houve Corte de Cabelo, Manicure, Emissão de DAP/EMATER e aula de Zumba.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 20/10/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS RURAIS O Projeto Cisternas nas Escolas Rurais de iniciativa da ASA Brasil em parceria com o MDS e Terra Viva, tem como objetivo levar água para as escolas rurais, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.

O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que devem ser priorizadas nas ações do Cisternas nas Escolas.

O Município de Portalegre foi contemplado com 06 cisternas que serão distribuídas para todas as escolas da Zona Rural. Nos dias 06 e 07 de outubro aconteceu a formação para as merendeiras e zeladoras das escolas, como forma de melhorar a utilização e consumo consciente da água. E nos dias 18 e 19 de outubro foi a vez dos professores receberem a formação.

O Cisternas nas Escolas é um passo inicial no sentido de melhoria na situação das Escolas Rurais, sendo um dos elementos que somarão para a busca de solução dos problemas referentes à educação na região.
#AssistênciaSocial 23/06/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIRO TUTELAR. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS de Portalegre, divulgam que estão abertas as inscrições para conselheiro tutelar.
As inscrições podem ser feitas na sede da SEMTHAS das 7:00 as 13:00 até o dia 25 de junho.
O edital do processo seletivo está disponível para consulta na sede do CMDCA, sede da SEMTHAS, CRAS I e CRAS II, Prefeitura Municipal, Centro de Saúde.
#AssistênciaSocial 09/06/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL II CARAVANA SERRANA A Secretaria Municipal do Trabalho Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) promove a II Caravana Serrana, visitando a comunidade rural Sobrado.

A ação aconteceu no Centro Comunitário de São João Batista.

Durante a ação as equipes da secretaria de assistência social, apresentaram os programas, serviços e benefícios desenvolvidos em âmbito municipal.

Contamos com presença de agente de endemias falando sobre dengue e outras doenças, também foram realizados sorteios de prêmios.

A próxima parada será no Sítio Pêga.

SEMTHAS, cada vez mais próxima do cidadão, informando e orientando.
#AssistênciaSocial 05/06/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROFISSIONAIS DA SEMTHAS PORTALEGRE PARTICIPAM DE FORMAÇÃO NA CIDADE DE APODI Profissionais da Semthas Portalegre participaram de formação na cidade de Apodi, acerca da avaliação de projetos sociais, promovida pela Fundação Itaú Social e Secretaria Municipal do desenvolvimento e assistência social de Apodi. Tivemos também a companhia da Amiga e também gestora municipal de assistência social, a secretária de Riacho da Cruz, Ciena.
Agradecemos o convite feito pela secretária Aloma Nogueira pela parceira.
#AssistênciaSocial 30/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL XVII ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretária Municipal da SEMTHAS de Portalegre participa do XVII Encontro Nacional de Gestores da Assistência Social em Fortaleza.

Em um espaço de troca de experiência, aprendizado e desafios da construção do SUAS, na companhia da Secretária Municipal de Apodi, Aloma Teresa e das trabalhadores do SUAS dos municípios de Felipe Guerra e Caraúbas, Neucira Morais e Isabel Mota.
#AssistênciaSocial 21/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL SEBRAE E MICROEMPREENDEDORES LOCAIS SEBRAE promove momento com microempreendedores locais, falando sobre desing e estratégias de fortalecimento de suas atividades comerciais.

O momento foi direcionado por Rosana Designer Estrategista e Professora universitária.

Agradecemos ao SEBRAE pela parceira firmada, da qual, virão outros momentos de crescimento.
Agradecemos aos microempreendedores locais que se dispuseram a participar desse momento e partilhar suas experiências.
Agradecemos a Magna Carolina - articuladora do PRONATEC em Portalegre pelo empenho na realização destes eventos.
Agradecemos a Mara Ruth, Graça Freitas e equipes dos CRAS pela parceria de sempre, somando esforços para realização de nossos projetos.

A Prefeitura Municipal pelo compromisso com a promoção do protagonismo cidadão.
#AssistênciaSocial 21/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PARCEIRA COM O SEBRAE A Prefeitura Municipal e a SEMTHAS de Portalegre? firmam parceira com o SEBRAE no fortalecimento de estratégias para fortalecimento do empreendedorismo e do potencial econômico do município.

Nesse sentido, realizou-se palestra com a consultora do SEBRAE Lúcia Pereira, sobre a formalização da Microempreendedor como mecanismo de estímulo às atividades autônomas desenvolvidas a nível local, que vêm impulsionando o protagonismo e autonomia de pessoas e famílias.
#AssistênciaSocial 21/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL II CARAVANA SERRANA DE PORTALEGRE A SEMTHAS DE PORTALEGRE realizou na manhã do dia 23/04 o primeiro dia da II Caravana Serrana no sitio Lajes.
A atividade aconteceu no Centro comunitário de São João Batista, atendendo as famílias das comunidades da Lajes, Sobrado Chã de Vila e Mata.
Na oportunidade as equipes da SEMTHAS apresentam os trabalhos desenvolvidas nos CRAS, Programa de Acolhimento Familiar, Coordenação Municipal do Pronatec e coordenação do CadÚnico. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Agente de Endemias falou sobre a prevenção da dengue e outras doenças relacionadas ao mosquito transmissor.
A II Caravana estará a cada mês em uma comunidade, em maio estaremos no sítio Santa Tereza.

Agradecemos a todos da equipe SEMTHAS de Portalegre pelo empenho e dedicação no desenvolvimento do seu trabalho.
#AssistênciaSocial 21/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL N.U.C.A. DIVULGARÁ A SEMANA DE COMBATE AS DROGAS. Em breve.
#AssistênciaSocial 17/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O PROGRAMA DE ACOLHIMENTO FAMILIAR - AFAM REALIZA PLANEJAMENTO SEMANAL RECEBENDO A NOVA EQUIPE DE ATUAÇÃO. O foco foi integrar a equipe a metodologia do programa, analisando o Plano de ação e construindo o cronograma de trabalho integrando as oficinas de reparação de danos ao trabalho com famílias e sujeitos com direitos violados.
#AssistênciaSocial 17/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS II TRABALHANDO COM AS FAMÍLIAS Dentro de suas atividades, o CRAS II destaca o trabalho com as famílias, focando o Grupo de Mulheres da zona urbana que busca protagonizar sujeitos e famílias.

O Grupo é desenvolvido pela equipe técnica do CRAS II, coordenadores e orientadores sociais.
#AssistênciaSocial 14/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL TRABALHO COM O SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS Nessa semana o CRAS I destaca o trabalho com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas. A atividade desenvolvida pela equipe de orientadores sociais, assistente social, professor de educação física e coordenação teve como foco o desenvolvimento cognitivo e corporal.
#AssistênciaSocial 13/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL REUNIÃO COM EQUIPES DO SEBRAE Na manhã desta terça feira dia 07 de abril a Secretária Municipal de assistência social Markylyana Dias, o prefeito Municipal Manoel de Freitas Neto e a articuladora municipal do Pronatec, estiveram reunidos com equipes do SEBRAE firmando parceria que irão impactar nas ações ligados ao empreendedorismo, qualificação profissional e inserção do mercado de trabalho.
O SEBRAE lança ao município o desafio de estimular o desenvolvimento do potencial local, valorizando os recursos disponíveis nas comunidades na promoção do protagonismo e fortalecimento da economia.

A parceria começa a se materializar na próxima segunda dia 13 de abril, quando as equipes do SEBRAE estarão no município desenvolvendo ações, veja a programação:
as 15:00 no CRAS I palestra para os concluintes dos cursos do PRONATEC em 2014
as 19:00 no CRAS I oficina de empreendedorismo para microempreendedores locais.
#AssistênciaSocial 13/04/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I CAPACITAÇÃO MUNICIPAL PARA TRABALHADORES DO SUAS DE PORTALEGRE - MÓDULO I A SEMTHAS de Portalegre no cumprimento de suas atribuições promove I Capacitação Municipal para Trabalhadores do SUAS de Portalegre - Módulo I.

Do dia 30 de março a 01 de abril foram desenvolvidas atividades para os profissionais da SEMTHAS com as seguintes temáticas:

* Serviço de convivência: concepções para a prática no Trabalho social com crianças, adolescentes e idosos - Palestrante: Psicóloga Jorgeanni Pinto - Caraúbas

* Sistema de Informação como ferramenta na Gestão do SUAS - Palestrante: Assistente Social Neucira Morais - Apodi

* CRAS/PAIF: trabalho social com famílias e sujeitos - Palestrante: Assistente Social Isabel Mota - Caraúbas.

* O Lugar do CADÚNICO na Política de Assistência Social e sua interlocução com os programas, projetos e serviços socioassistenciais - Palestrante: Pedagoga Alcidélia Costa - Pau dos Ferros.

Também foram desenvolvidos grupos de estudo sobre os Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos com os orientadores sociais Ivanilza Beserra, Klenylson Fernandes, Aldeiane Barreto e Cleiton Leite, e atividade com o professor de educação física Roberto Fernando.

O momento foi de aprendizado e fortalecimento da Política Pública de Assistência Social em Portalegre.
#AssistênciaSocial 31/03/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL FORMAÇÃO PARA TRABALHADORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL De 20 a 21 de março foi promovido momento de formação para trabalhadores da assistência social e outros setores municipais quanto a temática do Orçamento e Gestão Financeira do SUAS, ministrado pelo Professor Etevaldo Almeida pró-reitor de extensão da UERN.
A parceria UERN e Prefeitura Municipal de Portalegre tem proporcionado momento de instrumentalização para profissionais municipais em diferente áreas de atuação dentro das políticas públicas locais.
#AssistênciaSocial 30/03/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I CAPACITAÇÃO MUNICIPAL PARA TRABALHADORES DO SUAS/SEMTHAS I Capacitação Muncipal para Trabalhadores do SUAS/SEMTHAS de Portalegre realizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social com apoio da Prefeitura Municipal de Portalegre.
No primeiro dia de capacitação contamos com presença da Psicóloga Jorgeanni Pinto da cidade de Felipe Guerra e a Assistente Social Neucira Morais da cidade de Apodi, ambas profissionais do município de Apodi trabalhando as temáticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e os Sistemas de Informação como ferramentas na Gestão do SUAS.

O dia de hoje se constituiu como importante espaço de instrumentalização para os operadores do SUAS, as brilhantes explanações do dia colocaram o panorama nacional da Política de assistência social e a expressão local dessa política no âmbito do município de Portalegre, reafirmando nosso desafio em promover qualificação na oferta desta política assegurando as garantias previstas para os usuários da política municipal de assistência Social.

Agradecemos imensamente ao Gestor Municipal Manoel de Freitas Neto pelo apoio a SEMTHAS na execução de seus projetos, agradecemos a Gestora Municipal de Apodi Aloma Tereza pela parceria firmada que vem fortalecendo os laços profissionais e de amizade e principalmente as profissionais Jorgeanni e Neucira pela valorosa contribuição.

A todos, nosso muito obrigada.
Aguardamos as proximas ações dentro da capacitação municipal.
#AssistênciaSocial 23/03/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA SEMTHAS DE PORTALEGRE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO Equipe de profissionais da SEMTHAS DE PORTALEGRE participam de capacitação com o CAOP Infância, Juventude e Família sobre Plano municipal de atendimento socioeducativo voltado ao atendimento de crianças e adolescentes que cometem ato infracional, na cidade de Mossoró/RN.
#AssistênciaSocial 23/03/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA A Coordenação do Cadastro único e Programa Bolsa Família avisa que já está disponível a atualização cadastral desde início de Março.
O atendimento acontece das 7:00 as 12:00, na sede da Coordenação e SEMTHAS, que fica localizada a Rua Raimundo Rodrigues Torres, Nº 59, Centro (ao lado da Secretaria Municipal de Educação e Desportos).

A coordenação ressalta a importância da atualização cadastral para acesso a programas e beneficíos como o programa bolsa família, benefício de prestação continuada - BPC, carteira do idoso, tarifa social e outros.

A equipe do Cadastro único está assim composta:
Coordenador: Iranildo de Oliveira
Entrevistadora: Socorro Tertulino
Digitador: Ailton de Moura
#AssistênciaSocial 05/02/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL RN SUSTENTÁVEL E BANCO MUNDIAL VISITAM A COMUNIDADE RURAL SOBRADO, ZONA RURAL DE PORTALEGRE. Equipe do RN Sustentável e Banco Mundial visitam a comunidade rural Sobrado em Nossa Portalegre para conhecer a Organização de Remanescentes de Quilombolas Negros Felicianos do Alto. Através da associação a comunidade irá receber investimentos para implantar uma fábrica de lingerie. O Objetivos é fortalecer a comunidade quilombola através das mulheres negras e agricultoras reconhecidas como remanescentes de quilombolas na promoção de seus direitos, protagonismo social, geração de emprego e renda e fortalecimento de sua identidade étnica e cultural.

Também integram a associação mulheres do Grupo As Amélias, que compõe as atividades da SEMTHAS de Portalegre na comunidade Sobrado.

Parabenizamos todos da comunidade, uma vez que materializa-se mais uma conquista das pessoas que ali vivem, fortalecendo ainda mais suas conquistas sociais.

Estiveram presentes além dos representantes do RN SUSTENTÁVEL E BANCO MUNDIAL, o Senhor Hermes Gerente de Agricultura, O senhor Aércio líder comunitário, a senhora Daza presidente da associação de quilombolas Negros Felicianos do Alto, membros da direitoria e conselho desta associação e a Secretária de assistência social Markylyana.
#AssistênciaSocial 05/02/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL UERN EM PORTALEGRE No dia 24 de janeiro a UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN atraves da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX, em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN lança a Agenda Institucional Étnico-Racial.



A agenda contou com Ação de sensibilização da comunidade acadêmica da UERN para apresentação de projetos de extensão com a temática étnico-racial e plantio de Muda de Baobá - planta que simboliza a cultura negra. A ação aconteceu no espaço externo do Futuro Centro Administrativo, com a presença do Senhor Prefeito Municipal, Vereador Afrânio, diretores de escolas municipais e estadual, profissionais da educação, secretários municipais e lideranças comunitárias. Além do Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Pró-Reitor de Extensão Etevaldo Almeida Silva, Pró-Reitora Adjunta Ivonete Soares, Helena Lutescia Luna Coelho da UFC, Graça Monte da Fundação de Pesquisa do Estado da Bahia, Joselito Barbosa da Assessoria de pró-reitoria de extensão, Ana Maria Morais do Núcleo de Estudos afro-brasileiros da UERN e alunos da UERN.
#AssistênciaSocial 03/11/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CARAVANA SERRANA VISITA O SÍTIO ESTRONDO. Na tarde de quinta feira - dia 23 de outubro a Caravana Serrana realizou sua quarta atividade, dessa vez no sítio Estrondo. A comunidade participou de discussões sobre Bolsa Família, Cadastro único, Benefício de Prestação Continuada, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos, Conselho Tutelar, PRONATEC e Programa de acolhimento Familiar AFAM. Participaram: a coordenadora Graça Freitas, a assistente social Thereza Adélia, o orientador Social Klenylson Fernandes, a coordenadora do AFAM Aline Mariele e a conselheira tutelar Maria de Fátima.
#AssistênciaSocial 03/11/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A CARAVANA SERRANA CHEGA NA COMUNIDADE SÍTIO SANTA TEREZA Mantendo a programação da I CARAVANA SERRANA, que está percorrendo regiões da zona rural durante essa semana. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social foi até a comunidade rural do Sitio Santa Tereza para dialogar sobre os serviços, programas e benefícios que compõem a política municipal de Assistência Social. Na oportunidade o coordenador do Programa Bolsa Família Iranildo falou sobre o Cadastro único para programas do governo federal, a assistente social Felícia falou sobre as atribuições do CRAS, a coordenadora do Programa de Acolhimento Familiar Aline Cristina abordou o trabalho do AFAM com crianças e adolescentes vítimas de violência, a conselheira tutelar Ceição discorreu sobre o papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia de Direitos e a Secretária municipal de assistência Social apresentou a CARAVANA SERRANA, explicando um pouco sobre o Pronatec.

Além das informações relativas a secretaria de assistência social, tratou-se na Campanha de combate ao Câncer de mama dentro da programação do Outubro Rosa, quem participou foi a agente comunitária de saúde Suelen de Fátima.
#AssistênciaSocial 23/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CEHAB JUNTO COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE REALIZAM ENTREGA DE 28 UNIDADES HABITACIONAIS. A CEHAB companhia de habitação esteve nessa quanta-feira, dia 22 de outubro, na cidade de Portalegre para junto com a prefeitura Municipal realizar a entrega de 28 unidades habitacionais.

Na oportunidade estiveram presentes o presidente, o coordenador e a assistência social da CEHAB. Bem como, Excelentíssimo Prefeito Municipal Manoel de Freitas Neto, senhor Luís Carlos Tertulino de Freitas da controladoria interna do município e responsável pelo acompanhamento dos projetos em andamento, a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Markylyana Dias Soares, representante da SEMTHAS assistente social Tereza Adélia, coordenadora do CRAS I Mara Ruth, e equipe de apoio Débora e Vilanir.

A entrega das Unidades ocorreu com a presença dos beneficiários, assinatura do termo de entrega e vistoria das unidades
#AssistênciaSocial 23/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, TRABALHO INFANTIL E TRABALHO ILEGAL DE ADOLESCE Realizou-se na manhã de hoje uma Audiência Pública promovida pelo conselho tutelar em parceria com a secretaria municipal do trabalho, habitação e assistência social- SEMTHAS Portalegre, tratando sobre Violência sexual contra crianças e adolescentes,trabalho infantil e trabalho ilegal de adolescente e o programa agentes de proteção.

Participaram do evento a promotora de justiça Dr. Tatiana Fernandes, profissionais da SEMTHAS, representante do SEDUC Mossoró Maria José, Agentes comunitários de proteção de Mossoró e os alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e Escola Estadual 29 de Março.

A ação compõe um conjunto de estratégias executadas pelo sistema de garantia de direita no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.
#AssistênciaSocial 22/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL I CARAVANA SERRANA A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS com apoio da Prefeitura Municipal de Portalegre, realiza a I Caravana Serrana que visitará cinco comunidades rurais e quatro bairros da sede municipal. Com objetivo de aproximar a comunidade da política pública de Assistência Social, a CARAVANA SERRANA leva informação, promovendo o acesso dos usuários aos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Venha conhecer a Assistência Social de Portalegre.
#AssistênciaSocial 07/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL II SEMANA DO BEBÊ A Prefeitura Municipal de Portalegre e Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento promovem a II Semana do Bebê. A programação contará com Comemoração Alusiva ao Dia das Crianças, Programas de Rádio, Panfletagem, Oficina de Prevenção de Acidentes no Lar, Oficina de Prevenção de Acidentes na Escola, Oficina de Alimentação Saudável e Higiene, Oficina com a Massagem Chantalá, Jogo do Pai Cuidador e Encerramento com Aniversário Coletivo. Essas ações têm como foco atingir crianças de 0 a 6 anos e as famílias portalegrenses, buscando priorizar a primeira infância como período relevância para o desenvolvimento cognitivo, social e psicológico da criança.

A II Semana do Bebê acontecerá em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Desportos, Programa de Acolhimento Familiar, Conselho Tutelar e Núcleo de Participação e Desenvolvimento das Adolescentes - NUCA.

A II Semana do Bebê de Portalegre que teve início no dia 10 de outubro com a comemoração do dia das crianças com as creches municipais atendendo as crianças de 2 a 6 anos, e segue com sua programação para os dias 13 e 14 de outubro estão previstas as seguintes atividades:



DATA: 13 de Outubro de 2014.



8:00 - Programa de Rádio: Divulgação da II SEMANA DO BEBÊ e Falando sobre os Direitos da gestante e do Bebê.



DATA: 14 de Outubro de 2014.



7:00 - panfletagem no Centro educacional urbano com adolescentes do NUCA.

9:00 - Programa de Rádio - Saúde Bucal na primeira infância com Odontólogo Matheus.

9:00 Chá da manhã - oficina Alimentação saudável e higiene na Escola e Creche Municipal Eneas Barbosa com a enfermeira Kátia e a Agente Comunitária de Sáude Suelen.

13:00 - panfletagem no Centro educacional urbano com adolescentes do NUCA.

15:00 - Capacitação PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO LAR com agentes comunitários de saúde na Sala de Reuniões do Centro de Saúde

18:30 - Capacitação PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA ESCOLA com professores da educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 3º ano na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.



DATA: 15 de Outubro de 2014 - quarta-feira.



08h00 - Oficina de Massagem Chantála para mães de crianças com até um ano de idade na sede do Programa de Acolhimento Familiar - Por trás da Prefeitura Municipal.

16h30 - Jogo Pai Cuidador no Campo de Futebol.

Todos os pais do Município estão convidados a participar do Jogo como meio de expressar amor e respeito por nossas crianças.

Em Portalegre estamos todos juntos pela primeira infância.
#AssistênciaSocial 16/09/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS AÇÃO REALIZADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE. Neste dia 16 de setembro foi realizada a entrega do fardamento escolar do Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber, com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito Manoel de Freitas Neto, a Gestora do Centro, Maria das Graças Oliveira, Equipe de Professores, Funcionários, Pais e Crianças.
#AssistênciaSocial 05/08/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CURSO DE DICÇÃO E ORATÓRIA No último dia 24 de julho, foi realizado na sede do Centro de Saúde Vicente do Rego Filho, curso de Dicção e Oratória, promovido pela Prefeitura Municipal de Portalegre, através da Fundação Ulisses Guimarães em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho Habitação e Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

O curso atendeu jovens da comunidade e profissionais de diferentes setores da Administração Pública Municipal.
#AssistênciaSocial 04/08/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CURSO "CAMINHOS DO CUIDADO" dministrado pelo FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) o mesmo aconteceu na Escola Estadual Margarida de Freitas, voltado para os Agentes Comunitários de Saúde e os Técnicos de Enfermagem que fazem parte da Estratégia Saúde da Família.

Objetivo: Treinar os profissionais para trabalhar com Álcool e outras drogas.

Período de 30 de maio à 25 de julho de 2014.
www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 24/04/2024 às 10:36:32