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#Tributo 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO MAIS PRATICIDADE E AGILIDADE PARA O CONTRIBUINTE

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Finanças e Tributação, firmou convênio com o Banco do Brasil que permite ampliar a rede bancária de pagamento das guias de tributos municipais. Antes, o pagamento era realizado apenas na Caixa Econômica. Agora, com o novo convênio, os pagamentos podem ser feitos em qualquer instituição bancária ou através de aplicativos.

Este foi mais um pleito da população atendido pela Administração, que garante mais praticidade e agilidade na hora de pagar tributos como IPTU, Alvará, Taxa de Cemitério, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), entre outros.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Tributo 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO REALIZAÇÃO DA EMISSÃO DO CERTIFICADO DE CADASTRO DE IMÓVEL RURAL - CCIR

Agora é possível emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) na Prefeitura de Portalegre. O documento, que é expedido pelo Incra e contém informações sobre o titular e o imóvel rural, é utilizado para comprovar a regularidade cadastral da propriedade. O certificado é indispensável nas transações de compra e venda, arrendamento, hipoteca, desmembramento, remembramento, partilha e para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros. Os dados são declaratórios e exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse.

Para emitir o CCIR, é necessário que os interessados procurem a gerência de Tributação da Prefeitura, no horário de atendimento ao público das 07h às 12h de segunda à sexta, levando documentos pessoais e certificado emitido no ano anterior.

Também é possível emitir o CCIR via aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Após imprimir o CCIR é necessário pagar a taxa de serviços cadastrais, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é emitida junto do certificado, para validar o documento. O pagamento é realizado na rede de atendimento do Banco do Brasil. É importante guardar o comprovante, pois ele é a garantia de validade do CCIR. O valor depende do tamanho da área do imóvel.

A emissão do CCIR só é possível para imóvel regularmente cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). Para fazer o cadastro, os interessados podem procurar a gerência de Tributação da Prefeitura levando os seguintes documentos:

1 - Documentação completa do imóvel;

2 - Para pessoa física:

- CPF e documento de identidade em que conste a naturalidade;

- Certidão de Casamento, se o estado civil for "casado" ou "divorciado";

- Escritura Pública ou Contrato Particular de Constituição de União Estável;

3 - Para pessoa jurídica:

- Relação de sócios, titular da empresa e a designação do(s) administrador(es) atual(is) da pessoa jurídica;

- Documento de Identidade e CPF dos sócios e administradores.

www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 01/05/2024 às 23:35:28