CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 18/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS IDENTIDADE VISUAL TURÍSTICA

A Identidade Turística de Portalegre é resultado do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Portalegre. O projeto foi conduzido pelas consultoras Julliane Almeida e Marília Gonçalves, por meio das oficinas de Design de Experiência Turística, e a marca foi desenvolvida por Jorge Andrade, a partir de pesquisas realizadas com a população.

Esta marca representa a identidade e o orgulho do nosso município, sendo idealizada para agregar valor ao Turismo de Portalegre, destacando a história, a beleza, a cultura e os atrativos únicos.

O uso da marca deve ser feito conforme as diretrizes estabelecidas no manual disponível nesse link https://abre.ai/portalegrevilaserrana. Ao utilizá-la, você concorda e se compromete em respeitar integralmente as normas e padrões aqui descritos, garantindo assim o seu uso correto e eficiente.

Clique aqui e faça download do manual de uso e da marca Portalegre - Vila Serrana

https://abre.ai/portalegrevilaserrana

#Turismo 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA PORTALEGRE MAIS UMA VEZ NO NOVO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

PORTALEGRE MAIS UMA VEZ NO NOVO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo, disponibilizou na plataforma "Sismapa", os certificados que dão reconhecimento e validade ao município de Portalegre e o seu respectivo Conselho Municipal de Turismo.

Estar no Mapa é importante para o desenvolvimento do turismo local, pois traz uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, receber recursos para a realização de obras de infraestrutura e obter capacitação por meio da oferta de qualificação profissional.

#PortalegreEuAmoEuCuido #VilaSerrana

#Turismo 25/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS CONVITE - LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL TURÍSTICA DE PORTALEGRE

CONVITE

A Gestão Municipal de Portalegre convida para o lançamento da Identidade Visual Turística do município, fruto do trabalho desenvolvido pelo programa "Cidade Empreendedora", realizado em parceria com o Sebrae.

Na ocasião também acontecerá a divulgação das atrações do São João da Vila 2024, a entrega de 5 veículos novos e a assinatura da Ordem de Serviço para construção da Praça de Convivência do Sítio Bom Sucesso.

Será no dia 27 de março, às 18h30, no Auditório do Centro Administrativo.

Prestigie este momento especial. Sua presença será muito importante.

#Turismo 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA ALERTA PARA OS TURISTAS E A POPULAÇÃO EM GERAL

Em decorrência das chuvas, alertamos a população e os turistas para que evitem se aproximar da base da Cachoeira do Pinga.

Pedimos a todos que obedeçam à sinalização de alerta existente e, em dias de chuva, evitem o banho na cachoeira, devido ao perigo iminente de cabeça d'água, queda de sedimentos e de árvores, potencializando o risco de acidentes.

A Cachoeira do Pinga está dentro de uma Unidade de Conservação, sendo um ambiente frágil. Sua formação natural é composta por árvores nativas e pedras sedimentares soltas. Todo ambiente natural está sujeito à ocorrência de fenômenos naturais próprios e intempéries da natureza.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA NA CACHOEIRA DO PINGA, BOM É O SOM DA NATUREZA!

Na Cachoeira do Pinga, bom é o som da natureza.

?? Não são permitidos equipamentos de som, churrasqueiras e garrafas de vidro.

?? Lembre-se de reconhecer seu lixo e colocá-lo na lixeira.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 06/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA CADASTRO DE EMPRESAS E PROFISSIONAIS NO CADASTUR

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Cooperativa de Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte - ProTurismoRN, realizou gratuitamente cadastros de empresas e profissionais de turismo no Cadastur.

A ação foi realizada no dia 03 de fevereiro de 2024, sábado, na Casa de Câmara e Cadeia, para quem precisou renovar ou para quem ainda não possuía inscrição no CADASTUR. No total foram realizados 15 atendimentos, totalmente gratuitos, entre novos cadastros e renovações, no presencial e por telefone.

Quem deseja se cadastrar pode procurar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura ou acessar o site https://cadastur.turismo.gov.br/cadastur/...

O que é o Cadastur?

O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo - Governo Federal. O principal objetivo é promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.

O cadastro é gratuito e para obter o certificado do Cadastur, as empresas precisam atender a alguns critérios especificados pelo Ministério do Turismo. Um fato que proporciona mais confiança e segurança para o turista contar com serviço profissional.

O Cadastur é obrigatório?

A Lei nº 11.771/08, publicada em 2008, tornou o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos:

- Guias de turismo

- Meios de hospedagem tradicionais e meios de hospedagem MEI

- Agências de turismo

- Organizadoras de evento

- Parques temáticos

- Transportadoras Turísticas

#Turismo 26/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA PLANTÃO GRATUITO PARA CADASTRAMENTO NO CADASTUR/MTUR

A Prefeitura de Portalegre-RN, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a ProTurismoRN realiza gratuitamente atendimento para orientações e cadastramento de empresas e profissionais do turismo no CADASTUR

A ação tem por objetivo auxiliar na formalização simplificada e gratuita dos profissionais e empresas de turismo localizadas no município da região serrana do alto oeste potiguar.

Para quem precisa renovar ou para quem ainda não possui inscrição no CADASTUR, junto ao Ministério do Turismo, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura de Portalegre, em parceria com a Cooperativa de Profissionais e Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte - ProTurismoRN, realizam Plantão de Atendimento totalmente gratuito para todos que desejam se formalizar.

O atendimento presencial será realizado dia 03/02, sábado , das 8h às 18h, na Casa de Câmara e Cadeia de Portalegre que fica localizada no centro da cidade, esquina com a Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho.

Para agendar seu atendimento:

(84) 99418-7707

Documentos necessários para realizar o cadastro:

Cartão CNPJ

RG e CPF do Responsável pela empresa/CNPJ

*O Cadastur é obrigatório?*

A Lei nº 11.771/08, publicada em 2008, tornou o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos:

- Guias de turismo

- Meios de hospedagem tradicionais e meios de hospedagem MEI

- Agências de turismo

- Organizadoras de evento

- Parques temáticos

- Transportadoras Turísticas

#Turismo 17/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA CADASTRO DE CASAS PARA ALUGUEL NO PERÍODO DO CARNAVAL

CADASTRO DE CASAS PARA ALUGUEL NO PERÍODO DO CARNAVAL

Considerando a grande procura por casas para alugar no período do Carnaval, a Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, informa que o cadastro para aluguel de casas está aberto.

Para fazer o cadastro, os locadores interessados devem procurar a Secretaria de Turismo e Cultura levando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço do imóvel

Período de cadastramento: de 18/01 a 08/02/2024 (exceto sábado e domingo)

Local: Casa de Câmara e Cadeia - Sede da SEMTUC

Horário: 08h às 11h e 14h às 16h.

Toda a negociação do aluguel será feita entre o locador (proprietário do imóvel) e o locatário (quem vai alugar).

#Turismo 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA VEM AÍ! REFORMA DO TERMINAL TURÍSTICO DA BICA

MAIS UMA OBRA DA GESTÃO MUNICIPAL

Nesta segunda, dia 08, aconteceu a assinatura da ordem de serviço para a reforma do Terminal Turístico da Bica.

A obra, que tem custo total de R$ 438.168,50, será realizada pela Serrana Empreendimentos e Serviços Eireli. O projeto arquitetônico foi feito pela empresa MAGU.

"Esta é uma obra muito esperada pela população e está sendo possível graças ao comprometimento da nossa gestão. Desenvolvemos um lindo projeto para deixar o Terminal Turístico da Bica ainda mais encantador. Portalegre merece o melhor", destacou o prefeito José Augusto.

O momento contou com a presença de servidores e secretários municipais, de vereadores e da população em geral.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 27 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO TURISMO

Visite Portalegre! Um paraíso abençoado pela natureza e enriquecido pela história e cultura do seu povo.

27 de setembro - Dia Mundial do Turismo

#Turismo 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 9ª FEIRA DE MUNICÍPIOS E PRODUTOS TURÍSTICOS - FEMPTUR

PORTALEGRE NA 9ª FEMPTUR

Nos dias 12 e 13 de maio, Portalegre participou da 9ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos - Femptur, em Natal, com o estande IGR Rota do Frio, junto de Martins, Riacho da Cruz, Viçosa e Serrinha dos Pintos.

O estande, novidade na feira, foi um dos mais visitados. Na ocasião, o município divulgou suas potencialidades turísticas e culturais com material promocional, mostra de produtos regionais, como bolinhos de goma, licor e artesanato em crochê, divulgação das pousadas e da Rota dos Quilombos, primeira rota turística e cultural quilombola do RN. Portalegre sendo destaque nesse seguimento.

O evento foi uma grande oportunidade de marketing turístico para Portalegre.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 13/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 9ª FEIRA DE MUNICÍPIOS E PRODUTOS TURÍSTICOS - FEMPTUR

Estamos na 9ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos - Femptur, com o estande IGR Rota do Frio, composto também por Martins, Riacho da Cruz, Viçosa e Serrinha dos Pintos. Esta é a primeira vez que uma região turística participa da feira.

Cada município trouxe uma amostra de seus artesanatos e produtos regionais, oferecendo aos visitantes uma diversidade incrível de sabores e culturas regionais. Portalegre apresentou trabalhos em crochê, bolinhos de goma, licor e uma representante da cultura quilombola. Além disso, foram distribuídos materiais promocionais, incluindo folders da Rota dos Quilombos - primeira rota turística quilombola do RN - e do São João da Vila, juntamente com informações sobre as pousadas do município.

O primeiro dia de feira foi um sucesso, com a visita de muitas pessoas interessadas em conhecer as riquezas turísticas e culturais da nossa região, além de presenças de autoridades como a governadora Fátima Bezerra e o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A feira continua neste sábado, das 14h às 22h, no Centro de Convenções de Natal.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 11/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 9ª FEIRA DE MUNICÍPIOS E PRODUTOS TURÍSTICOS - FEMPTUR

Portalegre vai participar da 9ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos - Femptur, nos dias 12 e 13 de maio, no Centro de Convenções em Natal, com o estande "IGR Polo Rota do Frio", acompanhado dos outros municípios que compõe a IGR: Martins, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

"É uma grande oportunidade para divulgar as potencialidades turísticas e culturais do nosso município, ao mesmo tempo em que fortalecemos a nossa região turística, a IGR Rota do Frio", disse o prefeito José Augusto.

Oportunamente, será distribuído material promocional, além de produtos como bolinho de goma, degustação de licores produzidos no município e exposição de artesanato.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA 8 DE MAIO - DIA NACIONAL DO TURISMO

Visite Portalegre e viva uma experiência única no paraíso.

#DiaNacionalDoturismo

#Turismo 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA PORTALEGRE CONCLUI CADASTRO NO SISMAPA DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, o município de Portalegre concluiu os trabalhos de cadastramento junto ao Sismapa, Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, obtendo os certificados do Ministério do Turismo, cumprindo as premissas do Programa de Regionalização do Turismo e permanecendo no Mapa do Turismo Nacional.

O município que está no mapa tem prioridade ao submeter projetos nas diversas instâncias, bem como ao pleitear recursos junto ao MTur.

Portalegre integra e preside atualmente a região turística Polo Rota do Frio, formada pelos municípios de Martins, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA LIXEIRAS PARA CACHOEIRA DO PINGA E BICA

A Gestão Municipal de Portalegre adquiriu 15 novas lixeiras para serem distribuídas entre a Cachoeira do Pinga e a Bica.

Nesta sexta, dia 31, foram instaladas, inicialmente, 04 novas lixeiras na Cachoeira do Pinga. Nos próximos dias, as demais serão instaladas em locais estratégicos desses pontos turísticos.

Pedimos a colaboração da população e dos turistas que nos visitam para que sempre descartem o lixo nas lixeiras.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Turismo 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA AVISO!

Em decorrência das fortes chuvas, a Prefeitura de Portalegre alerta à população e aos turistas para que evitem se aproximar da base da Cachoeira do Pinga.

Após vistoria feita pela Coordenadoria de Defesa Civil do Município, com acompanhamento das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e de Turismo, foi detectado que pode haver queda de pedras e árvores. O local encontra-se com muita umidade em decorrência das chuvas.

Pedimos a todos que obedeçam à sinalização de alerta existente e, em dias de chuva, evitem o banho na cachoeira, por perigo iminente de cabeça d'água, queda de sedimentos e de árvores, potencializando o risco de acidentes.

A Cachoeira do Pinga está dentro de uma Unidade de Conservação, é um ambiente frágil, sua formação natural é composta por árvores nativas e pedras sedimentares soltas. Todo ambiente natural está propenso à ocorrência de fenômenos naturais próprios e intempéries da natureza.

Obedeça à sinalização e as informações prestadas pelo funcionário da prefeitura presente no local.

#Turismo 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA SECRETÁRIOS DE PORTALEGRE CUMPREM AGENDA ADMINISTRATIVA EM NATAL

A secretária de Turismo e Cultura de Portalegre, Aucely Costa, esteve em Natal no último dia 28 para cumprir agenda administrativa.

Na Secretaria de Estado do Turismo - Setur, participou do grupo de trabalho em atendimento às exigências do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, para a finalização dos cadastros dos municípios que compõem o Polo Rota do Frio, com isso a nossa região turística foi a primeira a concluir 100% dos trabalhos no SISMAPA, colocando Portalegre e os demais municípios da região no mapa do turismo brasileiro. Aucely Costa é a atual presidente da Instância de Governança Regional-IGR Polo Rota do Frio, composta por Martins, Portalegre, Riacho da Cruz, Serrinha dos Pintos e Viçosa.

Em outro momento, a convite do Sebrae, participou, junto do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Hermes Dias, do I Seminário de Cafeicultura do RN para tratar sobre o Turismo Rural. O órgão vem realizando trabalhos para a implantação da produção do café junto a alguns produtores de Portalegre. O momento contou também com a presença da gerente da Juventude e Igualdade Racial, Bianca Bessa, e de produtores rurais da comunidade Genipapeiro e das comunidades quilombolas Lajes, Sobrado, Pêga.

#Turismo 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA WORKSHOP DE ROTEIRIZAÇÃO TURÍSTICA

No último dia 18, foi realizado o Workshop de Roteirização Turística.

O evento teve como objetivo de realizar o diagnóstico do município para identificar as potencialidades, principalmente em termos turísticos, o momento contou com a participação de diversos agentes do turismo portalegrense e demais interessados.

O prefeito José Augusto participou do encontro e destacou a importância dessa construção conjunta para o fortalecimento e a criação de estratégias para o turismo local.

O Projeto faz parte das ações do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae em parceira com a Gestão Municipal de Portalegre.

#Turismo 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA CADASTRO DE CASAS PARA ALUGUEL NO SÃO JOÃO

Considerando a lotação máxima das pousadas de Portalegre e tendo em vista a grande procura por casas para alugar no período de São João, a Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, informa que o cadastro para aluguel de casas está aberto.

Para fazer o cadastro, os locadores interessados devem procurar a Secretaria de Turismo e Cultura, no Centro Administrativo, das 7h30 às 11h30, de segunda a sexta, munidos dos seguintes documentos:

- Comprovante de endereço da residência;

- RG e CPF do proprietário (Locador).

As demais responsabilidades/contatos ficarão, expressamente, entre o locador e o locatário.

#Turismo 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA Limpeza no espelho d'água do Terminal Turístico da Bica e em toda área da Mata da Bica.

Nos dias 07 e 08 de março, a Prefeitura de Portalegre realizou serviços de limpeza no espelho d'água do Terminal Turístico da Bica e em toda área da Mata da Bica.

O banho na bica, que foi interrompido momentaneamente durante a limpeza, voltou a acontecer nesta quarta, 09.

A Prefeitura vem realizando, periodicamente, mutirões de limpeza nos pontos turísticos e ações de conscientização ambiental, para garantir que a população e os turistas também façam a sua parte.

#Turismo 03/02/2022 GABINETE DO PREFEITO TV IRACEMA CEARÁ EM PORTALEGRE

Nessa quarta, 02, o prefeito José Augusto recebeu a equipe da TV Iracema, do Ceará.

A equipe esteve em Portalegre para produzir uma reportagem sobre o município, com destaque para os atrativos turísticos.

Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância da divulgação do turismo de Portalegre e falou do trabalho que a gestão vem fazendo em todas as áreas, garantindo mais desenvolvimento para o município e beneficiando a população local.

#Turismo 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO CURIOSIDADES SOBRE PORTALEGRE

5 Curiosidades sobre Portalegre!

#Turismo 16/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Na Cachoeira do Pinga, seja um turista legal

Na Cachoeira do Pinga, seja um turista legal

->Não faça fogueiras

->Não use churrasqueiras

->Não deixe lixo

O uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios.

Portalegre, eu amo, eu cuido.

#TurismoResponsável

#Turismo 26/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Portalegre entrega 23 cestas básicas do programa “RN Chega Junto”

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo-SETUR, realizou a entrega de 23 cestas básicas para profissionais informais da área de turismo no município de Portalegre. Trata-se de uma ação executada pela SETHAS, em conjunto com a Defesa Civil, beneficiando profissionais afetados pela pandemia da Covid-19.

No último dia 24, o prefeito José Augusto, fez a entrega das cestas para profissionais informais como artesãos, ambulantes, garçons, ajudantes de cozinha e demais pessoas relacionadas com atividades do turismo.

"São cestas padronizadas do programa RN Chega Junto, é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, que muito vem ajudar nesse período tão difícil", disse o prefeito.

#Turismo 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PONTOS TURÍSTICOS TEMPORARIAMENTE FECHADOS PARA VISITA

Em cumprimento ao Decreto Municipal 156/2021 (Covid-19), informamos que, para segurança da saúde coletiva, estarão fechados para visitação até dia 31 de janeiro: a Cachoeira do Pinga, o Terminal Turístico da Bica e a Ponta da Serra.

Continue seguindo todas as recomendações:

O uso de máscara de proteção facial é obrigatório ao sair de casa;
Lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%.

Se possível, fique em casa!

#PortalegreContraACOVID19

#Turismo 22/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Carnaval: Rede Hoteleira de Portalegre está com 100% de ocupação.

Carnaval: Rede Hoteleira de Portalegre está com 100% de ocupação.

Hotel e pousadas do município estão com 100% de ocupação durante o período de carnaval. A procura dos turistas por passar o feriadão de carnaval na serra de Portalegre, se dá em virtude da tranquilidade que o município oferece, o paraíso serrano tem diversos lugares e muitas opções de lazer e o contato direto com a natureza. Com a rede hoteleira na sua total ocupação ajuda a fortalecer a economia da cidade. Em Portalegre, os visitantes podem fazer trilhas, visitar os pontos turísticos, apreciar o clima agradável e a boa gastronomia dos restaurantes.

Um dos locais mais bem visitados nesse período é a Cachoeira do Pinga, que ao subir a serra o visitante se depara com um dos encantos oferecidos pela natureza portalegrense, de água pura e cristalina, perene (ano todo), com 96 metros de altura.

A estruturação da trilha é feita com pontes em madeira que facilita o acesso dos visitantes, cujo percurso é orientado pela água corrente, frondosas árvores da mata nativa, cipós, pedras e animais silvestres que compõem a paisagem.

Ao chegar ao pé da cachoeira o ambiente nos remete a momentos de paz e harmonia com a natureza. Fica a 2,5 km, partindo do centro da cidade

ASCOM/PMP

#Turismo 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CASA DE CÂMARA E CADEIA RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DE MOSSORÓ RN.
#Turismo 07/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PORTALEGRE PARTICIPA DA XXXIII REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO POLO SERRANO. PORTALEGRE PARTICIPA DA XXXIII REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO POLO SERRANO.

Foi realizada na manhã de hoje na cidade de Marcelino Vieira RN a XXXIII Reunião do Conselho de Turismo do Polo Serrano, o município de Portalegre foi representado pelo Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Ed Rogers Lira e do Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira. A reunião iniciou com a saudação e boas vindas, aprovação da reunião anterior, validação do mapa do turismo 2019, formação de comissão de reavaliação do regimento interno do conselho. Na oportunidade o Secretário Ed Rogers e o Prefeito Neto apresentaram o projeto de realização do Caju Agro Fest que será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, e fez também a divulgação do São João Alegre que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de junho na serra de Portalegre, convidando a todos os presente para participarem dos eventos. Estiveram presentes a Sub-Secretária do Estado de Turismo Solange Portela, Técnicos da SETUR, Membros do conselho de Turismo do Polo Serrano, Representantes dos Municípios Integrantes do Polo e convidados. Já agendado e em novembro, Portalegre sediará Reunião do Polo Serrano.

ASCOM/PMP
#Turismo 25/07/2018 GABINETE DO PREFEITO EM PORTALEGRE, CONHEÇA A PONTA DA SERRA E APRECIE UM LINDO PÔR DO SOL. Divulgação Turística - Portalegre RN

Pôr do Sol na Ponta da Serra

Para chegar até a ponta da serra, o caminho parte do centro de Portalegre em direção às comunidades localizadas na porção norte da serra. Trata-se de uma estrada de piçarro, com diversos pedregulhos, sulcos e ravinas, resultantes do escoamento das águas das chuvas. Ao final da estrada, chega-se aos tanques artificiais, construídos sobre o lajedo, na ponta da serra. Deste local é possível se ter uma visão panorâmica do sertão potiguar e das serras do entorno, localizadas nos municípios de Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, Itaú e ainda algumas serras dos municípios cearenses de Potiretama e Canindezinho. Ao final da tarde o clima nesta área torna-se bastante agradável e o local é ideal para se apreciar um belo pôr-do-sol, belas paisagens, e fazer lindos registros fotográficos.

#DivulgaçãoTurística #PrefeituradePortalegre #PôrdoSolnaPontadaSerra #DepartamentodeMarketing #Turismo
#PortalegreTemClima #VempraSerra

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 25/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM PORTALEGRE, CONHEÇA A PONTA DA SERRA E APRECIE UM LINDO PÔR DO SOL. Divulgação Turística - Portalegre RN

Pôr do Sol na Ponta da Serra

Para chegar até a ponta da serra, o caminho parte do centro de Portalegre em direção às comunidades localizadas na porção norte da serra. Trata-se de uma estrada de piçarro, com diversos pedregulhos, sulcos e ravinas, resultantes do escoamento das águas das chuvas. Ao final da estrada, chega-se aos tanques artificiais, construídos sobre o lajedo, na ponta da serra. Deste local é possível se ter uma visão panorâmica do sertão potiguar e das serras do entorno, localizadas nos municípios de Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, Itaú e ainda algumas serras dos municípios cearenses de Potiretama e Canindezinho. Ao final da tarde o clima nesta área torna-se bastante agradável e o local é ideal para se apreciar um belo pôr-do-sol, belas paisagens, e fazer lindos registros fotográficos.
#Turismo 13/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM PORTALEGRE, CONHEÇA A ÚNICA CACHOEIRA PERENE DO RIO GRANDE DO NORTE.
#Turismo 16/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS MUNICÍPIO DE PORTALEGRE É REPRESENTADO NA 29 REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO PÓLO SERRANO NA CIDADE DE JOSÉ DA PENHA. MUNICÍPIO DE PORTALEGRE É REPRESENTADO NA 29° REUNIÃO DO CONSELHO DE TURISMO DO PÓLO SERRANO NA CIDADE DE JOSÉ DA PENHA.

O gestor municipal de Portalegre, o Sr. Manoel de Freitas Neto representou e participou hoje, 15 de março de 2018 da 29° reunião do Conselho de Turismo do Pólo Serrano na cidade de José da Penha, representando a serra de Portalegre.

O Pólo Serrano é o nome dado a uma área turística do estado do Rio Grande do Norte que se destaca no ecoturismo e do turismo de aventura, devido à geografia local, marcada, em parte, pela existência de serras.

Durante o encontro, foram debatidos questões de interesse dos municípios que compõem o polo serrano, foi apresentado o vídeo institucional das potencialidades turísticas do RN através dos pólos, o vídeo foi apresentado pela Sub Secretária Estadual de Turismo, a Sra. Solange Portela. Ressaltando que o município de Portalegre aparece no vídeo, com destaque para a Cachoeira do Pinga.

O Prefeito Neto em sua fala, saudou os presentes no encontro, iniciando pelo Prefeito de José da Penha o Sr. Raimundo Fernandes e sua equipe administrativa, parabenizou as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Turismo na pessoa do Sr. Secretário Ruy Gaspar e sua equipe, parabenizou também a Prefeita de Luis Gomes a Srta. Mariana Fernandes pela condução do trabalho na executiva do conselho do pólo serrano, nos últimos 2 anos. O Gestor ainda ressaltou também sua participação no conselho de turismo do Pólo Serrano, desde a sua criação.

O Diretor da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre e Assessor de Comunicação, o Sr. Marcksuel Oliveira, também marcou presença na reunião.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.

ASCOM/PMP
#Turismo 05/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA CONTATOS DE HOSPEDAGEM E GASTRONOMIA EM PORTALEGRE. Listagem de contatos de hospedagem e gastronomia de Portalegre.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 07/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA QUER CURTIR O FERIADÃO DE CARNAVAL LONGE DA FOLIA? VEM PRA SERRA DE PORTALEGRE RN... QUER CURTIR O FERIADÃO DE CARNAVAL LONGE DA FOLIA? VEM PRA SERRA DE PORTALEGRE RN...

Ter uns dias de folga no calendário é sempre bom, mas nem todo mundo gosta da bagunça carnavalesca, não é mesmo? Afinal, ficar pulando no meio da pipoca não é para qualquer um. Mas, não se preocupe, porque também dá para aproveitar o carnaval longe da folia.

Você pretende curtir o feriadão dormindo bem, sem a necessidade de ligar o ar-condicionado, ouvir o silêncio, acordar com os pássaros, fazer algumas caminhadas em meio à natureza e tomar um bom vinho e degustar a gastronomia regional? Se esse é o seu caso, você está precisando aproveitar o carnaval para respirar os ares da serra de Portalegre.

O Município de Portalegre está situado no Alto Oeste, na chamada tromba do elefante, porção central da Microrregião Serrana do Estado do Rio Grande do Norte, a uma distância da capital de 366 km por via rodoviária, através da BR-405 (Pau dos Ferros - Mossoró) e da BR-304 (Mossoró-Natal).

Faça já sua reserva em umas das pousadas, e hotel da nossa cidade, e venha curtir o feriadão de carnaval na serra de Portalegre RN.


- Nas imagens abaixo, segue contatos dos serviços de hospedagem, de gastronomia e a localização geográfica privilegiada.

#PrefeituradePortalegre #Turismo #DepartamentodeMarketing#Carnaval #Feriado



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 23/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA LISTAGEM DE CONTATOS DE HOSPEDAGEM EM PORTALEGRE RN. Listagem de contatos de hospedagem em Portalegre RN.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 10/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA CONTATOS DE HOSPEDAGEM EM PORTALEGRE RN. Listagem de contatos de hospedagem em Portalegre RN.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 18/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA NÃO SABE ONDE PASSAR O FERIADO DE NATAL E ANO NOVO? Não sabe onde passar o feriado de Natal e Ano Novo?

Portalegre está localizado no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), no Polo Serrano da Mesorregião do Oeste Potiguar, microrregião de Pau dos Ferros.

Vem pra Serra de Portalegre e aprecie as belezas naturais, o clima, conheça a nossa história e deguste da gastronomia dos nossos restaurantes e se hospede em uma das pousadas e hotel.

Abaixo segue fotos informativas com a distância partindo de pontos estratégicos, contatos de restaurantes e hospedagem.


#PortalegreTemClima #PrefeituradePortalegre #DepartamentodeMarketing


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketin.
#Turismo 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA - FACHADAS HISTÓRICAS - PORTALEGRE RN Divulgação Turística - Portalegre RN

Fachadas Históricas

As fachadas históricas no município serrano de Portalegre, cuja arquitetura conserva traços do período colonial, perceptível no mercado público e nas casas que decoram o centro da cidade, retratam a origem do povo Portalegrense, onde estampam a essência inconfundível do nosso povo acolhedor.

#PrefeituradePortalegre #PortalegreTemClima #DivulgaçãoTurística#DepartamentodeMarketing #VempraSerra #VemPraPortalegre

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 23/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA TORRES PORTALEGRE RN Divulgação Turística

Torres - Portalegre RN

As chamadas "Torres" são na realidade formações rochosas que passam por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas a milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das "Torres" cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 40 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade.


#PrefeituradePortalegre #Torres #DivulgaçãoTurística #PortalegreTemClima#VempraSerra



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketinhg.
#Turismo 16/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA - PÔR DO SOL NA PONTA DA SERRA -PORTALEGRE
#Turismo 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA, TORRES - PORTALEGRE RN Divulgação Turística

Torres - Portalegre RN

As chamadas "Torres" são na realidade formações rochosas que passam por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas a milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das "Torres" cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 40 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade.




#PrefeituradePortalegre #Torres #DivulgaçãoTurística #PortalegreTemClima#VempraSerra



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 30/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA IGREJA MATRIZ - DIVULGAÇÃO TURÍSTRICA! IGREJA MATRIZ - PORTALEGRE RN



Em 6 de janeiro de 1762, quase um mês após Portalegre se tornar vila, foi lançada a pedra fundamental de construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição e a São João Batista, em cerimônia presidida pelo juiz de direito de Olinda (Pernambuco), Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Esta capela viria a se tornar matriz de uma freguesia em 9 de dezembro de 1764, com a criação da paróquia de Portalegre, subordinada à Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Desde 1934, pertence à Diocese de Mossoró e, das atuais 32 paróquias que a compõem, é a terceira mais antiga, depois das freguesias de Assu (criada em 1726) e Pau dos Ferros (1756).



#DivulgaçãoTurística #Turismoreligioso #PortalegretemClima #PrefeituradePortalegre #DepartamentodeMarketing



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 03/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA CACHOEIRA DO PINGA - DIVULGAÇÃO TURÍSTICA! CACHOEIRA DO PINGA

Ao subir a Serra de Portalegre o visitante se depara com um dos encantos oferecidos pela natureza portalegrense, trata-se da Cachoeira do Pinga, de água pura e cristalina, considerada a única cachoeira perene do estado do Rio Grande do Norte, durante o ano todo escorre água continuamente entre as pedras, e tem 96 metros de altura. A estruturação da trilha é feita com pontes em madeira que facilita o acesso dos visitantes, cujo percurso é orientado pela água corrente, frondosas árvores da mata nativa, cipós, pedras e animais silvestres que compõem a paisagem.Ao chegar ao pé da cachoeira o ambiente nos remete a momentos de paz e harmonia com a natureza. Fica a 2,5 km, partindo do centro da cidade.

#VempraPortalegre #CachoeiradoPinga #ParaísoSerrano #Divulgação#Turismo #PrefeituradePortalegre #RioGrandedoNorte #Brasil #Compartilhe



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 19/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS AGENDE SUA VISITA À CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE. Agende sua visita à Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre.

No prédio da Casa de Câmara e Cadeia está instalada a Pinacoteca Pública Municipal FRANCISCO SILVÉRIO DE OLIVEIRA - TITICO FOTÓGRAFO o Museu Público Municipal FELISBELA RODRIGUES CAVALCANTE - NETA GERMANO e a Biblioteca Pública Municipal CARLOS MAGNO VIANA FONSECA.

A casa de Câmara e Cadeia está localizada à Praça Vicente do Rêgo Filho, nº 08 PORTALEGRE RN.

Contato: 84 - 9 9636-7640 - Direção.
E-mail: ccc@gmail.com
Facebook: Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre.

Foto: Marcksuel Oliveira

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 13/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA GESTOR MUNICIPAL INVESTE NA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA DE PORTALEGRE RN. A Prefeitura Municipal de Portalegre prepara material com os principais pontos turísticos e gastronômicos para divulgar as potencialidades do município em feiras de divulgação no estado do Rio Grande do Norte e nas mídias sociais da prefeitura. O Prefeito Manoel de Freitas Neto *Neto da Emater* tem investido na área do turismo serrano.

Publicado por Marksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Turismo 04/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA PREFEITURA DE PORTALEGRE INVESTE NA DIVULGAÇÃO TURÍSTICA DO MUNICÍPIO. A Prefeitura Municipal de Portalegre está investindo na divulgação turística do município através de documentário e folders, com filmagens e fotos dos potenciais turísticos de Portalegre, belezas naturais, prédios históricos, mirantes, restaurantes, fachadas. A divulgação começara na feira FICRO - Feira Industrial e Comercial da Região Oeste, realizada desde 1987 em Mossoró, o material que está sendo preparado será divulgado também nas mídias sociais da Prefeitura. A maior feira de negócios da região oeste será realizada entre os dias 13 a 16 de setembro deste ano, e a Prefeitura Municipal de Portalegre estará presente na feira com estande divulgando as potencialidades do município.

Publicado por Marcksuel Oliveira. Chefe de Departamento de Marketing.
www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 15:10:11