CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Esporte 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PARABÉNS KAIO VICTOR, DANIEL PEREIRA E ANDERSON KAUÃ

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Gerência de Esportes, parabeniza o atleta portalegrense Kaio Victor de Oliveira Lins, aprovado nas categorias de base do Visão Celeste Esporte Clube, de Parnamirim. Parabenizamos também os atletas Daniel Pereira Valentin e Anderson Kaua Bevenuto Lins, pré-selecionados na avaliação técnica realizada pela equipe do time.

A avaliação aconteceu sábado, dia 06 no Estádio Municipal Francisco Diógenes Rêgo.

A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desportos

#Educação 25/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE PARTICIPA DO FÓRUM REGIONAL NORDESTE

O município de Portalegre foi representado no Fórum Regional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Aracaju/SE, pela secretária municipal de Educação, Graça Alexandre, e pela gestora da Escola de Tempo Integral, Adriana Rêgo.

O evento proporcionou um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências com os representantes do MEC, FNDE e palestrantes, que abordaram as temáticas do programa CNCA, Educação em tempo integral, Nova Lei de licitação, complementação do FUNDEB, Inclusão social, Gestão Democrática, e outros temas relevantes.

"Foi um evento muito importante, proporcionando momentos ricos em conhecimentos, onde foram discutidas políticas educacionais para ampliar e fortalecer as ações visando à melhoria da qualidade da educação em nosso município", destacou a secretária de Educação, Graça.

A Gestão Municipal segue apoiando e incentivando a participação em eventos importantes que contribuem para a prática pedagógica e a melhoria da educação.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NO SÍTIO ARROJADO

O Núcleo de Divulgação Científica Baobá, da Ufersa, em parceria com a Gerência de Juventude e Igualdade Racial, sob coordenação de Bianca Bessa e Nilbemara Simplicio, levou atividades educativas interdisciplinares ao Sítio Arrojado, utilizando recursos visuais para conectar a comunidade com sua história e cultura.

As professoras Jamira e Souto estiveram à frente das atividades.

Este projeto introduziu métodos pedagógicos inovadores e disponibilizou os materiais criados para a comunidade, promovendo um aprendizado inclusivo e engajado. Marcando o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, a iniciativa destacou o papel da educação na promoção da igualdade e no combate a discriminação racial.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 18/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS VOLTA ÀS AULAS 2024

??Volta às aulas 2024 ??

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, informa que as aulas da rede municipal de ensino terão início nesta segunda-feira, dia 19.

Estamos ansiosos para receber todos os alunos!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA PEDAGÓGICA 2024

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nos dias 01 e 02 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2024, abordando o tema "Práticas Pedagógicas Inovadoras e as Competências Socioemocionais no Processo Ensino-Aprendizagem".

O prefeito José Augusto realizou a abertura do evento, e destacou a importância da valorização e respeito aos profissionais da educação. A secretária de Educação acolheu a todos e ressaltou em sua fala que este seria o melhor momento para que todos os atores envolvidos no processo educacional estejam juntos para repensar a escola e suas responsabilidades com a educação e que através do compromisso, do fortalecimento e inovação é possível transformar.

A jornada incluiu palestras e workshops sobre diversos temas, como Fortalecimento da Comunicação e da Autoconfiança, Resiliência Pedagógica frente aos Desafios Emocionais, Escola de líderes: Relação dos saberes da formação e da prática, Motivação e Espiritualidade, Integração e alicerço no processo de Ensino-Aprendizagem, orientações de saúde dos profissionais da educação e apresentação cultural BALE CAPF/UERN.

O público-alvo abrangeu gestores, coordenadores, professores, estagiários, pessoal de apoio e motoristas.

#Educação 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS LANÇAMENTO DO PROJETO CASA DE LEITURA NA ESCOLA

A Escola Municipal Alfredo Silvério foi palco de um evento que uniu aprendizado e encanto pela natureza, no último dia 14.

Os professores da Ufersa Diana Lunardi e Vitor, junto com seus alunos de graduação, protagonizaram uma manhã marcante ao apresentarem o livro "Aves do Parque Nacional da Furna Feia", com objetivo de lançar o projeto Casa de Leitura na Escola, uma iniciativa que promete transformar a atmosfera educacional, contribuindo para o conhecimento e a apreciação da natureza.

Três exemplares do livro foram doados para três escolas do município e os professores realizaram a entrega de guias de aves e brinquedos educativos às crianças. A ação aconteceu em parceria com a Gerência de Juventude e Igualdade Racial.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PALESTRA "PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS, BULLYING E MAU USO DAS TELAS"

Nessa terça, dia 05, aconteceu uma importante palestra na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, com o tema "Prevenção contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, bullying e mau uso das telas", ministrada pelo policial penal Airton Lucena e pelo presidente da Associação dos Agentes de Segurança de Apodi - AASA, escolta armada Chagas Oliveira.

A palestra foi ministrada em dois horários distintos, contemplando tanto os alunos quanto os pais ou responsáveis, reforçando a importância da participação de toda a comunidade escolar.

"Debater sobre o uso de drogas é crucial para conscientização, reduzindo as chances de consumo e suas consequências. Além disso, também foi abordado o "bullying", um ato de assédio moral que demanda empatia, e o "mau uso das telas", que pode causar impactos no aprendizado, no convívio social e na saúde mental", destacou a secretária de educação, Graça.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CRONOGRAMA DE PRÉ-MATRÍCULA 2024: ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos informa aos pais e responsáveis pelos alunos que inicia hoje, 04/12, o cronograma de pré-matrícula para o ano letivo de 2024 nas escolas da rede municipal de ensino. Este processo se estenderá até o dia 07/12. Confira o cronograma.

#Educação 04/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PALESTRA: "PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS, BULLYING E MAU USO DE TELAS"

Nesta terça, dia 05, ocorrerá uma palestra na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza com o tema "Prevenção contra o uso de drogas lícitas e ilícitas, bullying e mau uso das telas", ministrada pelo policial penal Airton Lucena e pelo presidente da Associação dos Agentes de Segurança de Apodi - AASA, escolta armada Chagas Oliveira.

Será das 13h às 15h30 para os alunos e das 15h30 às 17h30 com pais ou responsáveis. Participe!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMINÁRIO "CRESCENDO JUNTOS"

Nesta terça, dia 28, a equipe da SEMED/Portalegre participou do Seminário Crescendo Juntos, promovido pela UNDIME, com o objetivo de debater com os Secretários de Educação municipais e estaduais sobre questões fundamentais, dentre elas:

Como construir uma escola para todos?

Palestrante: Lino Macedo, pedagogo, doutor e especialista em psicologia do desenvolvimento.

Avaliação da aprendizagem: uma reflexão sobre a prática.

Palestrante: Cipriano Luckesi, doutor em Educação.

Apresentação Cultural:

TedEdu - "Sapateiro faz sapato. Professor faz gente!"

Palestrante: Lourdes Atié, socióloga.

TedEdu - "PIA - Primeira Infância Antirracista: Práticas para o desenvolvimento infantil pleno de crianças negras e indígenas."Palestrante: Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF Brasil.

Desafios e perspectivas das políticas públicas para Educação Infantil.

Palestrante: Rita Coelho, coordenadora geral da Educação Infantil no Ministério da Educação.

Competência emocional e gestão de pessoas.

Palestrante: Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional e conferencista.

Cultura: "Deixe Ela".

Palestrante: Selma de Niêta, radialista e humorista.

#Transporte 22/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ATENÇÃO! TRANSPORTE PARA O EXAME DE SELEÇÃO 2023 DO IFRN

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desportos, informa aos estudantes das escolas da rede municipal e estadual que realizarão a prova do Exame de Seleção 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros/RN, no dia 26/11/2023, que o transporte sairá da Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho, no centro de Portalegre/RN, às 11h (onze horas), com tolerância de 10 minutos.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#NEGRITUDE 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CAMINHADA ANTIRRACISTA

Confira a programação da Caminhada Antirracista que acontecerá no próximo dia 20, em Portalegre.

Saída: 16h - Escola Filomena Sampaio de Souza

Concentração: praça Cel. Vicente do Rêgo filho

Início das Apresentações: 16h30

Encerramento: 17h30

#PortalegreEuAmoEuCuido

#ENEM 12/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENEM - BOA PROVA!

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação, deseja uma boa prova a todos os estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem neste domingo.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 05/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENEM 2023 - BOA PROVA

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação, deseja uma boa prova a todos os estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem neste domingo.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS JEPP - ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO SILVÉRIO

A Escola Municipal Alfredo Silvério realizou a 1ª Feira "Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP", no dia 18/10.

Com apoio da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com o SEBRAE, o projeto tem o objetivo de estimular os estudantes a desenvolver características empreendedoras a partir de práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e protagonismo dos estudantes, além de promover a formação dos professores nessa temática.

Foram trabalhados temas como jardim sensorial, descobrindo alimentos e temperos naturais, brinquedos ecológicos, produções culturais criativas, sabores e cores regionais, soluções sustentáveis, robótica empreendedora, tecnologias digitais e soluções empreendedoras, e a criação de pitch. No decorrer do evento, foram realizadas apresentações culturais e visitas às salas temáticas, bem como a venda de produtos produzidos pelos alunos.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS JEPP - ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA

A Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza realizou a 1ª Feira "Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP", no dia 20/10.

Foram trabalhados temas como o mundo da ervas aromáticas, descobrindo alimentos e temperos naturais, brinquedos ecológicos, produções culturais criativas, sabores e cores regionais, soluções sustentáveis, robótica empreendedora, geração empreendedora, tecnologias digitais e soluções empreendedoras. Os visitantes tiveram a oportunidade de visitar várias salas temáticas e ambientes ornamentados para a exposição dos projetos e venda de produtos produzidos pelos alunos em oficinas que tiveram a orientação de professores, estagiários e Equipe Gestora da escola.

Com especial envolvimento de pais e responsáveis durante todo o processo, a 1ª Feira "Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP", foi marcada pelo sucesso na produção de conhecimento e participação da comunidade escolar, visando o ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens.

Com apoio da Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com o SEBRAE, o projeto tem o objetivo de estimular os estudantes a desenvolver características empreendedoras a partir de práticas de aprendizagem que valorizam a autonomia e protagonismo dos estudantes, além de promover a formação dos professores nessa temática.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#CEMEI 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENCERRAMENTO DO PROJETO "A LEITURA ALIMENTA A IMAGINAÇÃO"

O Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber realizou, no último dia 11, a culminância do Projeto "A Leitura Alimenta a Imaginação" com crianças de 02 a 05 anos de idade, na sede da instituição.

As apresentações tiveram como base a alimentação saudável, a cultura de Portalegre e a educação para o trânsito, com o objetivo de resgatar nossa cultura, desenvolver hábitos alimentares saudáveis e despertar a consciência das nossas crianças para o respeito e cumprimento das normas do trânsito. A visitação às salas temáticas e as apresentações culturais foram trabalhadas de acordo com obras de diferentes autores e ocorreram com muita ludicidade, criatividade e participação dos pequenos leitores, com a colaboração de todos os profissionais que fazem parte da Educação Infantil e dos nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação e Desportos.

O momento contou com a participação dos pais, equipe técnica da SMED e o apoio da Gestão Municipal.

#Esporte 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS JOGOS DE INTERCLASSE

A emoção tomou conta dos jogos de interclasse das Escolas Municipais Filomena Sampaio de Souza, Manoel Joaquim de Sá e Alfredo Silvério, realizados na manhã do último sábado, dia 26/08.

Os alunos competiram em jogos de queimada e futsal, mostrando talento e espírito esportivo dentro de quadra.

Parabenizamos aos jovens alunos atletas pelo empenho durante toda a programação, a Equipe Gestora da escola pelo compromisso para realização desse momento, o suporte do Setor de Esportes do Município que, juntos, promoveram momentos de aprendizado, integração e diversão além do apoio da Secretaria municipal de Educação e Desporto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Esporte 30/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO "JONATHAN MATEUS BARBOSA SILVA"

A Gestão Municipal de Portalegre junto à Secretaria de Educação e Desportos inaugurou o Ginásio Poliesportivo Jonathan Mateus Barbosa Silva, da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, no último sábado, dia 26.

A nova quadra, que conta com estrutura completa, vai proporcionar aos portalegrenses grandes oportunidades para a prática esportiva e diversas outras atividades.

"Este espaço leva o nome de um grande portalegrense, que sempre esteve envolvido em jogos, disputas e campeonatos locais. A Quadra Poliesportiva Jonathan Mateus Barbosa da Silva será um espaço para inspirar e realizar o sonho de tantos outros jovens que, assim como Mateus, são apaixonados por esporte", destacou o prefeito José Augusto.

Na inauguração estiveram presentes o prefeito José Augusto, o vice-prefeito Emanuel Messias, secretários e servidores municipais, gestores escolares, vereadores, familiares de Jonathan Mateus e população em geral. O momento também contou com jogo de servidores VS. campeões do interclasse da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA DO ESTUDANTE - ESCOLA MUNICIPAL ELVIRA GOMES DE MOURA

SEMANA DO ESTUDANTE

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos, junto com as Escolas Municipais de Portalegre, realizou entre os dias 21 à 25 de agosto a "Semana do Estudante", com objetivo de promover a integração e o bom convívio escolar entre alunos, professores e a comunidade, proporcionando a valorização do estudante como elemento fundamental na construção da sociedade, contribuindo com a sua autoestima e incentiva-o ao estudo e a prática esportiva.

Veja alguns registros das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Elvira Gomes de Moura

22/08 - Programa Saúde na Escola (avaliação bucal e entrega de kits de escovação)

23/08 - Ação Social (cortes de cabelo, escova, manicure, maquiagem)

24/08 - Gincana Educativa

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA DO ESTUDANTE - ESCOLA MUNICIPAL MANOEL JOAQUIM DE SÁ

SEMANA DO ESTUDANTE

Veja alguns registros das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Manoel Joaquim de Sá

21/08 - Programa Saúde na Escola (avaliação bucal e entrega de kits de escovação)

22/08 - Interclasse e ação social

24/08 - Gincana Educativa

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos, junto com as Escolas Municipais de Portalegre, realizou entre os dias 21 à 25 de agosto a "Semana do Estudante", com objetivo de promover a integração e o bom convívio escolar entre alunos, professores e a comunidade, proporcionando a valorização do estudante como elemento fundamental na construção da sociedade, contribuindo com a sua autoestima e incentiva-o ao estudo e a prática esportiva.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA DO ESTUDANTE - ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA

SEMANA DO ESTUDANTE

Veja alguns registros das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza

24/08 - Programa Saúde na Escola (avaliação bucal e entrega de kits de escovação) com alunos do 1º ao 5° ano

24/08 - Abertura dos Jogos Interclasse com alunos do 6º ao 9º ano

25/08 - Passeio Ciclístico

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos, junto com as Escolas Municipais de Portalegre, realizou entre os dias 21 à 25 de agosto a "Semana do Estudante", com objetivo de promover a integração e o bom convívio escolar entre alunos, professores e a comunidade, proporcionando a valorização do estudante como elemento fundamental na construção da sociedade, contribuindo com a sua autoestima e incentiva-o ao estudo e a prática esportiva.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA DO ESTUDANTE - ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO SILVÉRIO

SEMANA DO ESTUDANTE

Veja alguns registros das atividades desenvolvidas pela Escola Municipal Alfredo Silvério

21/08 - Programa Saúde na Escola (avaliação bucal e entrega de kits de escovação)

23/08 - Ação social / desfile da mais bela estudante / jogos de interclasse

24/08 - Gincana Educativa

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos, junto com as Escolas Municipais de Portalegre, realizou entre os dias 21 à 25 de agosto a "Semana do Estudante", com objetivo de promover a integração e o bom convívio escolar entre alunos, professores e a comunidade, proporcionando a valorização do estudante como elemento fundamental na construção da sociedade, contribuindo com a sua autoestima e incentiva-o ao estudo e a prática esportiva.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Esporte 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONVITE DE INAUGURAÇÃO

Convite

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, tem a honra de convidar toda a população para participar da inauguração do Ginásio Poliesportivo da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.

?? Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.

??? Sábado, 26/08

? 17h

#Educação 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS COMUNICADO - PROITEC

A Secretaria Municipal de Educação e Desportos comunica aos estudantes das escolas da Rede Municipal e Estadual que irão realizar prova do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Pau dos Ferros/RN, neste domingo 20/08/2023, que o transporte sairá da Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho - Centro, Portalegre/RN, às 11h (onze horas), com tolerância de 10 minutos.

#Educação 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ABERTURA DO PROJETO DE LEITURA

Na manhã desta sexta, dia 18, aconteceu a abertura do Projeto de Leitura que envolve o CEMEI e as escolas de Educação Infantil do município de Portalegre.

O projeto foi divulgado pela cidade através de um percurso com cinco paradas: Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, Pronto Atendimento Mãe Agar, Prefeitura Municipal de Portalegre, Escola Estadual 29 de Março e finalizou com apresentações na rua José de Freitas Nobre, na árvore de Figo Italiano.

O momento contou com a participação dos alunos e de todo o corpo docente, contando histórias sobre a cultura portalegrense, a educação para o trânsito e a alimentação saudável.

#Educação 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DIA DO ESTUDANTE - 11 DE AGOSTO

A Prefeitura Municipal de Portalegre parabeniza todos os estudantes portalegrenses e deseja um Feliz Dia do Estudante.

11 de agosto - Dia do Estudante

#Educação 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS COMUNICADO

COMUNICADO

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desportos, comunica que os estudantes matriculados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja, devem comparecer à Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo, para realizar o cadastramento do transporte escolar.

??? Os Interessados devem apresentar cópias do comprovante de matrícula

e RG, até o dia 25 de agosto.

#Educação 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENCONTRO PEDAGÓGICO DO II SEMESTRE DE 2023

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, realizou Encontro Pedagógico do II semestre de 2023, no dia 31 de julho, tendo como público-alvo professores, coordenadores, estagiários e gestores escolares. Na abertura, a secretária de Educação e Desporto, Maria das Graças, agradeceu a presença de todos os educadores e ressaltou que o objetivo do encontro é motivar os profissionais a buscar novas estratégias e dinâmicas para execução didática em sala de aula, assegurando a aprendizagem dos alunos.

Os temas abordados foram: "Inclusão: como incluir crianças e adolescentes com NEE nas atividades escolares", com a psicopedagoga Mayra Palmeira e "Como vencer os desafios da aprendizagem na sala de aula" com a professora Drª Jaciara Limeira Aquino.

#ENEM 14/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS INSCRIÇÕES PARA O #ENEM2023

As inscrições para o Enem vão até esta sexta, dia 16/06 ????

Inscreva-se agora mesmo em enem.inep.gov.br/participante.

#Enem2023

#Educação 24/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS BUSCA ATIVA ESCOLAR

Entre os 05 e 17 de maio, em ação da estratégia Busca Ativa Escolar, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Desportos realizou visitas às famílias da zona urbana e rural com o objetivo de proteger matriculas das crianças e adolescentes e garantir o direito de acesso e de permanência na escola.

A Busca Ativa objetiva, de forma intersetorial, incluir os estudantes que estão em risco de abandono escolar e, ainda, possibilita que as famílias sejam fortalecidas, assegurando que a criança e o adolescente tenham sucesso na vida escolar.

O trabalho foi realizado em parceria com os gestores escolares, o conselho tutelar e as secretarias de Saúde e Assistência Social.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#MÃE 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FESTA DAS MÃES

Confira registros da Festa das Mães, preparada pela Gestão Municipal por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

O momento contou com música ao vivo, dinâmicas, sorteios e entrega de brindes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Segurança 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto promoveu uma palestra na última terça-feira, dia 18, com o tema "Medidas de Prevenção à Violência na Escola", ministrada pelo Dr. Carlos Mychel Teixeira Fonseca, delegado da 56° Delegacia de Polícia Civil de Portalegre.

O encontro teve como objetivo instruir os participantes a reconhecer e evitar possíveis ações que gerariam violência no ambiente escolar, além de abordar a importância do monitoramento do acesso à internet e temas como bullying e práticas de desenvolvimento para promover uma melhor relação entre pais, alunos e professores.

A palestra contou com a presença de secretários, gestores, professores, alunos, estagiários e pais de alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e do Centro Municipal de Educação Infantil.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#SEBRAE 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PROGRAMA "ALI - EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA"

O programa ALI Educação Empreendedora, do Sebrae, terá o atendimento ampliado em 2023.

Na última sexta, dia 14, a agente local de Inovação, Jéssica Luana Fernandes de Queiroz, responsável por apoiar e acompanhar o programa em Portalegre, entregou o certificado de participação do primeiro ciclo das escolas de ensino fundamental aos diretores e a secretária Municipal de Educação, Maria das Graças. Na oportunidade foi feito a adesão para o próximo ciclo.

A iniciativa tem o propósito de capacitar profissionais da educação e estudantes para desenvolverem competências que despertem o potencial criativo, conhecimento sobre inovação e empreendedorismo, além da percepção e exploração de oportunidades

#Segurança 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS MEDIDAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto promoveu uma palestra na última terça-feira, dia 18, com o tema "Medidas de Prevenção à Violência na Escola", ministrada pelo Dr. Carlos Mychel Teixeira Fonseca, delegado da 56° Delegacia de Polícia Civil de Portalegre.

O encontro teve como objetivo instruir os participantes a reconhecer e evitar possíveis ações que gerariam violência no ambiente escolar, além de abordar a importância do monitoramento do acesso à internet e temas como bullying e práticas de desenvolvimento para promover uma melhor relação entre pais, alunos e professores.

A palestra contou com a presença de secretários, gestores, professores, alunos, estagiários e pais de alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e do Centro Municipal de Educação Infantil.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE NO 19° FORÚM ORDINÁRIO DA UNDIME/RN

A secretária Municipal de Educação e Desporto, Maria das Graças, e a técnica Pedagógica, Aparecida Costa, participaram do 19° Fórum Ordinário promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação - Undime, em Natal.

Com o tema "Fazeres e Saberes: Construção de caminhos da Educação Pública", o objetivo do fórum é proporcionar momentos de formação e discussão aos dirigentes das secretarias municipais de educação. O evento abordou temas pertinentes e relevantes, como estimativas do Fundeb 2023, plano de cargos de carreira do magistério, prestações de contas, SIGPC, PAR, entre outros.

A Gestão Municipal segue apoiando e incentivando a participação em eventos importantes que resultam a melhoria da educação do nosso município.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PROGRAMA RESGATE À INFÂNCIA

Programa Resgate à Infância

O projeto Ministério Público do Trabalho - MPT na Escola realizou oficinas de capacitação, em Mossoró, nesta quarta-feira (29), com coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Representando Portalegre estiveram presentes Aldevir de Lourdes Lopes Chagas, Elenilda Souza dos Santos, Sergio Costa Cavalcante e Francisco Sileudo Dias.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Educação 03/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS INÍCIO DO ANO LETIVO 2023
#Educação 10/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Matrículas Abertas - 2023

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desportos, informa que as matriculas para as escolas da rede municipal de ensino estão abertas até 31 de janeiro.

As matriculas para educação infantil, das escolas das zonas urbana e rural, deverão ser realizadas no CEMEI. Para o ensino fundamental, as matriculas deverão ser feitas em suas respectivas escolas. O horário de atendimento é das 7h às 12h, de segunda a sexta.

É necessário levar documentação dos pais, RG e CPF, documentação do aluno, RG, CPF ou Certidão de Nascimento, quando for o caso, folha geral do CadÚnico, com os números do NIS, e cartão do SUS dos integrantes familiares.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Lazer 13/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DIA DAS CRIANÇAS

Nessa quinta, dia 13, aconteceu a comemoração do Dia das Crianças em Portalegre. Foi um momento de muita animação e alegria.

#Esporte 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I CAMPEONATO DE FUTEBOL SUB-18 DE MINICAMPO ???

No último sábado, dia 21, teve início o I Campeonato de Futebol Sub-18 de Minicampo.

Confira os resultados dos jogos:

Cangaceiros FC 1 x 0 Portal Bayern FC

Garotos da Serra FC 2 x 4 Alianza FC

?? Arraste para o lado e confira o cronograma das próximas rodadas.

? Os jogos acontecerão semanalmente na Arena Serrana.

#Agricultura 18/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AVISO DE CHAMADA PÚBLICA AGRICULTURA FAMILIAR N.º 001/2022

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN torna público para conhecimento dos interessados que estará aberto a partir do dia 18 de fevereiro de 2022 até o dia 14 de março de 2022, a CHAMADA PÚBLICA N.º 001/2022, com o seguinte objeto: aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. ABERTURA DOS ENVELOPES: As 09h00min do dia 14 de março de 2022 na Sala de licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre, na Rua José Vieira Mafaldo, n° 122- Centro/ Portalegre/RN.

O Edital poderá ser obtido pelos interessados através do e-mail licitportalegre@gmail. O edital e seus anexos também estarão disponíveis no portal da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN que pode ser acessada através do link http://www.portalegre.rn.gov.br/. Outros esclarecimentos poderão ser prestados pelo telefone n.º (84) 3377-2241/2196.

#Esporte 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PINTURA DO PISO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO ALUÍSIO ALVES

A Prefeitura Municipal de Portalegre realizou a pintura do piso do Ginásio poliesportivo Aluísio Alves.

No próximo sábado 25, a partir das 13h, haverá uma tarde de amistosos, com a participação de equipes municipais e equipes circunvizinhas convidadas, nas modalidades de vôlei, handebol e futsal.

#+260ANOS 14/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I Sarau Municipal: 260 anos de História, Cultura e Tradição.

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro acontecerá o I Sarau Municipal: 260 anos de História, Cultura e Tradição.

Será a partir das 18h, na Praça Vicente do Rêgo Filho.

Confira a programação.

#compromisso 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

No dia 9 de novembro, a Prefeitura Municipal de Portalegre firmou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação SINTE/Portalegre-RN para implantar o reajuste de 12.84% ao salário dos professores, contando a partir do mês de outubro, e pagar, em 3 parcelas, 50% do passivo, de janeiro de 2020 a setembro de 2021.

Nessa quinta, 25, a Prefeitura Municipal de Portalegre, que entende a importância de valorizar o profissional e honrar compromissos, realizou o pagamento do valor que estava atrasado em cota única.

"Nós assumimos o compromisso de pagar o passivo em 3 parcelas. Mas, em respeito aos professores, concentramos esforços para garantir o pagamento em cota única, e conseguimos. Além disso, o reajuste de 12.84% já foi incorporado ao salário dos professores desde o mês de outubro. A nossa gestão tem compromisso com a educação e a valorização profissional", destacou o prefeito José Augusto

#Cultura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos - SEXTA (19).

Nos dias 19 e 20 de novembro aconteceu o I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos.

Na sexta, 19, foram trabalhados os seguintes temas:

Arqueologia e História Indígena em Portalegre, com os palestrantes:

Profª. Drª. Julie Antoinette Cavignac - Antropóloga - UFRN

Profº. Dr. Valdeci dos Santos Júnior - Arqueólogo - UERN

Portalegre do Brasil e Portalegre de Portugal, com os palestrantes:

Maria Aucely Costa - Turismóloga - Sec. Des. Ecônomico/PMP

Profº. António Miguel Martinó de A- Coutinho - Comunicação Audiovisual pela Universidade de Bordéus - França - Ex-Professor do Ensino Primário, Preparatório, Médio e Superior Politécnico

Colonização, Terra e a Formação da Vila de Portalegre, com os palestrantes:

Profª. Drª. Carmen Alveal - Historiadora - UFRN

Profº. Dr. Thiago Alves Dias - Historiador - UPE

Me. Ristephany Kelly da Silva Leite - Historiadora - UFRN

Memória e História Local, com os palestrantes:

Profº. Dr. Josinaldo Pereira de Paula - Letras - Rede Municipal de Ensino

Profº. Valdete Ferreira - Ex-Professor da Rede Estadual

Agradecemos a todos que participaram e fizeram desse evento um momento único para Portalegre.

?? Confira alguns registros

#Cultura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos - SÁBADO (20).

Nos dias 19 e 20 de novembro aconteceu o I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos.

No sábado, 20, foram trabalhados os seguintes temas:

A Vila de Portalegre e suas Instituições, com os palestrantes:

Profº. Dr. Rubenilson Brazão Teixeira - Arquiteto e Urbanista - UFRN

Prof. Dr. Leonardo Cândido Rolim - Historiador - UERN

História das Comunidades Quilombolas, com as palestrantes;

Profª. Esp.. Francisca Ielandia Jacinto de Oliveira - Pedagoga- UERN

Profª. Esp. Maria da Conceição Matias - Pedagoga - Rede Municipal de Ensino

Graduanda Nilbemara Vieira Simplício - UFERSA

Graduanda Suzy Adrielly de Oliveira - IFRN

Pesquisa, Ensino e Formação nas Comunidades Quilombolas, com os palestrantes:

Profª. Drª. Camila da Silva Pereira - Geógrafa - UECE

Profº. Dr. Hudson Pablo de Oliveira Bezerra - Educador Físico -IFRN

Profª. Me. Maria Euzimar Berenice Rêgo - Pedagoga - UERN

Profª. Drª. Débora Maria do Nascimento - Pedagoga - UERN

Me. Ivanilda de Souza Beserra, Pedagoga, Servidora Municipal

Narrativas Quilombolas, com as palestrantes:

Auzerina Alves Ribeiro - Comunidade Quilombola do Arrojado

Aldizes Maria da Conceição - Comunidade Quilombola do Pêga

Agradecemos a todos que participaram e fizeram desse evento um momento único para Portalegre.

?? Confira alguns registros

#Cultura 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos.

Nos dias 19 e 20 de novembro, acontecerá o I Seminário de História e Memória: Portalegre, 260 anos. O evento faz parte das comemorações dos 260 anos de Portalegre e foi pensado como formação continuada para o corpo docente.

O Seminário presencial é direcionado aos profissionais da educação municipal. Mas, todo o evento será transmitido ao vivo por meio do canal do YouTube da Prefeitura de Portalegre para que os demais interessados possam assistir por meio do link abaixo.

Confira a programação e participe.

#compromisso 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Na manhã desta terça, 09, o prefeito José Augusto assinou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação SINTE/Portalegre-RN, que garante a implantação do reajuste de 12.84% ao salário base dos professores de Portalegre. A partir de agora, os profissionais da educação da rede municipal de Portalegre irão receber o salário com o valor atualizado.

O reajuste referente ao mês de outubro será creditado na conta dos professores a partir dessa quarta, 10. Além disso, será pago 50% do passivo, de janeiro de 2020 a setembro de 2021, em 3 parcelas, sendo a primeira para a próxima semana.

"A educação é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos assegurando os direitos de todos aqueles que trabalham e dedicam a sua vida a compartilhar conhecimento, por meio do ensino, com a nossa população", destacou o prefeito José Augusto.

#Educação 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AULÕES PARA O ENEM 2021

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desportos, deu início, nesse sábado, 06, aos aulões de revisão para o ENEM 2021. Foram ministradas aulas de redação e história.

#INCLUSÃO 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FORMAÇÃO: AUTISMO E ESCOLA QUANDO TODOS SE AJUDAM, AS PEÇAS SE ENCAIXAM
#Município 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PROJETO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL E A TRUPE DA LUZ

PROJETO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL E A TRUPE DA LUZ

Nos dias 11 e 12 de outubro, Portalegre recebeu o Projeto Conexão Elefante Cultural e a Trupe da Luz.

Foram realizadas oficinas gratuitas de teatro, reciclagem e audiovisual.

Além disso, na noite do dia 11, a população portalegrense pôde prestigiar uma apresentação artística da Trupe da Luz, que contou com a participação de artistas locais. O espetáculo aconteceu na Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho.

O projeto Conexão Elefante Cultural é patrocinado pela COSERN, Instituto Neoenergia, através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado, com realização de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

#Agricultura 13/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CHAMADA PÚBLICA N.º 002/2021

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN torna público para conhecimento dos interessados que está aberta, até o dia 02 de agosto de 2021, a CHAMADA PÚBLICA N.º 002/2021, para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE

A abertura dos envelopes acontecerá às 09h00 do dia 02 de agosto de 2021, na Sala de licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre.

O edital e seus anexos estão disponíveis no portal da prefeitura, que pode ser acessado por meio do link www.portalegre.rn.gov.br .

Outros esclarecimentos poderão ser prestados pelo telefone n.º (84) 3377-2241/2196.

#MERENDAESCOLAR 28/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENTREGA DOS KITS DA MERENDA ESCOLAR

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação, realizou a distribuição de kits com alimentação para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, foram distribuídos mais de 1336 kits de merenda escolar. Os kits foram elaborados em consonância com as normativas vigentes do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar - (Resolução nº 02 de 09 de abril de 2020 e a Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020).

As entregas nas escolas seguiram todos os protocolos de prevenção ao Coronavírus.

#MERENDAESCOLAR 21/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENTREGA DE KIT DA MERENDA ESCOLAR

A Gestão Municipal de Portalegre honra seu dever de fornecer alimentação escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino que, em virtude da Pandemia provocada pela COVID-19, será fornecida em forma de kits.

Os kits foram elaborados em consonância com as normativas vigentes do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar - (Resolução nº 02 de 09 de abril de 2020 e a Resolução nº 06 de 08 de maio de 2020).

Os pais ou responsáveis por alunos, deverão ficar atentos ao calendário de entrega, para providenciar a retirada do(s) kit(s) na escola onde o aluno/beneficiário estiver matriculado, devendo comparecer ao local em posse de documento oficial com foto (RG).

CONFIRA O CRONOGRAMA.

#aviso 29/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AVISO DE LICITAÇÃO - CHAMADA PÚBLICA AGRICULTURA FAMILIAR N.º 001/2021

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN torna público para conhecimento dos interessados que está aberta, até o dia 19 de maio de 2021, a CHAMADA PÚBLICA N.º 001/2021, com o seguinte objeto: aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - Pnae.

A abertura dos envelopes acontecerá às 09h00 do dia 19 de maio de 2021, na Sala de licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre, na Rua José Vieira Mafaldo, n° 122- Centro/ Portalegre/RN.

O Edital poderá ser obtido pelos interessados através do e-mail licitportalegre@gmail.

O edital e seus anexos também estarão disponíveis no portal da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN que pode ser acessada através do link http://www.portalegre.rn.gov.br/. Outros esclarecimentos poderão ser prestados pelo telefone n.º (84) 3377-2241/2196.

#compromisso 12/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE GARANTE REAJUSTE DE 33,24% NO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

O prefeito José Augusto assinou acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação SINTE/Portalegre-RN, que garante o reajuste do piso salarial dos profissionais da educação básica do município de Portalegre, no percentual de 33,24%, com efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2022. O pagamento será feito a partir de abril, de forma escalonada, dividido em 6 parcelas, sendo:

1ª - 12,24% no mês de abril de 2022;

2ª - 3,00% no mês de novembro de 2022;

3ª - 4,50% no mês de fevereiro de 2023;

4ª - 4,50% no mês de abril de 2023;

5ª - 4,50% no mês de junho de 2023;
6ª - 4,50% no mês de agosto de 2023.


Para compensação remuneratória, o município concederá abono complementar referente à diferença financeira durante o período de implementação percentual, seguindo o calendário abaixo:


???
Abril de 2022 - Retroativo dos 33,24% referente aos meses de janeiro, fevereiro e março

??? Novembro de 2022 - 21,00% - referente a diferença de percentual dos meses de abril a outubro de 2022

??? Fevereiro de 2023 - 18,00% - referente a diferença de percentual dos meses de novembro a janeiro de 2023

??? Abril de 2023 - 13,50% - referente a diferença de percentual dos meses de fevereiro e março de 2023

??? Junho de 2023 - 9,00% - referente a diferença de percentual dos meses de abril e maio de 2023

??? Agosto de 2023 - 4,50% referente a diferença de percentual dos meses de junho e julho de 2023


"
Esse reajuste é um direito da categoria, e foi possível graças a um trabalho em conjunto, entre a gestão e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação, por meio do diálogo, com muita transparência e responsabilidade. Sabemos da importância desses profissionais para a sociedade, e é nosso dever defender a educação, valorizar os professores e garantir o cumprimento da lei", destacou o prefeito José Augusto.

O reajuste será implementado quando dá aprovação do Projeto de Lei nº 007/2022 pela Câmara Municipal, o qual será submetido à sanção e publicação da Lei pelo Prefeito Municipal.

#reunião 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS REUNIÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E EQUIPE PEDAGÓGICA DA SMED

Na manhã de hoje (12), gestores das Escolas Estaduais 29 de Março e Margarida de Freitas se reuniram, na Secretaria de Educação, com a Equipe Pedagógica da SMED para definir datas do calendário Letivo 2021. A proposta será encaminhada ao Conselho Municipal de Educação - CME para análise.

#Agricultura 18/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AVISO DE CHAMADA PÚBLICA AGRICULTURA FAMILIAR N.º 001/2022

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN torna público para conhecimento dos interessados que estará aberto a partir do dia 18 de fevereiro de 2022 até o dia 14 de março de 2022, a CHAMADA PÚBLICA N.º 001/2022, com o seguinte objeto: aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. ABERTURA DOS ENVELOPES: As 09h00min do dia 14 de março de 2022 na Sala de licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre, na Rua José Vieira Mafaldo, n° 122- Centro/ Portalegre/RN.

O Edital poderá ser obtido pelos interessados através do e-mail licitportalegre@gmail. O edital e seus anexos também estarão disponíveis no portal da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN que pode ser acessada através do link http://www.portalegre.rn.gov.br/. Outros esclarecimentos poderão ser prestados pelo telefone n.º (84) 3377-2241/2196.

#Educação 17/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL ELVIRA GOMES DE MOURA NO SÍTIO ESTRONDO

Na manhã de ontem (16), o Prefeito José Augusto e a Secretária de Educação Conceição Matias realizaram uma visita à Escola Municipal Elvira Gomes de Moura, que teve como objetivo discutir ações para melhor atender a comunidade escolar, garantindo aos estudantes um ambiente acolhedor e que incentive a aprendizagem.

#prefeituradeportalegre #educação

#Esporte 09/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS MAIS ESPORTE PARA O MUNICÍPIO: PROJETO SOCIAL NETO CARAÚBAS

Na manhã de hoje (09), o prefeito José Augusto, ao lado do chefe do setor de desportos, Marcos Venicios, recebeu o atleta Neto Caraúbas, proprietário da NC2 Sports.

O município firmou parceria com a empresa, com o objetivo principal de ofertar oportunidades aos desportistas de Portalegre.

O desportista Neto Caraúbas disse que "O esporte não é um gasto, é investimento". Já o prefeito José Augusto reforçou que "O esporte é uma importante ferramenta para a transformação social e essa é mais uma iniciativa da nossa gestão para fortalecer e incentivar a prática do esporte".

#prefeituradeportalegre #desporto #transformaçãosocial

#Educação 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS RETORNO AULAS DO ANO LETIVO 2020

A Prefeitura Municipal de Portalegre informa que as aulas referentes ao ano letivo de 2020 já foram retomadas. O retorno do período letivo se deu ontem (01), em formato remoto, e está previsto para ser finalizado no dia 12 de março.

As estratégias de retorno foram definidas em reunião realizada pela Prefeitura com a participação de gestores e professores das escolas de Portalegre, onde foram ouvidas sugestões e tomadas decisões para melhor beneficiar os estudantes da nossa cidade. O modelo remoto foi escolhido para proteger os jovens, as crianças e os profissionais neste cenário de pandemia.

#prefeituradeportalegre

#educação

#aulasremotas

#Educação 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS REUNIÃO COM GESTORES E PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Na manhã de hoje (01) foi realizada uma reunião com gestores e professores das escolas da rede municipal, na qual se discutiu a retomada do ano letivo de 2020. Na ocasião, ficou estabelecido que o retorno se dará de forma remota, e foram levantadas estratégias para garantir condições adequadas de aprendizado ao aluno nesse cenário de pandemia.

É um compromisso da Prefeitura Municipal de Portalegre assegurar que a modalidade online de ensino aconteça de forma eficiente e satisfatória, tanto para o professor quanto para o aluno.

#prefeituradeportalegre #educação

#Esporte 30/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENTREGA DE MATERIAL ESPORTIVO ÀS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.

Na manhã de ontem (29), a secretária de educação, Graça Feitosa, e o chefe do setor de desporto, Marcos Venicios, realizaram visitas às escolas municipais para conhecer a realidade e a necessidade de cada uma das instalações.

Na oportunidade, foram entregues materiais esportivos para suprir as necessidades de todas as unidades, o que não acontecia desde 2019.

De acordo com a secretária de educação, os materiais darão melhores condições de trabalho aos profissionais e permitirão a prática esportiva pelos alunos.

Já o chefe de desporto afirmou que a prática do esporte em nosso município necessita de incentivo diário, tanto entre os muros das escolas quanto fora deles. "Estamos aqui para contribuir e fortalecer o desporto", concluiu Marcos Venicios.

#PrefeituraDePortalegre #desporto #escolas

#Esporte 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS VISITA AS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA
#Educação 28/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PALESTRA COM O DIRETOR DA ESCOLA DA ASSEMBLEIA DO RIO GRANDE DO NORTE (EALRN) JÕAO MARIA DE LIMA

Na manhã de hoje (28), no auditório do Centro Administrativo, o prefeito José Augusto, junto ao secretariado municipal, gestores escolares e equipe técnica da educação participaram de uma palestra ministrada pelo Diretor da Escola da Assembleia do Rio Grande do Norte (EALRN), professor João Maria de Lima.

Na oportunidade, foi destacada a realidade da educação pública, a necessidade da união das escolas e as estratégias para ampliação do conhecimento dos alunos.

Em sua exposição, o professor João Maria falou sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas, enfatizando que a educação é a semente da esperança por um futuro melhor.

"Estamos firmando parcerias para assegurar aos portalegrenses uma educação pública de qualidade, com foco no desenvolvimento da aprendizagem", afirmou o prefeito José Augusto.

#Educação 23/11/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA DE PORTALEGRE CONQUISTA 1º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2020.

ESCOLA DE PORTALEGRE CONQUISTA 1º LUGAR NA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR 2020.

A Escola Municipal Professora Elvira Gomes de Moura, localizada na zona rural de Portalegre, conquistou o 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020, com o relato de experiência cujo título traz: "OS DESAFIOS DAS AULAS REMOTAS NA ESCOLA PROFESSORA ELVIRA GOMES DE MOURA LOCALIZADA EM ÁREA DE ASSENTAMENTO RURAL NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE RN". A unidade foi escolhida como escola referência estadual e concorrerá com os outros estados na etapa regional.

Nesta edição especial, a iniciativa do prêmio é reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos e do apoio aos professores e colaboradores.

Para a secretária Municipal de Educação, Aline Albuquerque, a Escola Municipal Professora Elvira Gomes de Moura, é um exemplo de superação diante dos desafios de uma escola localizada em área rural.

— Essa escola é um marco de resiliência. A direção e seus colaboradores conseguiram articular professores, funcionários e alunos diante do grande desafio que foi o enfrentamento da quarentena escolar. É um exemplo para a educação brasileira e, por isso, foram premiados, o que nos dá muito orgulho. Mantiveram seu compromisso de educadores e merecem o reconhecimento de todos nós — destacou.

A diretora Verônica Holanda considera a atenção da escola para as sugestões e avaliações de toda a comunidade escolar como fator de destaque para o sucesso das ações que foram implementadas pela unidade desde o inicio da pandemia.

— Eu destaco o "ouvir" como um dos principais elementos desse trabalho. Nós conhecemos nossa comunidade e temos uma gestão democrática. Professores, gestores e alunos opinaram, sugeriram, criaram. Pensamos junto com os alunos. Eles também mostraram importantes caminhos para solucionarmos vários problemas de acesso e viabilizarmos a participação de todos.

A Secretária de educação e a gestora da escola agradecem o empenho de todos os professores, alunos, supervisora escolar, funcionários e ao Prefeito Manoel de Freitas Neto pelo apoio e incentivo na condução da educação do município e ensino de qualidade.

O Prêmio é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

#CONVITE 10/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONVITE REUNIÃO COM PARTICIPAÇÃO DE MÁRCIA PORTELLA Segunda-feira às 16h via Google meet, reunião com professores, gestores, supervisores com participação da representate do Conviva, Márcia Portella.
#INFORME 26/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFORMA O RECESSO ESCOLAR Seguindo nosso calendário da Rede Municipal de Ensino, o recesso escolar inicia-se no dia 24 de junho, indo até 06 de julho, portanto, haverá uma pausa nas atividades remotas.
#CONVITE 02/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS VAMOS CONVERSAR SOBRE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA? A Secretaria Municipal de Educação convida você para esse bate-papo virtual que abordará esse assunto tão pertinente, que merece toda a nossa atenção.
#Comunicação 17/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS As aulas na educação infantil continuam a distância devido a pandemia do coronavírus.

As crianças da educação infantil do nosso município, não param suas atividades.

Através das redes sociais, da entrega de atividades, orientações direcionadas pelos profesores e contato constante com os pais, não deixamos de tentar oferecer situações de aprendizagem.

Cemei Portal do Saber

Escola Francelino José Sobrado

Escola Enéas Barbosa Bonsucesso

Escola João Delmiro Estrondo

O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER está disposição de todos para qualquer dúvida e/ou esclarecimento.

#Educação 12/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL O planejamento, mesmo com a paralisação, é impportante para a sequência das atividades à distância para os alunos.
#Educação 27/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PLANEJAMENTO PARA A CONTINUAÇÃO DAS AULAS EAD DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE. A supervisão da Rede Municipal de Ensino de Portalegre, se reuniram na sexta-feira (24/04) para avaliarem as estratégias e atividades propostas pelos professores, para os alunos.
#Educação 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Registros dos alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza realizando as atividades e estudando em casa.

PREFEITURA DE PORTALEGRE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Registros dos alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza realizando as atividades e estudando em casa. Nas fotos temos alunos de diversas turmas da instituição. Todos os alunos são orientados pelos professores e gestão da escola através das mídias sociais e são acompanhados pelos seus pais em casa na realização das tarefas.

Incentive e estimule seus filhos a estudar em casa.

#Educação 24/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Secretaria de Educação de Portalegre realiza entrega de gêneros alimentícios para alunos da rede municipal de ensino.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA ENTREGA DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

A Alimentação Escolar é um direito de todos os alunos matriculados nas escolas, portanto, diante da situação atual de saúde e suspensão temporária das aulas presenciais é necessário garantir a Segurança Alimentar e Nutricional dos estudantes. Na última terça-feira, dia 08 de Abril de 2020, a Lei nº 13.987/2020 alterou a Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre alimentação escolar, com isso, os Municípios poderão distribuir gêneros alimentícios com recursos da Merenda Escolar. Portanto, a Prefeitura Municipal de Portalegre, Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Setor de Merenda Escolar comunica que os kits produzidos com os gêneros alimentícios, adquiridos por meio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) serão distribuídos a partir de segunda-feira, 20 de abril de 2020, nas Escolas da Rede Municipal de Ensino. Informamos que inicialmente as entregas serão as famílias beneficiarias do Bolsa Família e que estão no cadastro único, cujos filhos estão matriculados nas Escolas, conforme decisão em acordo com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). Brevemente, a distribuição será estendida para os demais alunos da rede, de acordo com as recomendações do FNDE. As Escolas entraram em contato com os pais e responsáveis dos alunos a cerca das datas e horários de distribuição, sendo divulgada por cada escola o cronograma. A distribuição obedecerá rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde necessárias neste momento de Pandemia do Covid-19 (Coronavíus). Pedimos a colaboração de todos neste momento devido o elevado número de alunos do Município, as entregas serão realizadas por períodos, a fim de evitar aglomerações. Para mais informações, entrar em contato com as Escolas e Secretaria de Educação e Gestoras Escolares.

#Educação 17/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Reunião de avaliação das atividades que estão sendo realizadas na rede Municipal de ensino. A reunião tem como objetivo avaliar a forma de encaminhamento das atividades pelos professores no Ensino a Distancia (EAD) devido a pandemia do coronavírus.
#Educação 16/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS MESMO NA PARALISAÇÃO, OS PLANEJAMENTOS NÃO PARAM. Professores e Supervisores da EMMJS e da E.M.Filomena Sampaio de Suza se reunem para o planejamento das atividades para os alunos em casa( EAD).
#INFORME 14/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Orientações legais do FNDE a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, nesse período de COVID-19. A presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Aparecida, com a Secretária Municipal de Educação, Aline Cristina e o Prefeito Municipal Manoel de Freitas Neto.
#Educação 08/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS REUNIÃO DO CME E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO. REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO - PORTALEGRE/RN.
#Educação 03/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Depoimento de aluno da rede de ensino EAD

PORTALEGRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

* Depoimento de aluno da Escola Municipal Elvira Gomes de Moura sobre a realização das atividades e estudos em casa devido a pandemia do coronavírus*

Os alunos estão sendo auxiliados e orientados pelos professores através das mídias com a ajuda dos pais e responsáveis.

Incentive seu filho a estudar em casa.

#Educação 02/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O ESTUDO EM CASA TORNA-SE MAIS IMPORTANTE AGORA! ALUNOS E PROFESSORES, O ESTUDO EM CASA E AS AULAS ONLINE SERÁ NOSSO PRINCIPAL VEÍCULO PARA NOSSO CONHECIMENTO.
#Educação 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SUSPENSÃO DAS AULAS EM TODA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO Considerando o comunicado da Srª Governadora do RN, a SUSPENSÃO DAS AULAS das redes pública e privada do RN.
#Comunicação 13/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Nesta quinta feira foi a vez do Planejamento dos Anos Finais, 6° ao 9°. Planejamento realizado pela supervisora Claudia Cavalcante, e apoio de Wellitania Gomes, e Wagna Bezerra.
#CONVITE 12/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FIQUEM ATENTOS! CALENDÁRIO DE REUNIÓES CACS/FUNDEB Calendário de reuniões ordinárias CACS/FUNDEB, do mandato de 30/12/2019 a 29/12/2021
#Educação 12/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS 1º PLANEJAMENTO PROFESSORES, ESTAGIÁRIOS, MONITORES E GESTÃO. Encontro realizado nesta quarta-feira, 11/03 na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.
#Educação 20/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS NOVAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA E INÍCIO DO ANO LETIVO 2020.
#Comunicação 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza funcionará em sua nova instalação.

COMUNICADO/CONVITE

A Prefeitura de Portalegre por meio da Secretaria Municipal de Educação comunica aos pais e responsáveis por alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza que aulas iniciarão no dia 17 de fevereiro segunda-feira nas novas instalações da instituição que fica localizada na Rua Raimundo Rodrigues Torres. Todos que fazem a instituição e a comunidade escolar municipal convida os pais para irem deixar seus filhos no primeiro dia de aula e assim conhecer as novas instalações da escola.

#Educação 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS 1º DIA DE JORANADA PEDAGÓGICA Aconteceu na manhã de hoje (04 de fevereiro) o 1º dia da Jornada Pedagógica 2020, uma manhã de muito conhecimento e interação.
#Educação 04/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS Secretaria de Educação Realiza Jornada Pedagógica 2020. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2020.

Foi realizada na manhã de hoje 04 de fevereiro de 2020 no auditório do centro administrativo em Portalegre a abertura da Jornada Pedagógica 2020 com o tema: Organização do Trabalho Pedagógico e Curricular: Planejamento, Ação Docente e Avaliação dos Processos de Ensinar e Aprender. A ação é realizada pela Prefeitura de Portalegre através da Secretaria de Educação. O evento de abertura contou com a participação do Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Presidente da Câmara de Vereadores Euclides Luiz Pereira Neto, da Secretária de Educação Aline Cristina Albuquerque, da Secretária de Administração Ana Valéria Marques, da Diretora da 15º Dired Maria Aparecida Vieira Diógenes, de professores, gestores, supervisores, estagiários, auxiliares de serviços diversos, merendeiras e porteiros. A Jornada Pedagógica 2020 teve início hoje e vai até 07 de fevereiro. A palestra ficou por conta da Coach e Empresária Diosneci Sena que trabalhou o tema: O Poder da Autorresponsabilidade. Ainda contou com a exposição do tema: Refletindo a Prática da Educação Inclusiva com a Professora Maria Selidam de Sá. A abertura contou com a bela apresentação cultural do grupo de canto Voart.

ASCOM/PMP
#Educação 14/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ATENÇÃO! Inscrições do Transporte Escolar de Portalegre a Pau dos Ferros. ATENÇÃO!
Inscrições do Transporte Escolar de Portalegre a Pau dos Ferros.

- A Prefeitura Municipal de Portalegre através da Secretaria de Educação comunica aos estudantes que utilizam ou irão utilizar o transporte público escolar de Portalegre a Pau dos Ferros no ano de 2020 devem realizar o cadastro na Secretaria Municipal de Educação.

- Para realização do cadastro é necessário levar os documentos pessoais; comprovante de matrícula e comprovante de residência. O cadastro é realizado na Secretaria de Educação, Centro Administrativo das 07:00 h às 12:00 h e das 13:00 h às 16:00 h.

ASCOM/PMP
#Caravana 27/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZA A CARAVANA SERRANA 2019. PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS REALIZA A 5ª EDIÇÃO DA CARAVANA SERRANA.

A Caravana Serrana aconteceu no turno matutino e vespertino no dia 26 de novembro na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza a 5ª edição da Caravana Serrana realizada pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde para alunos e pais de alunos da instituição e toda a comunidade Portalegrense. A Caravana Serrana conta com oferta de serviços de saúde, cadastro único, oficinas lúdicas, busca ativa escolar, atendimento psicossocial, campanhas informativas e salas interativas. Presentes na ação o Prefeito Neto da Emater, Secretários Municipais, Técnicos das Secretarias, Professores, Gestores Escolar, Funcionários da Escola, Estagiários e Voluntários.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Turismo 18/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CASA DE CÂMARA E CADEIA RECEBE VISITA DE ESTUDANTES DE MOSSORÓ RN.
#Educação 20/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DOS PROJETOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DOCUMENTO CURRICULAR DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS.
#Educação 07/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESTUDANTES DE ASSÚ VISITAM CASA DE CÂMARA E CADEIA E PONTOS TURÍSTICOS DE PORTALEGRE *VISITAS CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE*

A Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre recebeu hoje 03 Agosto de 2019 de estudantes do Educandário Nossa Senhora das Vitórias da Cidade de Assú RN. Os estudantes, acompanhados de professores e guiados pelo guia turístico Paulo Fonseca fizeram um CIT TUR pelos principais pontos turísticos, naturais e históricos do município. Em visita na Casa de Câmara e Cadeia os estudantes foram recepcionados pelo diretor da Casa de Câmara, Marcksuel Oliveira, visitaram a pinacoteca, biblioteca e museu público, o diretor falou sobre o histórico de fundação da Casa de Câmara e Cadeia.


ASCOM/PMP
#Educação 26/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU CONFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU CONFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
#Educação 20/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informamos a todos os Professores da rede municipal de ensino, que as atividades a serem desenvolvidas no dia 21 de junho de 2019, intitulada como desfile de carroças e afins, será contabilizada como horas atividades do mês de junho, conforme prevê o artigo 40 §2º da Lei 232/2009-GP/PMP- qual seja o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração do Magistério. Considerando que essas horas atividades não vêm sendo cumprida pelos professores, tampouco os planejamentos semanais, visto que o último ocorreu no dia 27 de março, e considerando que os professores estão recebendo pelas 30 horas integrais, não há configuração de excesso de trabalho, ao contrário apenas minimiza o débito de horas devidos pelos professores. Considerando ainda que é dever do professor cumprir com carga horária acima mencionada, reservando uma parte para horas atividades, na forma prevista pelo art. 40 da lei multicitada. Considerando por fim, que o evento acima mencionado será contabilizado como cumprimento mensal da carga horária reservada hora atividade mensal. Informamos que os professores que não comparecerem ao evento sem justificativa plausível, ocasionará no não cumprimento de 15 horas atividades, o que implicará no registro de faltas em seu holerite a serem descontados na próxima folha de pagamento. Por oportuno, cumpre mencionar o que dispõe o §2º do artigo acima mencionado, prevendo que: “A jornada de trinta horas semanais do professor em função docente inclui vinte e quatro horas de aula, correspondentes a horas letivas e seis horas de atividades, das quais, o mínimo de três horas será destinado a trabalho coletivo na escola. ” Cumpre mencionar, ainda, o disposto no §2º do artigo 44 da Lei acima citada: “O vencimento do professor será calculado à razão de 05 (cinco) semanas/mês”, por isso 3 horas semanais vezes cinco semanas, igual a 15 horas. Por fim, reafirmamos que a atividade a ser desenvolvida amanhã (21/06/2019) corresponderá as horas atividades no mês de junho. Esse esclarecimento refere-se exclusivamente aos professores, não se aplicando ao pessoal de apoio, o qual poderá ser convertido em folga.
A secretaria de Educação e Desporto está aberta ao diálogo de forma amigável com todos os servidores nela lotados. Informamos ainda que o trabalho do sindicato está ligado a luta pelos direitos da classe de forma legal e não tem poder para deliberar por si só qual carga horaria e quais os dias os filiados trabalharão.
#Festa 18/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZOU FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES 2019. ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZOU FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, a Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, que tem como diretora Lúcia Vaz, realizou na tarde desta sexta-feira (17), uma festa em homenagem ao dia das Mães. A festa foi realizada com o apoio de toda equipe de funcionários da escola, com a ajuda de amigos que contribuíram na realização do evento. A festividade iniciou com mensagens para as mães realizada pela diretora Lúcia Vaz e Vice-diretora Elenilda Santos, onde as mesmas deram boas vindas a todas as mães, homenageando-as. O Prefeito Manoel de Freitas participou do evento levando sua mensagem de homenagem a mães dos alunos matriculados na instituição.

Foi realizada dinâmicas, além de sorteios de brindes, brincadeiras, desfile, danças e mensagens pelos filhos. Logo em seguida foi oferecido um delicioso jantar, preparado com muito carinho para todas as mães homenageadas.

ASCOM/PMP
#Festa 17/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZA FESTA DAS MÃES 2019. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZA FESTA DAS MÃES 2019.

Aos 16 de maio de 2019, o Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber realizou a festa em comemoração ao dia das mães, o evento foi realizado para todas as mães das crianças matriculadas na instituição. O momento foi iniciado com a mensagem de boas vindas da Gestora Graça Alexandre parabenizando as mães pela data especial, em seguida foi feita a leitura de mensagens para as mães, exibição de vídeo das crianças em homenagens às suas mães, momento de cântico pela servidora Carminha, foi realizada diversas dinâmicas e entregas de brindes para as mães, bingo de uma cesta com diversos brindes, apresentações teatrais pelas professoras e estagiárias, danças, músicas de homenagens às mães pelas crianças. O Prefeito Manoel de Freitas Neto esteve presente no evento levou sua mensagem de felicitação a todas as mães presentes na comemoração, destacou o valor das mesmas na vida dos filhos e na sociedade, o gestor ainda destacou diversas ações desenvolvidas pela sua administração no município. Esteve presentes no evento, mães, professoras, estagiárias, servidores, Secretária de Educação Emanuela Albuquerque, Nutricionista Paloma Emanuelle, Diretor da Casa de Câmara Marcksuel Oliveira, Secretária de Administração Ana Valéria Marques e técnica da Secretaria de Educação Iraci Lucena. Pra finalizar foi realizado o baile com todos os presentes no evento e em seguida foi servido o jantar. A Gestora Graça Alexandre parabeniza todos que fazem a instituição pela realização do evento e deixa o abraço para todas as mães do CEMEI.

ASCOM/PMP
#Educação 14/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CORPO DE BOMBEIROS REALIZA O PROJETO KIM NA ESCOLA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAL, COM O OBJETIVO DE ENSINAR AS CR CORPO DE BOMBEIROS REALIZA O PROJETO KIM NA ESCOLA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAL, COM O OBJETIVO DE ENSINAR AS CRIANÇAS A SE COMPORTAREM DIANTE DAS ÁGUAS E PREVENIR AFOGAMENTOS.
#Festa 01/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS II BAILE CARNAVALESCO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER. II BAILE CARNAVALESCO DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER.

O II Baile Carnavalesco do CEMEI PORTAL DO SABER dos alunos dos turnos matutino e vespertino foi realizado na manhã e tarde de hoje, 01 de março de 2019, na sede da instituição. Com muita alegria, músicas e diversão, todas as crianças estavam caracterizadas de seus personagens preferidos, com máscaras e chapéus. A gestão, professoras, estagiários e colaboradores da instituição fizeram a animação da criançada.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 22/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE REALIZA A I REUNIÃO DE PAIS EM 2019. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE REALIZA A 1ª REUNIÃO DE PAIS EM 2019.

Foi realizada na tarde de ontem, 21 de fevereiro de 2019, a 1ª reunião de pais de alunos, na sede do Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber CEMEI. A Diretora do CEMEI, Maria das Graças Alexandre, deu início ao encontro, dando as boas vindas e agradecendo a todos os pais que estavam presentes na reunião, fez a presentação da equipe de apoio, professoras, estagiárias e funcionários. Seguindo a pauta do encontro, a gestora repassou para os pais, as normas de funcionamento da instituição. As professoras Danuzia e Lucineide apresentaram um vídeo sobre dicas de adaptação das crianças na escola a supervisora Dalieve fez a apresentação do plano de ação 2019 do CEMEI 2019 encerrando a reunião, foi realizada a palestra sobre a importância da família na educação dos filhos, pela professora e palestrante Lígia Paula. Ao final do encontro foi servido um lanche para todos os pais, a gestão agradeceu a todos pela participação, destacando a importância da relação pais e escola, para melhor desenvolvimento na vida escolar das crianças.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 14/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA INICIA ANO LETIVO 2019. ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA INICIA ANO LETIVO 2019.

O ano letivo na Escola Filomena Sampaio de Souza iniciou na manhã de hoje, 14 de fevereiro, assim como nas demais escolas do município. Os portões abriram antes das 07 h da manhã, já com a presença de Professores, gestores, estagiários e servidores dando boas vindas a todos os alunos e pais para mais um ano letivo.
A gestora da escola Lúcia Vaz, destacou “que o foco de toda a instituição é a aprendizagem e no ano letivo que se inicia não será diferente, e ainda enfatiza que esta prioridade, na prática, se traduz em um conjunto de ações voltadas para apoiar o professor em seu trabalho na sala de aula. É nesse contexto que a escola deve estar integrada com a família para que o sucesso do aluno ocorra com mais oportunidades.”
A Prefeitura de Portalegre, através da Secretaria de Educação entregou os kits de materiais escolares e livros didáticos aos alunos da rede municipal de ensino, já para o primeiro dia de aula.
“Estamos dando nosso abraço de acolhida. Uma das melhores formas de demonstrar respeito pelas pessoas é cuidar das crianças, que são responsáveis pelo futuro. E esse respeito é hoje traduzido na entrega desses materiais escolares, logo no primeiro dia de aula”, destaca o Prefeito Manoel de Freitas.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 11/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE RECEBE AULA DE CAMPO DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS DA UERN PAU DOS FERROS. PORTALEGRE RECEBE AULA DE CAMPO DE MESTRANDOS E DOUTORANDOS DA UERN PAU DOS FERROS.

Foi realizada hoje, 09 de fevereiro de 2019 no Espaço Cultural Cantofa e Jandi uma aula de campo dos cursos de mestrado e doutorado em letras do PPGL/UERN - Pau dos Ferros, da disciplina discurso, história e memória, a aula foi coordenada pelo professor Dr. Gilton Sampaio de Souza. A aula de campo teve como temática: “Memórias e histórias que dão vozes à vila de Portalegre/RN”. Durante a aula aconteceu uma mesa-redonda intitulada “Memórias de Quilombolas e da Casa de Câmara e Cadeia de Portalegre”, a mesa-redonda teve como expositores, o diretor da Casa de Câmara e Cadeia, Marcksuel Oliveira, o professor e historiador Dr. Thiago Dias, representantes das comunidades quilombolas do Pêga Ielandia Jacinto, do Arrojado a líder comunitária Fatinha, e do Sobrado Elaine Maria. O evento contou com a participação de mestrandos, doutorandos, do Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Ed Rogers Lira e comunidade local.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing e Eventos.
#Educação 11/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE REALIZA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2019 DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. PREFEITURA DE PORTALEGRE REALIZA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2019 DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO.

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed), realiza a partir desta segunda-feira, 11 de fevereiro, no auditório do centro administrativo a jornada pedagógica para professores, servidores e estagiários das escolas da rede municipal e estadual de ensino local. A jornada pedagógica tem como tema: Desafios e possibilidades nas práticas Pedagógicas.

A abertura da jornada iniciou com o credenciamento dos participantes, recitação de uma poesia realizada por alunos da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, formação da mesa de abertura, com a presença do Prefeito Manoel de Freitas neto, do Secretário de Educação Francisco Sales Andrade, da Professora colabora da Secretaria Ivonete Soares, da Presidente do Conselho Municipal de Educação Aparecida Costa. Em seguida foi dado início a conferência com o tema: Diretrizes Curriculares do RN e BNCC, ministrada pela conferencista Professora Mestre Maria Auxiliadora Alves da Costa.

Foi realizado no Espaço Cultural Cantofa e Jandi um seminário temático: Capacitação de merendeiras e auxiliares de serviços diversos - Boas práticas de manipulação de alimentos e higiene sanitária nas cozinhas escolares, ministrada pela nutricionista Paloma Emanuelle do Nascimento.

O encontro vai até esta quinta-feira, 13, e mobiliza todos os educadores da rede de ensino, entre professores, estagiários, gestores e servidores de todas as escolas da educação infantil e fundamental.

ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 05/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZOU IV ENCONTRO ADMINISTRATIVO. ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZOU IV ENCONTRO ADMINISTRATIVO.

Foi realizada na tarde de hoje, 04 de fevereiro de 2019, o IV encontro administrativo na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, a instituição vem realizando encontros administrativos desde a volta dos professores e servidores das férias, se preparando para o ano letivo de 2019. O encontro tinha como pauta uma palestra com o tema: “A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, mostrando o papel do professora da sala regular e do AEE no processo inclusivo da escola” a palestra foi ministrada pela Professora Pedagoga Rafaela Pereira Chagas, ex-aluna da escola. Participaram do encontro, a equipe pedagógica, professores e servidores da escola.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 05/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU ENTREGA DO KIT DE MATERIAL ESCOLAR AOS PROFESSORE A PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU ENTREGA DO KIT DE MATERIAL ESCOLAR AOS PROFESSORES E ESTAGIÁRIOS ATUANTES NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
#Educação 22/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA CADASTRO DE ALUNOS QUE ESTUDAM EM PAU DOS FERROS E UTILIZA O TRAN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA CADASTRO DE ALUNOS QUE ESTUDAM EM PAU DOS FERROS E UTILIZA O TRANSPORTE PÚBLICO.
#Educação 20/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE REALIZA FORMATURA DO ABC 2018. Formatura ABC 2018 do Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber.



*No mundo dos sonhos, somos doutores do conhecimento.*



O evento foi realizado aos 19 de dezembro de 2018, com presença dos formandos, pais, padrinhos, convidados, autoridades, professores e comunidade.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 14/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE RECEBE A VISTA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO N CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE RECEBE A VISTA DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DE UM ESPANHOL VINDO DE SALAMANCA NA ESPANHA.
#Educação 14/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITO NETO DA EMATER RECEBE PROFESSORES DA UERN PAU DOS FERROS PARA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PREFEITO NETO DA EMATER RECEBE PROFESSORES DA UERN PAU DOS FERROS PARA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE ESTÁ SENDO INSTALADO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO.
#Educação 12/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, REALIZA A ÚLTIMA REUNIÃO COM OS PAIS DE ALUNOS EM 2018. EDUCAÇÃO: Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, realiza a última Reunião com os pais de alunos em 2018.



Foi realizada, na tarde do dia 11 de dezembro de 2018, na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, a última reunião com os pais dos alunos da referida instituição. De início, a Diretora Antonia Lúcia Vaz, juntamente com a Vice Diretora Elenilda dos Santos, deram as boas vindas a todos os pais presentes, leram mensagens natalinas e destacaram as conquistas que a escola e os alunos obtiveram durante o ano letivo de 2018.

O Prefeito Manoel de Freitas Neto, esteve presente na reunião e em sua fala, destacou a expressiva participação dos pais nos encontros realizados pela escola, parabenizou das gestoras, os professores, estagiários e funcionários pelo trabalho desenvolvido na instituição, destacou ainda a importância dos pais no acompanhamento dos filhos na vida escolar, os incentivando. Durante as falas, foi destacada a conclusão da nova sede da instituição, um espaço onde abrigará a escola com ótima estrutura de salas de aula e recreação para todos os alunos. Pais de alunos também deixaram as suas mensagens de agradecimento a todos que fazem a escola pela boa condução na educação dos seus filhos durante o ano letivo de 2018.

Finalizando o momento, teve música ao vivo e foi servido um jantar em confraternização com todos os presentes.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 11/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE PORTALEGRE FARÃO PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE PORTALEGRE FARÃO PARTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

As Escolas Municipais de Portalegre: Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza Escola Municipal Alfredo Silvério e a Escola Estadual Margarida de Freitas irão participar a partir de 2019 do Programa de Residência Pedagógica. As escolas mencionadas acima receberão discentes do curso de Letras Espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Gestores e professores das escolas de Portalegre recepcionaram os coordenadores do programa, o Professor Francisco Lindenilson Lopes e a Professora Marta Jussara Frutuoso da Silva, que estavam acompanhados dos discentes do curso de letras espanhol, na qual vieram participar do 1º Seminário de ambientação da residência pedagógica. Na oportunidade, os coordenadores apresentaram o programa aos gestores, alunos e professores das instituições integrantes do programa.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 04/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE E EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA DIVULGA E PARABENIZA A TODOS OS ALUNOS A PREFEITURA DE PORTALEGRE E EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA DIVULGA E PARABENIZA A TODOS OS ALUNOS APROVADOS NO EXAME DE SELEÇÃO PROEN IFRN TÉCNICO INTEGRADO 2019.
#Esporte 30/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O DEPARTAMENTO DE DESPORTO DA PREFEITURA DE PORTALEGRE REALIZOU ENTRE OS DIAS 19 DE OUTUBRO E 25 DE NOVEMBRO CAMPEONATOS O DEPARTAMENTO DE DESPORTO DA PREFEITURA DE PORTALEGRE REALIZOU ENTRE OS DIAS 19 DE OUTUBRO E 25 DE NOVEMBRO CAMPEONATOS DE FUTSAL NAS CATEGORIAS SUB 11 E A CATEGORIA ADULTO.
#Cultura 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZA ENCERRAMENTO DO IV SARAU LITERÁRIO, CULTURAL E O PROJETO NAS ONDAS DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZA ENCERRAMENTO DO IV SARAU LITERÁRIO, CULTURAL E O PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA.
#Cultura 22/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEGUNDA NOITE DO IV SARAU LITERÁRIO, CULTURAL E O PROJETO ONDAS DA LEITURA DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA SEGUNDA NOITE DO IV SARAU LITERÁRIO, CULTURAL E O PROJETO ONDAS DA LEITURA DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA 2018.
#Cultura 22/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ABERTURA DO IV SARAU LITERÁRIO CULTURAL E O PROJETO ONDAS DA LEITURA DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA. ABERTURA DO IV SARAU LITERÁRIO CULTURAL E O PROJETO ONDAS DA LEITURA DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA.

A primeira noite do IV Sarau Literário e Cultural da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza foi realizada no Centro Administrativo com a presença do Prefeito Manoel de Freitas Neto, da gestora da Escola Lúcia Vaz, professores, alunos, funcionários e da comunidade Portalegrense. A Gestora Lúcia Vaz, fez a abertura do evento, dando boas vindas a todos e ressaltando a importância da leitura na vida dos alunos.
Nesta primeira noite, aconteceram as seguintes apresentações:

2• A e B - Na Casa da minha avó de Manoel Cavalcante.
3• A - Teatro: Casamento de Maria Bonita e Lampião, poema de Íris Mariane.
3• B - Poemas de Bráulio Bessa.
5• Ano ( E. M. Manoel Joaquim de Sá) Auto do Boi encantado. Paródia.
8• B - Dança Recital poesia: Nordestino Sim, nordestinado não. (Auta de Souza)
9• A - Poesia sobre a Consciência Negra
Recital: A Chegada de Ariano Suassuna no Céu. Homenagem Grupo musical.

*O IV continua com programações nos dia 21 e 22 de novembro*

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 19/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONVITE A ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA CONVIDA TODA A COMUNIDADE PORTALEGRENSE PARA PARTICIPAR DO IV SARAU CONVITE A ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA CONVIDA TODA A COMUNIDADE PORTALEGRENSE PARA PARTICIPAR DO IV SARAU LITERÁRIO, CULTURAL E O PROJETO ONDAS DA LEITURA.
#Educação 09/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER EM PORTALEGRE REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA. NOSSO MUN CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER EM PORTALEGRE REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA. NOSSO MUNDO, NOSSAS HISTÓRIAS CONHECENDO ANA MARIA MACHADO.
#Educação 06/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE E EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA PARABENIZA A TODOS OS ALUNOS HABILITADOS PREFEITURA DE PORTALEGRE E EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA PARABENIZA A TODOS OS ALUNOS HABILITADOS PARA CORREÇÃO DA PROVA DISCURSIVA DO EXAME DE SELEÇÃO 2019 IFRN.
#Educação 15/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS MENSAGEM AOS PROFESSORES DE PORTALEGRE 15 DE OUTUBRO DE 2018. MENSAGEM AOS PROFESSORES DE PORTALEGRE - 15 DE OUTUBRO DE 2018.

Nossa homenagem de gratidão e reconhecimento a todos os PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTALEGRE pelo tanto de transformação que realizam todos os dias nas Escolas Municipais, construindo vias e pontes para centenas de alunos (as) realizarem a travessia para a civilização, para um mundo mais ético, fraterno e solidário.

A todos, NOSSO mais profundo respeito, guardando a plena certeza de que tudo, ou grande parte do que foi semeado, florescerá nas esquinas do tempo, passando a existir um ser humano cada vez melhor, a cada dia!... a esperança se renova!

Parabéns Professor! Parabéns Professora!



Manoel de Freitas Neto - Prefeito Municipal



Afrânio Gurgel de Lucena - Secretário de Educação



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Markeitng.
#Educação 21/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS GRUPO DE ESTUDANTES DA CIDADE DE CAICÓ RN VISITAM A CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE. GRUPO DE ESTUDANTES DA CIDADE DE CAICÓ RN VISITAM A CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE.

A Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre, recebeu na manhã de hoje, 21 de Setembro de 2018, a visita de um grupo de 40 estudantes do Colégio/Externato Santa Clara, da cidade de Caicó RN.

Os estudantes visitaram a Pinacoteca, Museu, Biblioteca e o Espaço Cultural Cantofa e Jandi, na ocasião o Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira repassou o histórico de fundação da Vila de Portalegre e construção do prédio da Casa de Câmara e Cadeia.

O grupo estava realizando aula de campo em Portalegre, visitando os pontos históricos e turísticos, os estudantes estavam juntos com os professores e foram conduzidos na cidade pelo guia Isaías Rocha.



ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Esporte 19/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS UNICEF: CIRCUITO ESPORTIVO É REALIZADO EM PORTALEGRE. UNICEF: CIRCUITO ESPORTIVO É REALIZADO EM PORTALEGRE.

Secretarias Municipais de Portalegre realizou neste dia 18 de setembro o circuito esportivo do Selo Unicef entre algumas Escolas Municipais.

O evento aconteceu na Praça Coronel Vicente do Rêgo Filho com a participação da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza e contou diversas modalidades esportivas como vôlei basquete, atletismo, peteca e dança.

Essa foi uma das ações realizadas pela Comissão Pró-Selo Unicef Direitos da Criança e do Adolescente com o objetivo de incentivar a prática esportiva através da inclusão de todos, buscando uma construção coletiva de respeito à diversidade, além de contribuir para o desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Esporte 11/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTO REALIZA CAMPEONATO DE VETERANOS EM PORTALEGRE. DEPARTAMENTO DE DESPORTO REALIZA CAMPEONATO DE VETERANOS EM PORTALEGRE.


O Campeonato de veteranos teve início no dia 24 de agosto e vai até o dia 30 de setembro, e está sendo realizado na Arena Serrana e é uma realização Prefeitura Municipal de Portalegre, Secretaria Municipal de Educação e desporto.



ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Esporte 11/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DEPARTAMENTO DE DESPORTO REALIZA CAMPEONATO 2018 DE FUTSAL NAS CATEGORIAS SUB 13 E SUB 17 EM PORTALEGRE. DEPARTAMENTO DE DESPORTO REALIZA CAMPEONATO 2018 DE FUTSAL NAS CATEGORIAS SUB 13 E SUB 17 EM PORTALEGRE.

O Campeonato de Futsal 2018 nas categorias sub 13 e Sub 17 iniciou dia 27 de Agosto e se estenderá até 30 de setembro. Os jogos tem movimentado a cidade inteira, onde a população tem ido assistir as partidas que está acontecendo nas segundas e sextas-feiras a partir das 18 horas no Ginásio Francisco Soares de Souza localizado na COHAB. O Campeonato é uma realização da Prefeitura de Portalegre e da Secretaria de Educação e Desporto.

ASCOM/PMP







Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 11/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CEMEI PORTAL DO SABER REALIZA PROJETO DE LEITURA 2018. CEMEI PORTAL DO SABER REALIZA PROJETO DE LEITURA 2018.

O Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber, realizou o projeto de leitura desenvolvido por todas as turmas de creche e pré-escola, com o tema: "Projeto de leitura, nosso mundo, nossas histórias." Este ano foi homenageada a autora ANA MARIA MACHADO, onde foi trabalhado alguns de seus livros, durante todo o período do projeto.

No dia (28) de agosto deu-se início as atividades apresentando para todas as crianças a autora homenageada e algumas de suas histórias, contadas e dramatizadas pelas professoras da instituição. Na oportunidade, o evento teve a participação dos integrantes do programa BALE PORTALEGRENSE e apresentação de alguns integrantes de capoeira do município, que deixou as crianças bastante empolgadas.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 13/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DIA DO ESTUDANTE, MENSAGEM DO PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO. "Dia do estudante" mensagem do prefeito e secretário de educação.

Nessa data, dia 11 de agosto, dia do estudante é com grande satisfação, reconhecimento e gratidão que nós, nos sentimos lisonjeados com toda classe estudantil: educação infantil, fundamental I e II, que estudam nas Escolas Municipais do nosso município. A administração proporciona aos nossos estudantes, ensino, merenda e transporte escolar de qualidade, e buscando sempre estruturar as escolas. Os estudantes têm a maiores ferramentas para tonar nosso município, estado e país cada vez melhor: educação, conhecimento e o espirito transformador.

A educação de nossa cidade estar de parabéns. Nossas escolas municipais são exemplo de pedagogia eficiente, transformadora e colhedora de bons frutos. Preocupamo-nos e buscamos cada vez mais, recursos e estratégias para tornar nossa educação ativa e renovadora. Além de uma ótima pedagogia e profissionais qualificados nas escolas públicas municipais, os estudantes de cursos superiores e técnicos tem todo nosso apoio.

Hoje, são mais de 100 alunos beneficiados com o transporte universitário gratuito. Transporte destinado para a cidade de Pau dos Ferros. É uma satisfação imensa ter nossos cidadãos buscando aprimorar seus conhecimentos e qualificação profissional. E, quem sai ganhando com tudo isso são as famílias, a nossa cidade, estado e país.

Parabéns aos estudantes pelo seu dia!

Prefeito: Manoel de Freitas Neto

Secretário de educação: Afrânio Gurgel

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 07/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE PARTICIPAM DE REUNIÃO AVALIATIVA COM DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
PREFEITO E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE PARTICIPAM DE REUNIÃO AVALIATIVA COM DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

Foi realizada na tarde do dia 06 de agosto de 2018, na sala de reuniões do Centro administrativo, a Reunião Avaliativa Mensal com os diretores das Escolas Municipais, com a presença do Prefeito Neto da Emater e do Secretário Afrânio Gurgel. A Reunião Avaliativa é realizada mensalmente, com o objetivo de discutir e mostrar os resultados de cada escola, focando o aprendizado dos alunos matriculados nas escolas do município.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 03/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS.. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU REUNIÃO COM OS PAIS DOS ALUNOS.

A Gestão do CEMEI PORTAL DO SABER realizou na tarde de hoje, 02 de agosto, reunião com os pais dos alunos matriculados na instituição. A gestora do Centro, a Sra. Graça Alexandre, fez a abertura da reunião, dando boas vindas a todos os pais presentes, fazendo questionamentos acerca do que a instituição oferece aos alunos, houve participação dos pais, dando sugestões para aprimoramento das ações realizadas pela escola. A Supervisora Sra. Dalieve, também fez questionamentos, e levou informações importantes para a condução da vida escolar dos alunos na instituição. Durante a reunião foi exibido em vídeo as atividades e ações realizadas pelos alunos, professores e estagiários. Na oportunidade, os professores entregaram as atividades dos seus alunos realizadas em classe ao pais. O encontro contou com a participação dos pais, professores e funcionários do CEMEI.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 01/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, REALIZOU NESTE DIA 31 DE JULHO NA SEDE DA INSTITUIÇÃO, O VI ARRAIÁ DA DONA A ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, REALIZOU NESTE DIA 31 DE JULHO NA SEDE DA INSTITUIÇÃO, O VI ARRAIÁ DA DONA FILÓ.
#Educação 04/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONHEÇA A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL Biblioteca Pública Municipal "Carlos Magno Viana Fonseca".

A biblioteca municipal Carlos Magno Viana Fonseca está localizada nas dependências da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre, primeiro andar, na Praça Vicente do Rêgo Filho, n° 08, centro, Portalegre/RN.

Venha conhecer é utilizar nossa biblioteca. Estamos aguardando por você!

A Biblioteca Municipal conta com livros que abrangem as áreas de Educação, Gestão e Negócios, Saúde e Literatura em geral Revistas impressas, livros didáticos para estudo.

Os usuários poderão fazer sua leitura na própria biblioteca, além de serviços como: empréstimos, reserva de livros e auxílio a pesquisa.

Funciona de Segunda à Sexta das 08 às 17 horas e sábados das 09 às 11 horas.

Venha conhecer e utilizar nosso espaço. Aguardamos por você!!!


ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 04/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PROJETO PROFISSÃO PARA TODOS. Projeto Profissão para todos, é um projeto basicamente sem fins lucrativos, desenvolvido pela IEPB Cursos em parceria com a Prefeitura Municipal de Portalegre e Secretaria da Educação, com o intuito de qualificação profissional para aqueles que estão fora do mercado de trabalho.


O curso tem duração de três encontros, cada curso nos seus respectivos horários, você poderá fazer quantos cursos quiser, sendo necessário apenas uma inscrição!


A Matrícula é gratuita, o curso é gratuito e
O Material digital também é gratuito.

INÍCIO DAS AULAS:
08/07/2018 (Domingo)
Atendente de clínicas 08:00h às 10:00h
Atendente de farmácia 10:00:00h às 12:00h
Assistente administrativo 13:00h às 15:00h
Operador de caixa 15:00h às 17:00h

LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA DE PORTALEGRE .

INSCRIÇÕES NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE OU ONLINE ATRAVÉS DESSE LINK




ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 22/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU O VI ARRAIÁ DA INSTITUIÇÃO. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU O VI ARRAIÁ DA INSTITUIÇÃO.
#Educação 15/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR . SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA FORMAÇÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA PROFESSORES E EQUIPE GESTORA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.

A Formação aconteceu no auditório do Centro Administrativo, e contou com a participação de todos os professores e equipe gestora das escolas municipais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implantação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas e rurais.

Importância da BNCC - Ao determinar com clareza o que os alunos têm o direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade educacional.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TORNA PÚBLICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ASSISTENTES DE ALFABETI PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TORNA PÚBLICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE ASSISTENTES DE ALFABETIZAÇÃO VOLUNTÁRIOS.
#Cultura 09/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESTUDANTES E PROFESSORES VISITAM A CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE. VISITA NA CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE.

A Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre, recebeu na manhã de hoje, 08 de maio de 2018, a visita de 40 alunos juntamente com os professores da Escola Estadual Coronel Fernandes da Cidade de Luís Gomes. O grupo de estudantes e professores vieram a Portalegre realizar uma aula de campo, na oportunidade o Diretor da Casa de Câmara e Cadeia, Marcksuel Oliveira, apresentou as instalações do prédio, falou sobre o histórico da fundação da Vila de Portalegre e da Construção da Casa de Câmara e Cadeia, os alunos visitaram a PINACOTECA, MUSEU E A BIBLIOTECA, e apreciaram a exposição intitulada *PORTALEGRE, CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA*.
O grupo ainda visitou a Comunidade Quilombola do Sobrado.

A Direção da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre agradece a Professora Diane Batista, demais professores e estudantes da Escola Estadual Coronel Fernandes, pela estimada visita.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 24/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PALESTRA EDUCATIVA COM O CAPITÃO STYVENSON. PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PALESTRA EDUCATIVA COM O CAPITÃO STYVENSON.

Foi realizada na tarde de hoje, 24 de abril de 2018, no auditório do centro administrativo, uma palestra educativa, que teve como tema: ORDEM E DISCIPLINA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA FORMAR CIDADÃOS, ministrada pelo Capitão Styvenson.

Com o tema, o capitão enfatizou sobre os valores sociais, drogas, e a ordem e disciplina no ambiente escolar.

O evento contou com a participação de professores e alunos das escolas municipais e estaduais, e das crianças e adolescentes do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de representantes do conselho tutelar, polícia militar local, do Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Secretário de Educação Afrânio Gurgel e da direção da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, Lúcia Vaz e Elenilda Santos.

No final do evento o Prefeito Manoel de Freitas Neto, agradeceu publicamente ao palestrante, aos secretários municipais, gestores, professores, alunos e aos pais e demais que se fizeram presentes.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Educação.

ASCOM/PMP
#Educação 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER, REALIZOU COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO INFANTIL. O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER, REALIZOU COMEMORAÇÃO AO DIA DO LIVRO INFANTIL.

Na manhã de hoje, 18 de abril de 2018, o CEMEI realizou com as crianças a comemoração ao dia do livro infantil. Com a parceria entre professores e auxiliares de sala, os mesmos proporcionaram as crianças um momento lúdico, utilizando recursos didáticos diversos, como o uso de fantoches e a dramatização de histórias infantis.

O contato das crianças com o livro, deve acontecer em momentos que despertem o interesse, o encantamento, a curiosidade e a descoberta. Nesse sentido, os professores e auxiliares permitiram que as crianças descubram essas sensações, sendo como principal objetivo da instituição, quando idealiza um momento de contação de histórias.

Em comemoração ao dia do livro, a instituição homenageou o grande escritor Monteiro Lobato e seus personagens, que fizeram deste um grande escritor de lindas histórias infantis.

A gestão do CEMEI PORTAL DO SABER, agradece a todos os envolvidos no evento realizado.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 20/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE: ABERTURA DO III ACAMCINOBR - ACAMPAMENTO CIENTÍFICO DO NORDESTE. PORTALEGRE: ABERTURA DO III ACAMCINOBR - ACAMPAMENTO CIENTÍFICO DO NORDESTE.

Durantes os dias 18 à 20 de abril, o município de Portalegre estará sediando o III ACAMCINOBR, onde estudantes e professores estarão apresentando projetos científicos.

O ACAMCINOBR é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possa experimentar o fazer ciências. É também um ambiente de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensino Médio e Superior da região nordeste do Brasil.

A abertura do evento contou com o coordenador do acampamento, professor Eronildes, da professora Berenice, do prefeito Manoel de Freitas Neto, do secretário de educação Afrânio Gurgel, de professores e estudantes de diversos estados do Brasil, e da região.

No momento, o líder quilombola Aércio, ministrou uma palestra, com o tema: "Relações étnicas raciais e direitos humanos."





ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Comunicação 17/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE, AFRÂNIO GURGEL, CONCEDEU ENTREVISTA NA RÁDIO OBELISCO EM PAU DOS FERROS.
#Comunicação 17/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONVITE - OFICINA DE FORMAÇÃO DO PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA. CONVITE

OFICINA DE FORMAÇÃO DO PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA.

ASCOM/PMP
#Educação 16/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE: ESCOLA ESTADUAL 29 DE MARÇO REALIZA DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 47 ANOS DA INSTITUIÇÃO. *PORTALEGRE: ESCOLA ESTADUAL 29 DE MARÇO REALIZA DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 47 ANOS DA INSTITUIÇÃO.*



Em comemoração aos 47 anos de historia dedicados a Educar Gerações, a Escola Estadual 29 de Março realizou o desfile cívico pelas principais ruas da cidade.

O evento contou com a participação de entidades educativas, sociais, familiares, do Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Vice-Prefeito Ecimar Pereira, do Secretário de Educação Afrânio Gurgel, do diretor da Escola 29 de Março Deni Pascoal, de vereadores e do Vigário Paroquial Padre Dário Torboli.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 16/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PORTALEGRE: MUNICÍPIO SEDIARÁ O III ACAMCINOBR - ACAMPAMENTO CIENTÍFICO DO NORDESTE BRASILEIRO, DO DIA 18 A 20 DE ABRIL PORTALEGRE: MUNICÍPIO SEDIARÁ O III ACAMCINOBR - ACAMPAMENTO CIENTÍFICO DO NORDESTE BRASILEIRO, DO DIA 18 À 20 DE ABRIL DE 2018.

O ACAMCINOBR é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos, onde possa experimentar o fazer ciências. É também um ambiente de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensino Médio e Superior da região nordeste do Brasil.

O Acampamento Científico terá apresentação de Projetos do:

- Amapá
- Ceará
- Pernambuco
- Santa Catarina
- São Paulo
- Rio Grande do Norte
- E País do México...

Confira o site oficial do acampamento:

https://acampamentocientifico.weebly.com/

Segue nas imagens, a programação.





ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 10/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA O 2º SEMINÁRIO PARA ALUNOS QUE IRÃO FAZER SELEÇÃO DO PROITEC/IFRN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE REALIZA O 2º SEMINÁRIO PARA ALUNOS QUE IRÃO FAZER SELEÇÃO DO PROITEC/IFRN.


Foi realizado no Auditório do Centro Administrativo de Portalegre, no dia 06 de abril de 2018, o 2º Seminário para alunos que irão fazer a seleção do PROITEC/IFRN. O evento foi mais um resultado da parceria entre o IFRN/Campus EaD, Prefeitura Municipal de Portalegre e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto mantida dede o ano 2017.

A Professora Dra. Marília Silveira coordenou o evento, onde foram apresentadas as novidades para os alunos que irão se submeter ao processo de seleção, com o uso da Plataforma do PROITEC e que, os alunos de Portalegre terão acompanhamento online para tirar suas dúvidas.

Outro ponto importante da parceria que foi assegurado é o PROEN/IFRN - APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (CAPROM), que é um curso de capacitação para professores que desejam aderir a proposta do PROITEC.

O evento foi bastante concorrido por alunos das escolas municipais e estadual, fato que causou bastante admiração à equipe do IFRN de Natal. Junto a esse público, estavam professores e diretores (Lúcia, Renata e Deny) das Redes Municipal e Estadual de Ensino, o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, o Sr. Secretário de Educação Afrânio Gurgel de Lucena, o professor Sr. Manoel Rêgo, e representando os pais de alunos, o Sr. Alderi Morais do Nascimento, que não perde uma reunião relacionada a educação do seu filho.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 09/04/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, POR MEIO DA DIRETORIA DE DESPORTO, APRESENTOU A MINUTA DE PREFEITURA DE PORTALEGRE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, POR MEIO DA DIRETORIA DE DESPORTO, APRESENTOU A MINUTA DE AÇÕES ESPORTIVAS PARA 2018.
#Educação 22/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACEP REALIZAM OFICINA DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES E EQUIPE DO CENTR ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACEP REALIZAM OFICINA DE MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES E EQUIPE DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE.
#Educação 19/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, REALIZA ENTREGA DO KIT DO ALUNO - PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA. DIREÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, REALIZA ENTREGA DO KIT DO ALUNO - PROJETO NAS ONDAS DA LEITURA.

Foi realizada na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, a entrega do kit do aluno, correspondente ao projeto "Nas Ondas da Leitura", a entrega foi feita pela gestora Lúcia Vaz e a equipe da escola.

Cada aluno do 5°, 6° e 7° ano receberam uma mochila personalizada contendo: kit de literatura infantil, livro de leitura e escrita de acordo com o ano e faixa etária.

O Projeto Nas Ondas da Leitura oportuniza a crianças e jovens descobrirem sua capacidade de ler e escrever, estimulando o autor que existe em cada um por meio da publicação de suas produções.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.



ASCOM/PMP
#Educação 14/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A EDITORA IMEPH LANÇAM O PROGRAMA NAS ONDA PREFEITURA DE PORTALEGRE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A EDITORA IMEPH LANÇAM O PROGRAMA NAS ONDAS DA LEITURA.

Foi realizado na noite de hoje, 13 de março de 2018 na praça pública de Portalegre, o LANÇAMENTO do projeto "Nas Ondas da Leitura", o projeto tem por objetivo oportunizar a crianças e jovens a descobrirem sua capacidade de ler e escrever, estimulando o autor que existe em cada um por meio da publicação de suas produções.

O evento trouxe várias apresentações culturais para a o palco da carreta da editora IMEPH, onde os alunos das escolas declamaram seus poemas, cantaram músicas e fizeram dramatizações, ainda contou com as apresentações do poeta Antonio Francisco e de violeiros trazidos pela editora e apresentações de artistas da serra.

Houve a entrega simbólica dos kits para alunos e professores, destacando que os kits serão entregues em todas as escolas municipais para os alunos do 5° ao 7°ano, onde 333 crianças e adolescentes serão atendidas pelo projeto "Nas Ondas da Leitura".

Kit do professor - Contempla kit de literatura infantil, livro de leitura e escrita, manual nas ondas da leitura, CD musical e livros de apoio e formação pedagógica.

Kit do aluno - cada aluno do 5º, 6º e 7º ano recebem uma mochila personalizada contendo: kit de literatura infanti e livro de leitura e escrita de acordo com o ano e a faixa etária.

O lançamento contou com a participação do prefeito Manoel de Freitas Neto, Secretário de Educação Afrânio Lucena, de vereadores, diretores e professores da rede municipal e estadual de ensino, dos alunos, da comunidade e de Secretários (as) de educação de cidades circunvizinhas.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
ASCOM/PMP
#Educação 28/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE REALIZA A 1ª REUNIÃO DE PAIS EM 2018. CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE REALIZA A 1ª REUNIÃO DE PAIS EM 2018.

Foi realizada na tarde do dia 27 de fevereiro de 2018, a 1ª reunião de pais de alunos, na sede do CEMEI PORTAL DO SABER.

A Diretora do CEMEI, Maria das Graças Alexandre, deu início ao encontro, dando as boas vindas, e agradecimento pela presença dos pais na reunião, fez a presentação da equipe de apoio, professoras, estagiárias, funcionários e amigas da escola, apresentado-as nominalmente, dizendo as funções que cada um realiza na instituição, para que os pais pudessem conhecê-los.

Em seguida, a gestora convidou a amiga da escola, a Professora Kais Mabele, para ministrar uma palestra, com o tema: "A importância da União entre a família e a escola", destacando sobre a parceria que os pais devem ter junto a vida escolar dos seus filhos, mostrando caminhos para que os pais possam desenvolver sua relação com os filhos durante o seu processo de adaptação escolar e aprendizagem.

Durante a reunião a gestora falou das normas da escola, como: a tolerância de entrada e saída das crianças da escola, a ausência das crianças da escola, se as mesmas estiverem doentes, procurar informar a professora ou na direção, o motivo, falou ainda sobre o compromisso que os pais devem ter de realizar juntamente com seus filhos as atividades escolares, e sobre alimentação saudável.

Na oportunidade, foram apresentados a todos os pais presentes, os materiais didáticos que a administração adquiriu junto a editora IMEPH, para que desde os anos iniciais da vida estudantil, permitindo que os alunos tenham melhor acompanhamento, através de um planejamento sequenciado e uma distribuição de conteúdo que permite a sua evolução gradativa, possibilitando que possam ter ensino de qualidade, motivando-os a aprender, a ler e escrever.

Finalizando a reunião, a Diretora, agradeceu a todos os pais pela presença positiva na reunião, e motivando-os a não deixarem de participar das próximas reuniões quando forem convocados. Com a presença do gestor municipal, como pai, a diretora, convidou o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto a fazer uso da palavra.

O Prefeito, agradeceu a participação dos pais, destacando que os mesmos estavam mostrando compromisso em acompanhar a vida escolar dos filhos, agradeceu a dedicação e trabalho da equipe do CEMEI nas atividades realizadas, e destacou pontos importantes, como a aquisição de material didático de qualidade para todos os alunos matriculados na educação infantil, destacou que em breve a sede do CEMEI PORTAL DO SABER irá passar por uma reforma, proporcionando melhor comodidade para as crianças, destacou ainda a construção da nova sede da Escola Filomena Sampaio, da preocupação de que a administração tem de colocar uma alimentação saudável no cardápio da merenda escolar e finalizou sua fala dizendo " que a escola, os pais e a administração devem andar de mãos dadas, buscando soluções eficazes para que se tenha educação de qualidade e as crianças possam crescer preparadas para a vida e o mercado de trabalho."

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 19/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A MAIOR ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTALEGRE, ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, INICIA ANO LETIVO A MAIOR ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTALEGRE, ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, INICIA ANO LETIVO 2018.

A Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, iniciou, hoje pela manhã, 19 de fevereiro, o ano letivo 2018. A instituição é a maior da rede municipal de ensino, este ano, foram matriculados na escola quase 600 alunos nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.

O 1º dia de aula, no turno matutino deu-se início com as boas vindas da gestora da Escola, a Sra. Antonia Lúcia Vaz, em seguida foi feita a chamada nominal de todos os alunos matriculados por turma. Os alunos se direcionavam para as salas de aula, sendo recebidos por funcionários, professores e estagiários.

Nas salas de aulas, os professores deram as boas vindas aos alunos, e todos começaram a conhecer os novos colegas e professores. Foi realizada a entrega do material escolar para todos os alunos matriculados, a Prefeitura de Portalegre, através da Secretaria Municipal de Educação, garantiu logo no primeiro dia letivo, material escolar e livros didáticos para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino de Portalegre.

A gestora da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, em sua fala, agradeceu a todos os pais dos alunos pela confiança depositada no trabalho da escola, fortalecendo assim o espírito para que os objetivos almejados nos projetos para 2018 sejam todos alcançados. Em seguida, deu as boas vindas aos professores e alunos, desejando um ano letivo de comprometimento e ressignificação de valores sociais e educacionais a todos os professores, alunos e seus pais.

No turno matutino funcionará as turnas de 1º ao 5º anos com 324 alunos, no turno vespertino do 6º ao 9º anos com 206 alunos e no turno noturno com a Educação de Jovens e Adultos com 50 alunos matriculados.

Estiveram presentes na abertura do ano letivo da ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, o Sr. Secretario de Educação Afrânio Gurgel de Lucena, a Sra. Gestora da Instituição Antonia Lúcia Vaz, o Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira, professores, funcionários, estagiários e amigos da escola Iris Viana e Beatriz Pereira.


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 15/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CEMEI PORTAL DO SABER REALIZA CAFÉ PEDAGÓGICO 2018 COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL INFANTIL, CONVIDADOS, ESTÁGIÁRIOS. Foi realizado na manhã desta quinta feira, 15 de fevereiro de 2018, no CEMEI PORTAL DO SABER em Portalegre, o Café Pedagógico. O encontro realizado pela direção da instituição, teve por objetivo traçar objetivos e metas a serem trabalhadas na educação infantil de Portalegre, durante o ano letivo de 2018.

O evento iniciou-se com a fala da gestora da educação infantil no município, a Sra. Maria das Graças Oliveira, onde deu boas vindas a todos os professores que já atuam na rede municipal de ensino infantil e aos novos professores aprovados no concurso público realizado pela gestão em 2017, e convocados para atuarem na educação infantil, ainda deu boas vindas aos amigos da escola, estagiários, servidores e convidados presentes. A gestora, Maria das Graças enfatizou que todos os professores da educação infantil estão sendo convocados para educar com responsabilidade e compromisso e que o futuro das crianças do município, está nas mãos de todos que fazem o CEMEI PORTAL DO SABER.

Logo em seguida, o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, na sua fala saudou todos os presentes, deu boas vindas aos novos que já atuam no ensino da rede municipal infantil, os professores convocados, e destacou que a gestão do CEMEI PORTALEGRE está de acordo com o que espera a sua administração, no que tange o compromisso, zelo e seriedade com a educação de todas as crianças de Portalegre.

Estiveram presentes no evento, o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, o Sr. Secretário de Educação Afrânio Gurgel de Lucena, a Sra. Secretária Ana Valéria Marques, a Sra. Diretora do CEMEI Maria das Graças Alexandre, o Srt. Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira, professores, amigos da escola, equipe pedagógica e de apoio e estagiários.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 09/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE POR MEIO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO FIRMA PARCERIA COM A EDITORA IMEPH. PREFEITURA DE PORTALEGRE POR MEIO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO FIRMA PARCERIA COM A EDITORA IMEPH.

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, formou parceria com a Editora IMEPH, de Fortaleza/CE, para implantar, em 2018, o Projeto "Nas ondas da Leitura: ler e escrever", onde, inicialmente alunos do 5º ao 7º ano, receberão livros literários em vários gêneros e produzirão um que será publicado pela editora ao final do ano. Com essa parceria, a rede de ensino municipal terá formação pedagógica em várias áreas.


Foram adquiridos também livros didáticos para educação infantil da coleção Aprender Construindo. Todos os alunos receberão seus livros e o professor dessa modalidade terá oportunidade de ter uma nova formação continuada em leno exercício.


Dessa feita, a parceria teve um custo inicial para a administração de R$ 108.406,00 para as duas aquisições.


Para o Secretário de Educação Afranio Gurgel de Lucena, essa parceria é a grande proposta que a educação de Portalegre precisava para construir uma proposta de qualidade focada no ensino aprendizagem.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 20/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FORMATURA 2017, CEMEI PORTALEGRE RN. O Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI DE PORTALEGRE, realizou na noite de ontem, 19 de dezembro de 2017, no CLUBE ACEP em Portalegre, a colação de grau da TURMA: *ENTRE CORES E VALORES* onde 111 crianças do CEMEI Portal do Saber e demais Escolas de Educação Infantil do município colaram grau, em um grande evento repleto de emoções entre professores, gestores, pais, padrinhos e formandos.

A Cerimônia de Colação de grau das crianças deu-se início às 18:00 h, contando com a presença do Prefeito Manoel de Freitas Neto, Vice-prefeito Ecimar Pereira, ex-prefeito Euclides Pereira, secretários, vereadores, gestores das escolas municipais, convidados, formandos 2017, padrinhos, pais e comunidade.


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 18/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CULMINÂNCIA PROJETO LER E APRENDER DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA A Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza realizou dia 14 de dezembro de 2017 no auditório do Centro Administrativo, a culminância do Projeto: LER E APRENDER ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA. Foram realizadas apresentações teatrais feitas pelos alunos do 1º ao 5º ano.

Apresentações

- Apresentação da música Vamos Construir (Sandy e Júnior).

-Apresentação da peça de teatro A formiguinha e a Neve.

- Apresentação da Versão As duas Chapeuzinhos Vermelho e o Lobo bom.

- Apresentação de um Conto de Princesas dos Contos de Fadas.

- Apresentação A Turma da Mônica em Acessibilidade.

- Apresentação uma peça para Salvar o Planeta da Turma da Mônica.

- Apresentação A Turma da Mônica em Câmera Lenta.

- Apresentação Jornal Impresso, apresentação de um pequeno musical retratando problemática da seca no Nordeste.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Festa 18/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CEMEI PORTAL DO SABER REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DE ANO LETIVO. CEMEI PORTAL DO SABER REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO DE ANO LETIVO.

Aos 14 de dezembro de 2017, a gestão do CEMEI Portal do Saber, juntamente com os professores realizaram a confraternização de encerramento de ano letivo com os pais das crianças, na oportunidade a gestão apresentou o desempenho das crianças através das atividades realizadas no ano de 2017 e agradeceu aos pais por confiarem a educação de seus filhos junto à instituição e firmando o compromisso para 2018. O Prefeito Manoel de Freitas Neto e o Secretário de Educação Afrânio Lucena participaram da confraternização.





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 18/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FORMATURA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SERÁ REALIZADA DIA 19 DE DEZEMBRO. FORMATURA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL SERÁ REALIZADA DIA 19 DE DEZEMBRO.

Acontecerá neste dia 19 de dezembro de 2017 às 16:00 h no Clube ACEP, a festa de formatura de 111 crianças da Educação Infantil do município de Portalegre. Será um momento de muitas expectativas para o Centro Municipal de Educação Infantil e para todas as famílias.

A Gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Maria das Graças Oliveira enaltece que é de extrema importância comemorar a conquista dessas crianças por marcar o início do aprendizado que elas levarão durante o decorrer de suas vidas, e a mesma ainda convida a todos para participarem desse momento singular na educação infantil de Portalegre.





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 06/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS 4ª REUNIÃO COM PAIS DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA. A Direção da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza juntamente com todos os professores da instituição realizaram a 4ª reunião com os pais dos alunos, com o objetivo de apresentar todas as ações desenvolvidas pela escola durante todo o ano letivo de 2017.

O evento deu-se início com a fala da diretora Antonia Lúcia Vaz, onde destacou a importância da família no acompanhamento e processo de aprendizagem dos seus filhos junto à instituição, fortalecendo assim a parceria entre família e escola. Em seguida, o Secretario de Educação, Afrânio Lucena deixou sua mensagem parabenizando todos que fazem a instituição os pais dos alunos e destacando metas alcançadas em 2017 e a serem alcançadas no ano letivo de 2018.

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.

Durante a reunião alguns pais de alunos deixaram os seus agradecimentos aos professores e equipe da direção pelo compromisso de ensino no ano letivo de 2017. Houve sorteios de brindes para os pais presentes, e em seguida foi servido um jantar de confraternização para todos os presentes.

Estiveram presentes, pais de alunos, docentes, equipe gestora e funcionários da escola, colabores e técnicos da Secretaria de Educação.


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Cultura 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS NA CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE. CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS NA CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE.

Aos 28 de novembro de 2017, foi realizada nas dependências da Casa de Câmara e Cadeia da Vila de Portalegre "Contações de Histórias" com os alunos da Escola Estadual 29 de Março da cidade de Portalegre. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir e vê histórias contadas por meio de vídeos, fizeram encenações teatrais contidas nas histórias, visitaram a biblioteca pública municipal, escolheram um livro e fizeram a sua leitura. A ação foi idealizada pela professora Ecilene Barbosa com o apoio do diretor da Casa de Câmara e Cadeia, Marcksuel Oliveira.

A contação de histórias propicia as crianças inúmeras possibilidades de se desenvolver, ela promove a interação, instiga a imaginação e também é a oportunidade que muitas crianças tem de ter contatos com livros. Através das histórias, podemos levar as crianças viajarem no tempo e reproduzirem as mesmas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. Na educação infantil, a arte de contar história deve se fazer presente, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam a fala, contribui para a interação e socialização de todos.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 30/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AUDIÊNCIA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO 2017 AUDIÊNCIA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

Foi realizada aos 29 de novembro de 2017 no auditório do centro administrativo em Portalegre a Audiência Pública de Educação, cujo tema foi "AVALIAÇÃO E REDIMENSIONAMENTO DAS METAS DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME 2015-2025", na oportunidade foi apresentado o Relatório de Monitoramento e Avaliação do PME - Plano Municipal de Educação, o relatório foi apresentado pela técnica da Secretaria de Educação Aparecida Costa, e em seguida foi feita a discussão das 20 metas contidas no plano municipal de educação, com os presentes na audiência, fazendo os reajustes necessários para que seja enviado a Câmara Municipal de Vereadores e assim seja realizada sua devida aprovação.

A Audiência Pública de Educação contou com a presença do Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Secretario de Educação Afrânio Gurgel de Lucena, dos Vereadores Adalberto Viana, Maria Auxiliadora (Dorinha) e Márcio Oliveira (Márcio da Bica), contou ainda com o presidente do sindicato dos professores no município Elismar Bezerra, dos técnicos da Secretária de Educação, professores, gestores das escolas municipais e estaduais e comunidade em geral.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Cultura 24/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS 1ª NOITE DO SARAU POÉTICO LITERÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA. Na noite do dia 23 de novembro de 2017 foi realizada a abertura do III SARAU POÉTICO LITERÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA, a abertura foi realizada pela gestão da escola, a Sra. Diretora Lúcia Vaz e a vice-diretora a Sra. Elenilda dos Santos, fez uso da palavra na abertura também a Srta. Katia Nisley Barbosa, uma das coordenadoras do evento literário, as mesmas destacaram a importância da realização de um evento tão grandioso e rico em aprendizado para os alunos, onde os mesmos se envolvem de forma significante no desenvolvimento das atividades, apresentações teatrais, danças e declamações de poesias.

O III SARAU POÉTICO LITERÁRIO tem como tema: " A PLURALIDADE BRASILEIRA: contemplando a arte, a música e a poesia."

Apresentações do dia 23 de novembro

Abertura pela Equipe Gestora

8º "B" Tenda Literária Nordestina
7º "A" As Bailarinas de Cora Carolina, Faces Drummonianas e as Afro brasileiras de Castro Alves
6º "A" Tributos aos poetas "Vinícius de Morais, Clarice Lispector, Cecília Meireles".
Participação da Escola Estadual Margaria de Freitas.


O Sarau prossegue até hoje, 24 de novembro de 2017, com várias apresentações.

Sintam-se todos convidados.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 08/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN E A FUNDAÇÃO TELEFÔNICA A Secretaria de Educação de Portalegre, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do RN e a Fundação Telefônica|Vivo, realizou o Curso Inova Escola (Primeiro Módulo).

A formação aconteceu aos 07 de novembro de 2017 no centro administrativo para professores da rede municipal de ensino. Na formação, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer estratégias práticas e inovadoras para melhorar a educação, para tanto, foram criados vários roteiros de ação que serão transformados em Projetos Educacionais para o ano de 2018.





Confira as fotos abaixo.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 08/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN E A FUNDAÇÃO TELEFÔNICA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE, EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RN E A FUNDAÇÃO TELEFÔNICA|VIVO, REALIZOU O CURSO INOVA ESCOLA (PRIMEIRO MÓDULO).
#Juventude 01/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE - CEMEI, REALIZA COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS. O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PORTALEGRE - CEMEI, REALIZA COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS.

Foi realizado com muita alegria, animação, passeios e muita diversão no dia 12 de outubro as comemorações ao dia da criança no CEMEI PORTAL DO SABER E NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL da zona rural. As professoras proporcionaram momentos festivos e confeccionaram e distribuíram lancheiras para todas as crianças.





Confira fotos abaixo.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 27/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS AÇÕES DA IV SEMANA DO BEBÊ EM PORTALEGRE. Aos 26 de outubro de 2017 foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber palestra de forma lúdica para as crianças sobre cultura e paz, as palestrantes foram as enfermeiras Maria de Jesus, Marque Jean e a agente comunitária de saúde Ana Andreia.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 22/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PORTAL DO SABER REALIZOU PROJETO DE LEITURA O QUAL TEVE COMO TEMA: LEITURA PARA O Centro de Educação Infantil realizou na manhã do dia 20 de outubro de 2017 com os alunos dos turnos matutino e vespertino a culminância do projeto: LEITURA PARA A VIDA INTEIRA. As crianças apresentaram juntamente com suas professoras salas temáticas e apresentações culturais envolvendo os autores que foram trabalhados durante o projeto: Vinícius de Morais,Ruth Rocha e Cecília Meireles.

- Leitura é conhecimento, é crescimento, é emoção.

O evento contou com a participação do Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, do Sr. Secretário de Educação Afrânio Lucena, da diretora do CEMEI - a Sra. Graça Alexandre, das professoras, dos estagiários, pais dos alunos e de todos os funcionários que fazem parte do CEMEI PORTAL DO SABER,



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO SILVÉRIO COMEMORA DIA DO ESTUDANTE 2017. Nos dias 17 e 18 de Agosto, foi realizado na Escola Municipal Alfredo Silvério Projeto : O Projeto Caráter Conta, resultado de uma parceria do nosso município com o Tribunal de Justiça do Estado. E desta vez os professores foram os multiplicadores, desenvolvendo com muita responsabilidade os 6 Pilares da Justiça que são: Zelo, Sinceridade, Responsabilidade, Cidadania, Censo de Justiça e Respeito. As oficinas foram realizadas na própria escola com a atuação de todos os professores do 1° ao 9° Anos, distribuídos nas salas por nível. No evento tivemos a presença do Secretário Municipal de Educação e de Membros da Equipe Técnica da Secretaria. A diretora da escola Nadja Paiva destacou: "Toda a escola se envolveu de forma que o evento foi um sucesso Equipe de Apoio, da nossa Secretaria, professores, Direção, alunos, Secretaria Municipal de Educação e Equipe Técnica da Secretaria."

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Educação 22/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE LICITA REFORMA E AMPLIAÇÃO DE ESCOLA. PREFEITURA DE PORTALEGRE LICITA REFORMA E AMPLIAÇÃO DE ESCOLA.
#Esporte 21/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS I COPA PORTALEGRENSE DE MINICAMPO. I COPA PORTALEGRENSE DE MINICAMPO.

Está acontecendo no município de Portalegre, a I Copa de Portalegrense de Minicampo. Os jogos são realizados no estádio Cristóvão Pinto, Sítio São Gonçalo. O período é do dia 06 de agosto à 17 de setembro. Os jogos acontecem aos domingos, sendo 02 jogos pela manhã, nos horários de 07h45min o primeiro jogo, 08h45min o segundo jogo e a tarde às 15h15min o primeiro jogo e às 16h15min o segundo jogo. A I Copa Portalegrense de Minicampo é uma realização da Prefeitura Municipal de Portalegre, (Secretaria Municipal de Educação e Desporto). -O Chefe de Departamento Esportivo, Francisco Antonio Nobre Cavalcante convida toda a comunidade Portalegrense para participarem da copa e torcerem pelos seus times.
#Educação 18/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLAS MUNICIPAIS ELVIRA GOMES E JOÃO ANTONIO REALIZAM AÇÕES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO ESTUDANTE. Escolas Municipais Elvira Gomes e João Antonio realizam ações em comemoração ao dia do estudante.

Em comemoração à Semana do Estudante a Escola Municipal Elvira Gomes de Moura e João Antonio de Oliveira desenvolveu uma série de atividades com nossos alunos, iniciando pelas oficinas do Projeto CARÁTER CONTA, ações realizadas pelo PSE, cortes de cabelo, e momentos de lazer pelos principais pontos turísticos da cidade .

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Educação 14/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS MOSSORÓ FAZEM VISITA TÉCNICA AO CENTRO ADMINISTRATIVO Estudantes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Campus Mossoró fazem visita técnica ao centro administrativo em Portalegre RN.

Foi realizada no dia 11 de agosto, uma visita técnica de estudantes do curso de informática integrado e subsequente, acompanhados de professores do IFRN - Campus Mossoró ao centro administro de Portalegre, com o objetivo de conhecer o cabeamento estruturado de redes do prédio.

"O Cabeamento estruturado também conhecido pela sigla 'KET' é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switches, hubs e roteadores."

O Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto juntamente com o técnico em informática Franklin Rocha receberam os estudantes e professores, e mostraram as instalações e falaram sobre o cabeamento estruturado instalado no centro administrativo do município.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Educação 31/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA CAPACITAÇÃO PARA PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELA MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS NAS ESCOLAS DO A Nutricionista Camila Targino ministrou capacitações para os profissionais das Escolas Municipais de Portalegre, com o tema: "Boas Práticas de armazenamento e manipulação de água e alimentos" na Escola Municipal Alfredo Silvério, Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, na Escola Manoel Joaquim de Sá, na Escola Municipal João Antonio e Elvira Gomes de Moura.





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Educação 16/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE/SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM PARCERIA COM A CEAP CURSOS REALIZA AULÃO DE LÍNGUA PORTUGU Faltando 7 dias para a realização do Concurso Público das Prefeituras, foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Portalegre, a Aula Revisaço de Língua Portuguesa (preparação para concursos), com o Professor Francisco Edson. Para realizar a inscrição e ter acesso ao aulão, os candidatos ao concurso público fazia a doação de 1kg de alimento não perecível, desse modo todosos gêneros alimentícios arrecadados na inscrição foram distribuídos para 30 famílias de baixa renda.
O aulão foi dividido da seguinte forma: Pela Manhã: níveis superior e médio tarde: nível fundamental. O Prefeito Manoel de Freitas Neto, juntamente com o Secretario de Educação Afrânio Lucena estiveram presentes no evento, deram boas vindas aos candidatos presentes no aulão, agradeceram ao Professor Edson pela iniciativa, e fizeram a entrega das cestas básicas às famílias.

O Revisaço teve a Realização: Prefeitura de Portalegre/Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a CEAP cursos, da cidade Apodi/RN.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 03/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DANIFICADOS. Hoje, 03/07/2017, O Secretario de Educação, Professor Afranio Lucena, assinou O Termo de doação de equipamentos eletrônicos danificados, os chamados "lixos eletrônicos", com a UFERSA - Campus de Pau dos Ferros. O Secretario enfatizou que a finalidade da parceria institucional entre a Secretaria de Educação de Portalegre e a universidade supracitada é apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão. Assinou conosco professor Carlos Segundo.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Educação 17/05/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLA MUNICIPAL FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA REALIZA FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES. A equipe gestora da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, juntamente com os funcionários e professores realizam evento em comemoração ao dia das Mães para todas as mães de alunos da referida instituição. A diretora Antonia Lúcia Vaz Soares, abriu o evento dando boas vindas a todas as mães presentes, deixando sua mensagem através da recitação de uma poesia, em seguida, a Vice-diretora Elenilda Santos, também deixou sua mensagem a todas as mães. O evento, bem organizado, com a ajuda de toda equipe escolar, preparam uma bonita e emocionante programação, com mensagens gravadas em vídeo pelos alunos para suas mães, teve momento de oração, desfile, brincadeiras e sorteio de brindes para as mães presentes, e também foi servido um jantar. O Prefeito Manoel de Freitas, juntamente com o Secretario de Educação Afrânio Lucena prestigiaram o evento, e deixaram suas mensagens de felicitações a todas as mães e enfatizaram a importância das mesmas na vida escolar dos seus filhos.

Publicado por Marcksuel Oliveira, chefe do departamento de Marketing.
#Cultura 18/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS A CASA DE CÂMARA E CADEIA, RECEBE A VISTA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL. Em comemoração ao dia do livro infantil, e ao dia do índio, professoras de 6 turmas da educação infantil municipal, levaram as crianças para conhecerem a Casa de Câmara e Cadeia. Na oportunidade, as crianças visitaram a pinacoteca, onde estava exposta as obras de pinturas em telas, feitas por artistas da cidade, no museu, as crianças tiveram explanação sobre os objetos em exposição, onde retrata a cultura serrana. Finalizando a visita, todas as crianças foram conhecer a biblioteca pública municipal, onde houve contação de histórias infantis, fazendo-as com quê elas entrassem no mundo dos contos infantis, e expondo a importância do livro e da leitura.

Publicado por: Marcksuel Oliveira, chefe do departamento de marketing.
#Esporte 03/05/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SÁBADO PASSADO DIA 30 PASSOU POR PORTALEGRE O RALLY GINCANA SERRAS POTIGUARES Neste sábado passado dia 30 passou por Portalegre o Rally Gincana Serras Potiguares onde foram disponibilizados alguns brindes aos pilotos participantes, que foram ofertados pelo Restaurante de Aldo no Terminal Turístico da Bica, o mirante Recanto Alto da Serra, Hotel Portal da Serra.

Entre os brindes sorteados esta um almoço cortesia do restaurante de Aldo no Terminal Turístico da Bica para quatro pessoas que foi sorteado ao piloto Nilton Henrique do carro 38.

Um almoço no restaurante Mirante Recanto Alto da Serra para quatro pessoas entre os sortudos o piloto Santiago Oliveira.

Um final de semana cortesia do hotel Portal da Serra para um casal como sortudo o piloto José de Lima

O evento contou com o apoio da prefeitura municipal de Portalegre, Jocélio do mirante, Aldo da bica, hotel Portal da Serra, 3m motos e Gilmário motos e carros.
#Esporte 29/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS RALLY EM PORTALEGRE Neste sábado dia 30/04, a cidade de Portalegre vai receber Rally Gincana Serras Potiguares a partir das 14 horas. Que passara pelo Terminal Turístico da Bica, mirante Recanto Alto da Serra, Hotel Portal da Serra e Praça Central.

O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Portalegre, Jocélio do mirante, Aldo da bica, hotel Portal da Serra, 3M motos e Gilmário motos e carros.

E toda a população esta convida a participar do evento.
#Educação 28/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS O REFORÇO ESCOLAR NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTALEGRE A criação do Projeto Reforço Escolar tem por objetivo o aprimoramento da qualidade do ensino nas escolas municipais. O reforço escolar tem a intenção de resolver o baixo índice de aprendizagem, defasagem idade/ano escolar, déficit de conhecimentos e de garantir a aprendizagem dos alunos da rede municipal, promovendo assim o sucesso escolar de todos os alunos matriculados na rede de escolas publica do município, colaborando para o salto da qualidade no ensino.

O Programa Reforço Escolar DAR prioridade aos alunos matriculados nas turmas de 4º e 5º que inda não adquiriram as competências básicas de cada série/ano. As aulas do reforço começaram neste terça feria 26/04 nas escolas Filomena Sampaio de Souza, Elvira Gomes de Moura, Manoel Joaquim de Sá e Alfredo Silvério.

Nesse sentido, segundo a secretária de educação, Iraci Raposo de Lucena o projeto só vem a contribuir para o salto da qualidade de ensino da educação portalegrense: todo aluno aprendendo cada vez mais e melhor e na idade apropriada ao ano em que estuda.
#Educação 28/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS TRILHAS POTIGUARES EM PORTALEGRE A secretaria municipal de educação em parceria com a secretaria da saúde, secretaria transporte, assistência social, gerência turismo, gerencia de agricultura, Afro produções, unidades quilombolas e escolas municipais e estaduais realizou no último dia 15 um encontro com o coordenador do Programa Trilhas Potiguares e professores Alexandre.

Este encontro teve a finalidade de colher à demanda município para a próxima vinda de alunos que fazem parte do Programa Trilhas Potiguar que será provavelmente na terceira semana de julho (data a se combinar).

O Programa Trilhas Potiguares incide em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes.



Objetivo do Programa Trilhas Potiguares.

1. Identificar a realidade socioeconômica, cultural e ambiental dos municípios, para a realização de estudos localizados direcionados à execução de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

2. Desenvolver projetos em áreas e temas específicos que integrem professores, alunos, técnicos e lideranças comunitárias, utilizando como referencial os princípios do desenvolvimento sustentável, no sentido de contribuir para a transformação da realidade.

3. Articular demandas de projetos específicos, de pesquisa ou extensão, para os municípios nos quais possam ser desenvolvidos, em parceria com os diversos setores da UFRN.

4. Contribuir para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica, oportunizando novos cenários de ensino-aprendizagem, troca de saberes e o desenvolvimento de uma consciência crítica acerca do seu papel social.

5. Identificar lideranças locais e capacitá-las a para que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Programa.



Fonte: http://www.trilhaspotiguaresufrn.blogspot.com.br
#Saúde 10/07/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ZUMBA A temperatura subiu na serra de Portalegre! Zumba - pela primeira vez em Portalegre.
Ação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto do Projeto Bem Estar do Profissional em Educação. Tivemos a participação de professores, gestão escolar, alunos e comunidade em geral.
#Festa 13/05/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO SILVÉRIO A Escola Municipal Alfredo Silvério, realizou neste dia 10 de maio seu desfile cívico em homenagem aos seus 30 anos de história, tendo como tema: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. A escola mobilizou toda a comunidade escolar e demais instituições, trazendo no seu desfile pais de alunos, ex-alunos, grupos da comunidade como a PASTORAL DA CRIANÇA, GRUPO DAS AMÉLIAS E AMIGOS DA ESCOLA, sempre parceiros da nossa escola. Houve uma grande participação da comunidade, autoridades, ex-funcionários da escola e demais instituições parceiras.
#Educação 23/03/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS PREFEITURA DE PORTALEGRE ABRIU SELEÇÃO PARA ESTUDANTES DA UERN - CAMPUS PAU DOS FERROS A Prefeitura Municipal de Portalegre abriu seleção de estágio não-obrigatório para alunos do Campus de Pau dos Ferros. As inscrições serão realizadas de 23 a 25 de março na Secretaria Municipal de Educação de Portalegre, das 08h às 13h.
As entrevistas ocorrerão no dia 26 de março e o resultado será divulgado no dia 27. Os alunos interessados em se inscrever para participar da seleção devem:

a) estar regularmente matriculado e frequentando curso de graduação da UERN.

b) ter integralizado os créditos equivalentes a dois períodos.

c) não estar cursando o último período do seu curso.

d) não estar vinculado a nenhum estágio remunerado da UERN.

e) não estar reprovado em mais de seis disciplinas.

No ato da inscrição o estudante deverá estar munido do Currículo e do histórico acadêmico.

Mais informações na Secretaria Municipal de Educação e Desportos, no telefone (84) 3377-2272.
#Educação 05/02/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS FORMATURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO NOSSO MUNICÍPIO. Reuniram-se no ginásio poliesportivo do conjunto COHAB neste dia 28 de janeiro, pais de alunos, professores, profissionais da educação e autoridades para prestigiarem os 118 formandos da educação Infantil do nosso município que foi marcada com muita alegria e emoção a colação de grau e baile dos Doutores do ABC.
#Educação 02/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS II MOSTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Secretaria Municipal de Educação e Desportos - SMED, Escolas Públicas e UERN - Mossoró, se preparam para realizar a II Mostra de Educação Ambiental, na oportunidade convida a toda a população a participar do evento.

PROGRAMAÇÃO

7h30min - Acolhida

8h10min - Abertura (10 min.)

Em seguida apresentação do GRUPO CULTURAL - RAPADURA BOP-UERN

ORDEM DAS APRESENTAÇÕES POR ESCOLAS E UERN

01 - CMEI - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL

02 - E.M. ELVIRA GOMES DE MOURA

03 - E.M. MANOEL JOAQUIM DE SÁ

04- E.M. FILOMENA SAMPAIO DE SOUZA

05- E.M. MARGARIDA DE FREITAS

06- E.E. 29 DE MARÇO

07-E.M. ALFREDO DE SILVÉRIO

08- UERN -MOSSORÓ

LANCHE

ATRAÇÕES COM AS VOZES DA SERRA (Momento dos Talentos da Serra)



OBSERVAÇÃO:



EM REUNIÃO FICOU COMBINADO DE UM TEMPO DE 20min. Para cada instituição se apresentar.



NO ESPAÇO DO EVENTO TEREMOS:

MOSTRA DE RECICLAGEM

FEIRA VERDE.

BAZAR GASTRONÔMICO.

TENDA LITERÁRIA.

CORDEL DAS AMÉLIAS.



REALIZAÇÃO: SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO, ESCOLAS E UERN-Mossoró.

PARCERIAS: SEMTHAS/ NUCA, SMS E SANEAMENTO.

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE-RN.
#Educação 16/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS HOMENAGEM AOS PROFESSORES DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - PORTAL DO SABER Em comemoração ao dia do professor o Centro Municipal de Educação Infantil - Portal do Saber, recebe os seus docentes com homenagens e oferta de cestas do café da manhã.
#Educação 22/08/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ENTREGA DE CERTIFICADOS E MEDALHAS DE HONRA AO MÉRITO A ALUNOS VENCEDORES DAS COMPETIÇÕES DO PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA A Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza realizou no período de 11 a 15 de agosto de 2014, a Semana do Estudante com o tema “Participação Estudantil Na Constituição do Projeto Popular Para o Brasil”, onde foram desenvolvidas atividades esportivas do Programa Atleta na Escola com as Modalidades Olímpicas como Atletismo, Corrida de Velocidade 75 m, Corrida de Resistência 1000 m (12 a 14 anos), Salto em distância (12 a 14 anos), Corrida de Velocidade 100 m, Corrida de Resistência 3000 m (15 a 17 anos), Salto em distância (15 a 17 anos) e Voleibol masculino e feminino, o evento aconteceu no campo de futebol do município envolvendo as modalidades citadas e a modalidade voleibol na quadra de esportes da Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza, a partir das 7h, com a participação de todo alunado da escola. No dia 21 de agosto do ano em curso realizou-se a entrega de certificados e medalhas de honra ao mérito a alunos vencedores das competições do programa atleta na escola. Programa do governo federal em parceria com Prefeitura Municipal que tem como objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas e a formação de novos atletas. O evento contou com a presença do Gestor Municipal (Prefeito), Secretários (Esporte e Educação), Gestores, Supervisores e todo colegiado
#Educação 18/08/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS SEMANA DO ESTUDANTE - 2014 Tema: Participação Estudantil Na Constituição do Projeto Popular Para o Brasil.
Organização: Gestores, Equipes Pedagógicas Professores e Funcionários.
Realização:Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza
#Educação 03/07/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTOS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE PORTALEGRE RECEBEM NOVO CARDÁPIO Escolas da rede municipal de Portalegre/RN terão uma merenda escolar mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade a partir deste semestre. Com apoio do secretário de Educação do município, Sales Andrade e do Prefeito do Município Manoel de Freitas Neto , a Nutricionista da educação Márcia Nascimento Lança um Cardápio mais saudável, com introdução de gêneros alimentícios da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar das escolas e creches municipais.

A nutricionista da alimentação escolar, Márcia Nascimento, está orientando o setor de nutrição da Secretaria de Educação de Portalegre na elaboração e implantação desse novo cardápio. “Vamos utilizar gêneros alimentícios básicos como arroz, feijão, Batata doce, jerimum, carnes, frutas e legumes produzidos no próprio município”, informou Márcia Nascimento. Ela lembra que a falta desses alimentos na merenda ferem diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), inclusive a que determina que 30% dos componentes da merenda escolar sejam comprados diretamente de agricultores familiares.

A reformulação do cardápio da merenda escolar no município atende a três orientações prioritárias do Município sobre: que seja garantida uma alimentação saudável para os alunos, que os profissionais da merenda escolar sejam capacitados e que o novo cardápio contemple produtos de agricultores locais. “A iniciativa é positiva em todos os sentidos, pois ganham os estudantes, o agronegócio local e os profissionais que atuam na área”, ressaltou a Nutricionista, acrescentando que as merendeiras também participarão de capacitação como Higiene e manipulação de alimentos.
www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 02:46:54