CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#VACINAÇÃO 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINA PORTALEGRE

VACINA PORTLAGRE

Nesta quarta, dia 10, e quinta, dia 11, vai acontecer vacinação contra a influenza (gripe) para crianças de 6 meses a menos de 6 anos que residem nas microáreas especificadas. Será das 8h às 12h, na sala de reunião da UBS Vicente do Rêgo Filho.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#COMUNICADO 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE PORTALEGRE

A Prefeitura de Portalegre anuncia Realyson Crizanto como o novo secretário de Saúde.

Após mais de 3 anos à frente da pasta, Temistocles Lucena deixa o cargo com um excelente trabalho realizado. Realyson, que já atua na Secretaria de Saúde há mais de 2 anos, assume a posição para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

"Quero expressar minha gratidão pelo excelente trabalho que Temistocles realizou na Secretaria de Saúde. Sua dedicação e empenho foram muito importantes para os progressos que alcançamos na saúde de Portalegre. Tenho total confiança de que Realyson, com sua dedicação, seguirá este padrão de excelência no cuidado com a população", afirmou o prefeito José Augusto.

Temistocles manifesta gratidão pelo tempo dedicado e pela confiança depositada, "Conduzimos ações significativas na área da saúde e progredimos bastante. Sou grato pela confiança do prefeito José Augusto. É gratificante perceber que nosso empenho tem impactado positivamente a vida dos portalegrenses".

Realyson agradece a oportunidade e promete manter a dedicação ao trabalho, "Sou grato pela confiança em mim depositada. Estou determinado a manter os avanços já alcançados e continuar aprimorando a saúde de Portalegre".

Realyson Crizanto assume a Secretaria de Saúde a partir desta sexta, dia 05 de abril.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINA PORTALEGRE

VACINA PORTALEGRE

Nesta quarta, dia 03, vai acontecer vacinação contra influenza para idosos a partir de 60 anos das microáreas dos ACS Ana Neta, Marcelo, Ana Andréia e Jozania. Será das 7h30 às 11h, no auditório do Centro Administrativo.

#INFORME 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que os exames laboratoriais estão sendo realizados com normalidade em nosso município. Os pacientes que já possuem agendamentos continuarão sendo atendidos no laboratório municipal conforme as datas previamente marcadas.

O bioquímico responsável pelo laboratório municipal solicitou sua exoneração e um novo profissional será contratado seguindo todos os trâmites legais necessários. Até o dia 10 de abril, o atual bioquímico continuará atendendo as demandas agendadas, assegurando a continuidade dos serviços.

Para os pacientes que necessitam de exames com caráter de urgência, pré-operatório ou outros encaminhamentos especiais, solicitamos que entrem em contato com a Secretaria de Saúde para realizar o agendamento junto aos laboratórios credenciados no município.

Ressaltamos que a segunda colocada do processo seletivo para bioquímico foi convocada pela administração municipal no dia 26 de março. A contratação desta profissional visa manter a qualidade e a eficiência dos serviços laboratoriais oferecidos à população.

Salientamos que toda e qualquer informação oficial sobre os serviços de saúde é fornecida exclusivamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Seguimos com o compromisso de garantir o acesso aos cuidados necessários à saúde dos portalegrenses, mantendo a transparência e a qualidade nos serviços prestados.

Secretaria Municipal de Saúde

#Saúde 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AULÃO DE DANÇA

Confira registros do aulão de dança realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Academia da Saúde da Praça de Eventos.

O evento foi promovido pela Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde.

Além de muita dança com a professora Itamara Soares, houve também entrega de mimos e sorteio de brindes entre as participantes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 25/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AULÃO DE DANÇA

Nesta segunda, dia 25, acontecerá um aulão de dança, às 17h, na Academia da Saúde localizado na Praça de Eventos.

Participe!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 20/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

A população portalegrense contou com atendimento médico especializado no último sábado, dia 16.

Foram realizadas consultas com o ginecologista obstetra Dr. Alderi, com o endocrinologista Dr. Tallis Dantas e com o reumatologista Dr. André Valentim. Mais de 90 pacientes foram atendidos.

O atendimento médico especializado acontece mensalmente e é realizado com base nas demandas de agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINA BIVALENTE COVID-19

Nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 7h30, teremos a aplicação da vacina bivalente contra a COVID-19 na UBS Vicente do Rêgo Filho.

Público-alvo:

????????Idosos 60 anos + que receberam o primeiro reforço com a vacina bivalente há pelo menos 6 meses ou que nunca receberam.

????Gestantes

?? Leve cartão de vacina e CPF.

#PortalegreContraaDengue 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE CONTRA A DENGUE

PORTALEGRE CONTRA A DENGUE

Durante esta semana, profissionais da saúde municipal realizaram mutirão de orientação, prevenção e combate ao mosquito da dengue. Foram 4 dias de mobilização na zona urbana. Na próxima semana, o mesmo trabalho de conscientização será realizado na zona rural do município.

Juntos, vamos combater o mosquito aedes aegypti.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#PortalegreContraaDengue 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE CONTRA A DENGUE

PORTALEGRE CONTRA A DENGUE

Durante esta semana, equipes da saúde municipal vão realizar mutirão de orientação, prevenção e combate ao mosquito da dengue.

Confira cronograma:

* Terça-Feira (05): Área dos ACS Ana Andréia e Jozania

* Quarta-Feira(06): Área dos ACS Ceíça e Luis Oscar

* Quinta-Feira(07): Área dos ACS Maria de C e Ana Neta

* Sexta-Feira(07): Área dos ACS Marcelo e Erneide

*

Receba as equipes na sua casa e vamos vamos combater o mosquito mosquito aedes aegypti.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#EntregaDeÓculos 27/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ENTREGA DE ÓCULOS

Nesta segunda, dia 26, a Gestão Municipal de Portalegre realizou a entrega dos óculos de grau escolhidos pela população em dezembro, após solicitação médica.

?? Mais de 200 óculos foram entregues. Aqueles que não puderam comparecer devem procurar a Secretaria de Saúde para fazer a retirada.

??Essa iniciativa reflete o comprometimento contínuo da Gestão Municipal em garantir que as necessidades da população sejam devidamente atendidas.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#compromisso 13/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 2 ANOS DE PRONTO ATENDIMENTO MÃE AGAR

Hoje celebramos 2 anos de dedicação e cuidado no Pronto Atendimento Mãe Agar. Este espaço representa a garantia de assistência em saúde 24h para a população, com médicos, equipes de enfermagem, leitos para internamento, espaço para pequenas cirurgias, sala de urgência e emergência, ambulâncias e um laboratório equipado.

"O Pronto Atendimento Mãe Agar garantiu mais qualidade de vida à população. É com muita alegria que hoje celebramos o sucesso desse serviço essencial para o bem-estar dos portalegrenses. Parabéns a todos que contribuem para tornar o Mãe Agar uma referência em saúde", destacou o prefeito José Augusto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 09/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CARNAVAL DA SAÚDE

Nesta sexta-feira, dia 9, foi realizado, na Praça da Matriz, o Carnaval da Saúde. A prévia foi na tríade imbatível da saúde: prevenção, fiscalização e assistência. Foram administradas vacinas contra Febre Amarela, Meningo ACWY e Covid/Bivalente, distribuídos preservativos e realizadas inspeções da vigilância sanitária nos estabelecimentos comerciais locais.

Nos bastidores da festa, as equipes de profissionais da Atenção Básica e Vigilância Sanitária estão prontas para garantir que a alegria não dê lugar a preocupações. A responsabilidade é uma prioridade que não pode ser esquecida.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 07/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CARNAVAL DA SAÚDE - VACINAÇÃO

Nesta sexta-feira, dia 09, das 8h às 11h, ocorrerá o Carnaval da Saúde, oferecendo vacinação contra Febre Amarela, Meningo ACWY e Covid/Bivalente.

Será das 8h às 11h, na Praça da Matriz.

? Febre Amarela:

Público: crianças de 9 meses a adultos de 59 anos;

? Meningo ACWY:

Público: crianças de 3 meses a 5 meses e adolescentes de 11 a 14 anos;

? Covid-Bivalente:

Público: adultos a partir de 18 anos.

Também haverá orientações e distribuição de preservativos.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO UBS DO SÍTIO ESTRONDO DE CARA NOVA

UBS DO ESTRONDO DE CARA NOVA ????

A nova Unidade Básica de Saúde Francisco Eliedilson Soares De Queiroz, do sítio Estrondo foi inaugurada nessa quinta, dia 25. Agora, a população conta com um espaço moderno e bem equipado, com consultório para atendimento médico, consultório de enfermagem, consultório multiprofissional para psicólogo e nutricionista, consultório odontológico, com cadeira odontológica nova, e sala de vacina. Além de uma equipe capacitada e pronta para cuidar da população.

"Esta unidade de saúde representa um grande avanço para a Comunidade do Estrondo e para toda Portalegre. Antes, este espaço estava completamente deteriorado e sem a menor condição de funcionamento. Hoje, estamos entregando um espaço com a qualidade que a população merece", destacou o prefeito José Augusto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Obra 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CONVITE DE INAUGURAÇÃO DA UBS DO SÍTIO ESTRONDO

Nesta quinta, dia 25, acontecerá a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Francisco Eliedilson Soares De Queiroz, no Sítio Estrondo.

O prefeito José Augusto convida a população portalegrense para se fazer presente nesse momento de grande importância para o município.

?? 25 de janeiro de 2024

?? 09h

??Sítio Estrondo

#Saúde 22/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico alerta sobre os cuidados para combater o mosquito da dengue (Aedes Aegypti).

Para evitar os riscos de proliferação e contaminação do mosquito, algumas medidas podem ser colocadas em prática, como:

? Manter as caixas d'água fechadas e limpas;

? Não deixar água acumulada na laje;

? Manter as lixeiras fechadas;

? Utilizar areia nos vasos de plantas;

? Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

? Deixar as lonas esticadas;

? Não deixar acumular água em pneus.

#TodosContraaDengue #PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 12/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PRONTO ATENDIMENTO MÃE AGAR

Pronto Atendimento Mãe Agar, um espaço completo, referência na região.

Oferecemos atendimento médico 24h, todos os dias da semana, sala para realização de pequenas cirurgias, sala de urgência e emergência, laboratório, leitos de internação adulto e pediátrico, transporte de pacientes e equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Cuidar de você com amor. Esse é o nosso compromisso!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 11/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

Profissionais da saúde municipal participaram de treinamento para a utilização da máquina de ultrassonografia, nessa quarta, dia 10. A técnica Eduarda liderou a capacitação, contando com a presença do médico ultrassonografista Dr. Márcio, e dos médicos Dr. Davi, Dr. Yure e Dr. Ramonyer. Durante o treinamento, foram realizados exames em três pacientes como parte do teste e manuseio do equipamento.

A Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está preparando o espaço e a logística para iniciar os atendimentos de ultrassonografia no município. Esta é mais uma conquista que reflete o contínuo compromisso em oferecer uma assistência em saúde integral e de alta qualidade à população portalegrense.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#JaneiroBranco 08/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que tem o objetivo de promover a importância do cuidado com a saúde mental.

Transtornos psicológicos são comuns e devem ser tratados da forma adequada.

A Gestão Municipal de Portalegre apoia essa campanha e informa à população que há atendimento psicológico nas UBS do município.

Quem cuida da saude mental, cuida da vida.

Procure ajuda!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE - VACINA BIVALENTE COVID-19

Primeira e segunda dose da vacina Bivalente contra a covid-19 disponíveis.

Público-alvo:

????????Idosos 60 anos + que receberam o primeiro reforço com a vacina bivalente há mais de 6 meses

????????Pessoas com 18 anos + que ainda não tomaram a primeira dose da bivalente.

?? Para se vacinar, dirija-se ao Centro de Saúde, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 16h, levando cartão de vacina e CPF.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 11/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DEZEMBRO VERMELHO

Cuidar da sua saúde é o compromisso mais importante!

Prevenção é sempre o melhor caminho.

??Use camisinha

??Faça o teste rápido

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

Dando sequência ao mutirão de consultas especializadas, a população portalegrense foi atendida pelo médico reumatologista Dr. André Valentin no último sábado, dia 18, na Policlínica Teresinha Diógenes Rêgo. Ao todo, foram realizados 45 atendimentos.

O mutirão de consultas especializadas está sendo realizado a partir de encaminhamentos da regulação municipal para o ano de 2023.

Esta é mais uma ação que demonstra o compromisso contínuo da Gestão Municipal em proporcionar cuidados de saúde abrangentes à população.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 16/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE MAIS PERTO DE VOCÊ

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou o mutirão de consultas especializadas que estão com encaminhamentos na regulação municipal para o ano de 2023.

Nessa quarta, dia 15, foram realizados atendimentos de 15 pacientes com o médico proctologista Dr. Marcelo Granjeiro, na UBS Vicente do Rêgo Filho, e 30 pacientes com o médico cardiologista Dr. Frankin, na Policlínica Teresinha Diógenes Rêgo.

Esta é mais uma ação que demonstra o compromisso contínuo da Gestão Municipal em proporcionar cuidados de saúde abrangentes à população.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#PROTEÇÃO 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOVEMBRO AZUL - MÊS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

#NovembroAzul - Mês de combate ao câncer de próstata

Sua saúde merece atenção e cuidado, o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida.

Todos juntos nessa luta!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 25 DE OUTUBRO - DIA DO DENTISTA

Neste dia 25 celebramos o Dia do Dentista, uma data para homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais dessa área que, com dedicação e amor, contribuem para a construção de sorrisos todos os dias.

25 de outubro - Dia do Dentista

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 18 DE OUTUBRO - DIA DO MÉDICO

Neste Dia do Médico, expressamos nossa profunda gratidão aos médicos de Portalegre que, com dedicação incansável, salvam vidas e ajudam a construir um mundo mais saudável.

Parabéns a esses heróis, cujo comprometimento merece nosso respeito e admiração.

18 de outubro - Dia do Médico

#VacinaAntirrábica 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 3.300 ANIMAIS VACINADOS

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com os agentes de endemias, realizou a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos.

Ao todo, foram vacinados 3300 animais, na zona urbana e rural.

Confira os dados da vacinação:

ZONA URBANA:

Cães: 779

Gatos: 632

ZONA RURAL:

Cães: 1.315

Gatos: 491

Vacinação de cães no dia "D": 47

Vacinação de gatos no dia "D": 36

Total de cães vacinados na zona urbana e zona rural: 2.141

Total de gatos vacinados na zona urbana e zona rural: 1.159

*Dados obtidos até o dia 30/09/2023

#VACINAÇÃO 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DIA D

Neste sábado, dia 07 de outubro, vai acontecer o DIA D de multivacinação para atualização da Carteira de Vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

???Será das 8h às 12h, no auditório do Centro Administrativo

?? Leve cartão do SUS e CPF

?? É necessário estar acompanhado dos pais ou responsável

#Saúde 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO OUTUBRO ROSA

Cuide-se! O autoexame ajuda a identificar precocemente alterações que podem indicar câncer de mama.

Outubro Rosa - Mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

#outubrorosa #PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 4 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

A Gestão Municipal de Portalegre parabeniza todos os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, heróis da saúde que desempenham um importante papel na prevenção e no controle de doenças e agravos.

Obrigado por toda dedicação!

4 de outubro - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

#Saúde 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO TÁ PAGO - PREFEITURA REPASSA O COMPLEMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM PARA A APAMIP

Gestão comprometida com a saúde de Portalegre! ?????

Nesta segunda-feira, dia 02, a Gestão Municipal de Portalegre efetuou o pagamento do complemento do piso salarial dos profissionais da enfermagem, referente aos meses de maio a agosto, para a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância de Portalegre - APAMIP, por meio de contrato de repasse celebrado entre a instituição e o município de Portalegre.

O pagamento ocorreu por meio da transferência de recursos da União, destinados à complementação do piso salarial, conforme estipulado na Lei Federal 14.434/2022, voltada para a Atenção Primária em Saúde e unidades filantrópicas, abrangendo enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, de acordo com a Lei Municipal n.º 549/2023, de autoria do Executivo. Os repasses foram realizados em conformidade com o programa InvestSUS, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

#Saúde 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO CURSO SAÚDE COM AGENTE

Nessa quinta, dia 28, aconteceu a solenidade de encerramento do curso Saúde com Agente, programa do Ministério da Saúde dedicado à capacitação técnica dos agentes de saúde e de endemias, para aperfeiçoamento das atividades já exercidas no dia a dia, a fim de melhorar ainda mais a qualidade da assistência em saúde oferecida à população.

"Quero expressar minha sincera gratidão a cada um de vocês pelo compromisso e dedicação à saúde pública. Vocês são verdadeiros heróis da saúde, merecedores de nossa admiração, reconhecimento e respeito. Agradeço também a preceptora do curso, a enfermeira Maria Nailde, e a tutora, enfermeira Bárbara Duarte, que desempenharam com maestria estas importantes tarefas", destacou o prefeito José Augusto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO TÁ PAGO O COMPLEMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM ?????

Nesta quarta-feira, dia 27, a Gestão Municipal de Portalegre efetuou o pagamento do complemento piso salarial dos profissionais da enfermagem, referente aos meses de maio a agosto.

O pagamento ocorreu por meio da transferência de recursos da União, destinados à complementação do piso salarial conforme estipulado na Lei Federal 14.434/2022, voltada para a Atenção Primária em Saúde, abrangendo enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, de acordo com a Lei Municipal n.º 549/2023, de autoria do Executivo. Os repasses foram realizados em conformidade do programa InvestSUS, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Além disso, hoje também foi efetuado o pagamento do Incentivo de Desempenho Variável (IDV) aos profissionais da saúde, conforme estabelecido pela Lei Municipal 546/2023.

"Estas ações são uma expressão concreta do comprometimento da nossa gestão com a valorização dos profissionais da saúde, refletindo nosso respeito pelos compromissos assumidos. Além disso, demonstram nosso firme empenho em cuidar e investir na saúde da população, reforçando o nosso compromisso com bem-estar dos portalegrenses", destacou o prefeito José Augusto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DIA D - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE CÃES E GATOS

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os agentes de endemias, informa que neste sábado, 30 de setembro, acontecerá o Dia D da campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos.

A vacinação acontecerá das 7h às 11h, em três locais:

?? Em frente a Escola Estadual Margaria de Freitas;

?? Praça de Eventos;

?? Em frente ao Clube Acep

Faça a sua parte nesta campanha, não deixe o seu animal com raiva!

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO BOA NOTÍCIA PARA O MUNICÍPIO

Mais uma grande conquista para Portalegre ??

Portaria do Ministério da Saúde autoriza município de Portalegre a receber recurso para construção de Unidade de Saúde no Bairro Varandas da Serra, na zona urbana.

O valor, na ordem de R$ 1.074,000, é fruto de emenda do senador Styvenson Valentim.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 14/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

Nesta quinta-feira, dia 14, a Prefeitura de Portalegre encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 016/23, que trata sobre o pagamento referente ao repasse da União para complemento do piso salarial dos profissionais de enfermagem do município. O projeto foi protocolado em regime de urgência simples, para ser apreciado e votado na sessão ordinária desta sexta-feira, dia 15/09.

O Projeto de Lei n° 016/2023 autoriza o Poder Executivo a transferir, até o dia 23/09, para servidores municipais da enfermagem, abrangendo enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, recursos destinados pela União, por meio do Fundo Municipal de Saúde, a título de assistência financeira complementar do Governo Federal, conforme estipulado na Emenda Constitucional n.° 127, de 2 de dezembro de 2022.

#Saúde 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CONFIRA OS CONTATOS ATUALIZADOS DA SAÚDE

Confira os contatos atualizados da Rede Municipal de Saúde.

#Educação 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO APRESENTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE NA ESCOLA

As Secretarias de Saúde e Educação promoveram, nessa segunda-feira, dia 21, uma reunião de apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE). Na ocasião, foram destacadas as ações prioritárias que deverão ser realizadas e que visam promover aos estudantes qualidade de vida, por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

O encontro de apresentação contou com a presença do secretário de Saúde, Temistocles Lucena, e da secretária de Educação, Graça Alexandre, acompanhados dos profissionais da Atenção Primária de Saúde, e diretores das Escolas Municipais. A apresentação do tema proposto ficando a cargo das enfermeiras Nailde e Mariana.

"São parcerias de muita importância para todos nós. Saúde e Educação, juntas, compõem a base da formação humana integral. O encontro foi muito proveitoso, de muita troca e aprendizados", destacou o secretário Temistocles.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DIA D

Neste sábado, dia 05, vai acontecer Dia D de vacinação contra influenza e febre amarela.

Será das 8h às 12h, no Auditório do Centro Administrativo.

Vacina influenza: pessoas a partir de 6 meses de idade;

Contraindicação: febre e alergia a ovo.

Vacina Febre Amarela:

Para pessoas a partir de 9 meses a 59 anos;

Contraindicação: doença autoimune; gestante, amamentação, alergia a ovo, febre, HIV positivo.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#VACINAÇÃO 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO JULHO AMARELO

A Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre intensificou a luta contra as hepatites virais durante o Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. As ações foram realizadas na zona rural, nas UBS de Lajes, Baixa Grande, Sobrado, Bom Sucesso, Pêga, Genipapeiro, Santa Tereza, e na zona urbana, no auditório do Centro Administrativo, entre os dias 17 e 28 de julho.

Foram realizadas palestras de conscientização, fornecendo informações importantes sobre medidas de prevenção, sintomas e suas complicações, além da oferta de testes rápidos para hepatite B e C.

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado, causadas pelos vírus classificados como A, B, C, D e E. Devido ao seu desenvolvimento inicial muitas vezes silencioso, o diagnóstico precoce requer ações persistentes e contínuas.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO + SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde, aderiu ao Projeto TeleNordeste, que beneficia Unidades de Saúde por meio da telemedicina.

Com o TeleNordeste, neste primeiro momento, teremos consultas com especialistas, via telemedicina, realizadas por meio da mediação dos médicos da equipe da atenção primária e da equipe de enfermagem. Os profissionais já receberam treinamento na última quarta, dia 19, e, em breve, o sistema estará em pleno funcionamento na Unidade.

Essa é mais uma iniciativa da Gestão Municipal para ampliar a oferta de serviços no município e cuidar da saúde de todos.

O TeleNordeste é um projeto do PROADI-SUS, que vincula médicos da Associação Hospitalar Moinhos de Vento às Equipes de Saúde da Família como forma de intervenção para melhoria da assistência a saúde no estado do Rio Grande do Norte.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#AcademiaDaSaúde 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ACADEMIA DA SAÚDE

Venha cuidar da sua saúde na Academia da Saúde! ????????

?? Atividades físicas realizadas sob supervisão profissional durante todos os horários de aula.

?? Horários das Aulas:

?? Segunda a quinta-feira

?? Turmas: 6h às 7h, 17h às 18h e 18h às 19h

?? Faça sua inscrição:

?? Na Academia da Saúde durante os horários de aula.

?? Na Secretaria Municipal de Saúde, com a professora Deys Danniely, das 7h30 às 10h30.

??Leve documentos pessoais e comprovante de residência

IMPORTANTE: Para segurança dos usuários, as atividades físicas utilizando equipamentos da Academia da Saúde devem ser realizadas sob supervisão profissional, durante as aulas. O município não se responsabilizará pelo uso dos equipamentos fora desses períodos e sem a devida supervisão.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO + SAÚDE

A partir dessa terça, dia 18, a Unidade de Saúde Vicente do Rêgo Filho vai contar com duas equipes de saúde bucal, atendendo em horário estendido, das 7h às 19h, a fim de garantir cuidados odontológicos acessíveis e de qualidade para todos os portalegrenses.

É a Gestão Municipal de Portalegre trabalhando para proporcionar uma assistência em saúde completa para a população.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO IMPLANTAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, foi habilitada junto ao Ministério da Saúde para implantação da Equipe Multiprofissional na Atenção Primária em Saúde (eMulti Estratégica) com profissionais especializados para atender e prestar assistência à população.

O pleito foi priorizado por indicação do mandato do deputado federal Benes Leocádio. O valor de R$ 101.500,00, para implantação da equipe, já está disponível na conta do município. Este é um investimento importante para fortalecer a saúde e o bem-estar dos portalegrenses.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO QUARTA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL HABILITADA

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, habilitou junto ao Ministério da Saúde a quarta Equipe de Saúde Bucal. Com isso, nosso município alcança 100% de cobertura no atendimento odontológico.

O pleito foi priorizado por indicação do mandato do deputado federal Benes Leocádio. O valor de R$ 51.579,00, para implantação da equipe, já está disponível na conta do município.

?? Vamos seguir cuidando do sorriso e da saúde da nossa população.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#PET 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DE CÃES E GATOS

A Secretaria de Saúde, em parceria com os agentes de endemias, informa que durante os meses de julho, agosto e setembro vai acontecer a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos.

A vacinação será feita em domicilio pelos agentes de endemias de cada localidade, conforme cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde.

No mês de agosto também acontecerá o "Dia D" da campanha.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO +R$346 MIL PARA A SAÚDE

O município de Portalegre recebeu, por meio do Fundo Nacional de Saúde, o pagamento de emenda do deputado federal General Girão no valor de R$ 346.593,00, que será destinado para aquisição de uma bomba de infusão, aparelho de ultrassonografia, aparelho de raio-x e escada de 2 degraus.

A Secretaria Municipal de Saúde ja encaminhou o processo ao setor de licitação para providências. Já o projeto de engenharia para instalação dos novos equipamentos está sendo viabilizado pela Secretaria de Infraestrutura.

"Essa é uma grande conquista para a população. A Gestão Municipal vem trabalhando incansavelmente para ampliar a oferta de serviços na área da saúde e oferecer uma assistência cada vez mais completa para os portalegrenses", destacou o secretário de saúde, Temistocles Lucena.

#Saúde 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CENTRO DE SAÚDE VICENTE DO RÊGO FILHO

O novo Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho foi inaugurado na última quarta, dia 07. Agora, a população conta com um espaço reformado, mais equipado e mais estruturado, que atende todas as normas da subcoordenadoria de Vigilância Sanitária.

O novo espaço conta com ambientes renovados, novos mobiliários, novas pinturas, banheiros acessíveis, sala de raio-x odontológico, sala das práticas integratives e sala multiprofissional. Além disso, todas as instalações hidrossanitárias, elétricas e pluviais foram revisadas, para proporcionar maior conforto aos servidores e aos cidadãos.

É a Gestão Municipal trabalhando para garantir mais modernidade e eficiência no atendimento à população.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ENTREGA DE AMBULÂNCIA RANGER 4X4 SEMI-UTI À SECRETARIA DE SAÚDE

Nesta sexta, dia 26, o prefeito José Augusto entregou uma ambulância Ranger 4x4 semi UTI à Secretaria de Saúde. O veículo vai atender as comunidades rurais de Portalegre e possui uma estrutura que assegura mais eficiência nos casos de urgência e emergência, além de garantir estabilidade e conforto aos pacientes durante o transporte.

A ambulância foi adquirida por R$318.900,00, com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim.

"Agradeço ao senador Styvenson, que esteve presente hoje na entrega, por sempre atender nossas demandas. Essa ação vai beneficiar diretamente as comunidades rurais de Portalegre e mostra o compromisso da nossa gestão, que segue investindo em saúde e melhorando a qualidade de vida dos portalegrenses", destacou o prefeito José Augusto.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 10ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE

A presidente do Conselho de Saúde de Portalegre, Fabia Maria Dantas, juntamente com os delegados Vinicius Vieira, representando os trabalhadores da saúde, Maria Creuza Delmiro e Lucineuma Chagas, representando os usuários da saúde, participaram da 10ª Conferência Estadual de Saúde. O evento, de grande importância para a área, ocorreu ao longo dos dias 23, 24 e 25 no Centro de Convenções de Natal.

A participação desses representantes demonstrou o comprometimento e engajamento da Gestão Municipal em contribuir para o aprimoramento do sistema de saúde.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 25/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DA ACADEMIA DA SAÚDE

Nessa quarta, dia 24, aconteceu a inauguração das novas instalações da Academia da Saúde. O momento contou com a presença do prefeito José Augusto, secretários municipais, servidores e população em geral.

"Este é um espaço muito importante para a população, proporcionando a prática de atividades físicas ao ar livre, com equipamentos de qualidade, segurança e acompanhamento de profissionais. Em breve, os alunos também receberão o uniforme da Academia da Saúde, reforçando o sentimento de pertencimento e motivação", destacou o prefeito José Augusto.

Durante a inauguração, foram realizadas diversas atividades físicas, conduzidas por Deys Danniely e Virna Lira, além de uma aula de dança ministrada por Itamara Soares.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA DA SAÚDE

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, convida a população portalegrense para a inauguração das novas instalações da Academia da Saúde, que acontecerá nesta quarta, dia 24, às 18h.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Neste sábado, dia 20, vai acontecer o Dia D de vacinação contra gripe para a população em geral a partir dos 6 meses de idade.

Será das 8h às 13h, na Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.

?? Contraindicação: alergia a ovo ou à vacina da gripe.

Lembre-se: Leve o cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#MÃE 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO FESTA DAS MÃES

Confira registros da Festa das Mães, preparada pela Gestão Municipal por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.

O momento contou com música ao vivo, dinâmicas, sorteios e entrega de brindes.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 12 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

Hoje, Dia Internacional da Enfermagem, queremos agradecer a todos esses profissionais que dedicam suas vidas para cuidar de outras vidas.

Parabéns a todos os enfermeiros pelo trabalho, dedicação e amor à profissão. Vocês são verdadeiros heróis!

12 de maio - Dia Internacional da Enfermagem

#Saúde 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ENTREGA DE ÓCULOS DE GRAU À POPULAÇÃO

Nesta sexta, dia 5, a Gestão Municipal de Portalegre realizou a entrega dos óculos de grau escolhidos pela população, mediante solicitação médica, nos dias 25 e 27 de março.

O munícipe que não esteve na entrega deve procurar a Secretaria de Saúde do município para fazer a retirada.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO FARMÁCIA BÁSICA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir do dia 02 de maio, o atendimento na Farmácia Básica acontecerá em novo horário.

?Segundas, terças e quintas das 07h às 11h e das 13h às 16h

? Quartas e sextas das 07h às 11h.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico alerta sobre os cuidados para combater o mosquito da dengue (Aedes Aegypti).

Para evitar os riscos de proliferação e contaminação do mosquito, algumas medidas podem ser colocadas em prática, como:

? Manter as caixas d'água fechadas e limpas;

? Não deixar água acumulada na laje;

? Manter as lixeiras fechadas;

? Utilizar areia nos vasos de plantas;

? Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

? Deixar as lonas esticadas;

? Não deixar acumular água em pneus.

#TodosContraaDengue #PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS RECEBEM PROTETOR SOLAR E PROTETOR LABIAL

Nesta semana, agentes de Saúde e de Endemias de Portalegre receberam protetor solar e protetor labial.

A entrega foi realizada pela diretora das Unidades de Saúde, Maria José, e pela enfermeira Nailde, preceptora do curso Saúde com Agente.

Essa é mais uma ação da Gestão Municipal de Portalegre para garantir o bem-estar dos profissionais.

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO TUBERCULOSE TEM CURA

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e cérebro.

Os principais sinais e sintomas incluem tosse por mais de três semanas; tosse com pús ou sangue; perda de peso não intencional (sem dieta); febre vespertina; e sudorese noturna.

Ao apresentar esses sinais e sintomas, procure uma Unidade de Saúde. Tuberculose tem cura!

24/3 - Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

#Saúde 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia" a VII Conferência Municipal de Saúde aconteceu na última sexta, dia 03, em Portalegre.

Presidida pelo secretário de Saúde, Temístocles Lucena, e coordenada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fabia Maria Dantas, a conferência contou com a presença de representantes da gestao municipal, da assessora técnica Neuman Azevedo, do enfermeiro e especialista em saúde e Palestrante Gleriston Vieira, de trabalhadores e usuários da saúde e assistência social .

Na ocasião, houve trabalho em grupo, apresentação das propostas e escolha dos delegados para participação na Conferência Estadual de Saúde

#PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

PORTALEGRE UNIDA CONTRA A DENGUE

A Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico, alerta à população sobre os cuidados para combater o mosquito da dengue (Aedes Aegypti), principalmente nesse período inicial do ano, em que os índices pluviométricos são altos.

Para evitar os riscos de proliferação e contaminação do mosquito, algumas medidas podem ser colocadas em prática, como:

? Manter as caixas d'água fechadas e limpas;

? Não deixar água acumulada na laje;

? Manter as lixeiras fechadas;

? Utilizar areia nos vasos de plantas;

? Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;

? Deixar as lonas esticadas;

? Não deixar acumular água em pneus.

#TodosContraaDengue #PortalegreEuAmoEuCuido

#Saúde 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ENTREGA DE COLÍRIOS
#Saúde 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO #NovembroAzul

#NovembroAzul - Mês de combate ao câncer de próstata

O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida. Faça o exame de próstata!

Todos juntos nessa luta ????????

#Saúde 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE NA ESCOLA
#Saúde 21/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO TARDE ROSA - SAÚDE

Na última sexta, dia 21, aconteceu a "Tarde Rosa", evento realizado pela Gestão Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população acerca do câncer de mama.

A psicóloga Markylyana Dias realizou a abertura do evento, falando da importância do autoexame e da busca por ajuda profissional. A enfermeira Kátia de Melo mostrou um passo a passo de como fazer o autoexame e apresentou algumas características que indicam a pressuposição do câncer de mama. O momento também contou com depoimento do Sr. Eufrásio, que recebeu o diagnostico de câncer de mama, realizou o tratamento e ficou curado, o evento contou também com a participação da banda cânticos de vitória da Assembléia de Deus. Também foi realizado vários sorteios através de doações para quem estava presente.

"Durante esse mês de outubro, estão sendo realizadas várias ações na zona urbana e rural pelas equipes de atenção primária com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer da mama, destacando a importância do autoexame e da busca por ajuda médica, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura do câncer", destacou o secretário de saúde, Temistocles Lucena.

#COVID-19 24/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19

No último sábado, 22, a Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 em moradores da zona urbana e rural.

No total, foram aplicadas 846 doses.

A população será vacina com a D3 seguindo o cronograma estabelecido pela nota técnica da SESAP.

#JaneiroBranco 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que tem o objetivo de promover a importância do cuidado com a saúde mental.

Transtornos psicológicos são comuns e devem ser tratados da forma adequada.

A Prefeitura Municipal de Portalegre apoia essa campanha e informa à população que há atendimento psicológico nas UBS do município.

Quem cuida da saude mental, cuida da vida.

Procure ajuda!

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Outubro Rosa - 2021

No combate ao câncer de mama, a prevenção é o melhor caminho.

Faça o autoexame.

#OutubroRosa

#Comunicação 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 04 de outubro - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.

A Prefeitura Municipal de Portalegre agradece a todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias pelo excelente trabalho prestado à população.

04 de outubro - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias.

#VACINAÇÃO 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINA CONTRA A COVID BAIXOU A IDADE PARA 20 ANOS OU MAIS
#DECRETOMUNICIPAL 01/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DECRETO Nº217/2021

Confira o decreto Nº 217/2021, que dispõe sobre medidas de combate a COVID-19.

Acesse o decreto completo clicando no link abaixo.

#DECRETOMUNICIPAL 16/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DECRETO Nº 208/2021

Confira o decreto Nº 208/2021, que dispõe sobre medidas de combate a COVID-19.

#DECRETOMUNICIPAL 19/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DECRETO Nº198/2021

Confira o decreto Nº 198/2021, que dispõe sobre medidas de combate à COVID-19.

Acesse o edital completo clicando no link da bio.

#VACINAÇÃO 12/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PRÓXIMA ETAPA DE VACINAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já aplicou a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19 em todos os profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais.

Seguindo o cronograma disponível no RN+ Vacina, em consonância com a Nota Técnica da SESAP, a terceira etapa de vacinação terá inicio em breve para os seguintes grupos:

?? Síndrome de Down - 18 - 59 anos

?? Renal crônico em diálise - 18 - 59 anos

?? Pessoas com deficiência permanente cadastrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC) 55 - 59 anos

?? Pessoas com doenças cardiovasculares/especificações - 55 - 59 anos

?? Diabetes mellitus - 55 - 59 anos

Para receber a vacina é preciso estar cadastrado no RN+ Vacina, apresentar atestado de comorbidade (laudo médico, receitas) e levar documento original com foto, cartão de vacina e cartão do SUS.

Fique atento! Em breve o calendário de vacinação será divulgado

#PortalegreContraACovid-19

#PLANTÃOMEDICO 31/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PLANTÃO FERIADO SEMANA SANTA - PORTALEGRE/RN

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que nos dias 01, 02, 03 e 04 de abril (feriado de Semana Santa) haverá atendimento médico no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho.

#Atendimentomédico 30/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE OFERTA ATENDIMENTO MÉDICO DE ENDOCRINOLOGIA

A Secretaria Municipal de Saúde torna público o atendimento médico de endocrinologia que aconteceu na manhã desta terça-feira (30/03), com a médica Dra. Nigéria, na sede do Programa de Acolhimento Familiar (AFAM).

O atendimento em endocrinologia, bem como de outras especialidades, faz parte do planejamento da Secretaria de Saúde para garantir a oferta dos serviços no próprio município, evitando o deslocamento dos pacientes para outra cidade.

#COVID-19 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SANITIZAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS E PRINCIPAIS VIAS DO MUNICÍPIO

Na tarde de hoje (23) a Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre, em parceria com os Agentes de Endemias, realizou trabalho de sanitização dos espaços públicos e principais vias do município.

O intuito da ação é intensificar as medidas protetivas contra a COVID-19.

No decorrer da semana, a sanitização ocorrerá em outras localidades do município.

#portalegrecontraacovid19

#VACINAÇÃO 22/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Vacinação dos idosos de 75 a 79 anos da Zona Rural.

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, nessa terça-feira (23), acontecerá a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos da zona rural.

Confira os horários:

7h30 às 9h30 - UBS Baixa Grande

9h30 às 11h30 - UBS Sobrado

11h30 às 13h30 - UBS Lajes

13h30 às 15h00 - UBS Estrondo

Não esqueça de levar o cartão de vacina.

As doses estão sendo aplicadas seguindo o cronograma disponível no site maisvacina.saude.rn.gov.br

O monitoramento da vacinação é feito por meio do sistema RN Mais Vacina, plataforma criada pelo Governo do Estado para garantir transparência e celeridade ao processo.

#PLANTÃOMEDICO 19/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PLANTÃO MÉDICO - FINAL DE SEMANA 20 E 21 DE MARÇO

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que nos dias 20 e 21 de Março (sábado e domingo) haverá atendimento médico no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho.

#prefeituradeportalegre #saude #atendimento

#DECRETOMUNICIPAL 19/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOVO DECRETO N°175/2021 - PORTALEGRE/RN

Confira o novo decreto N°175/2021 que entra em vigor a partir de amanhã (20).

#portalegrecontraacovid19

19 de Mar de 2021

#COVID-19 18/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO REUNIÃO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

Na manhã desta quinta-feira (18), aconteceu a reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por profissionais de todos os setores da administração municipal.

Diversos assuntos relacionados a profilaxia da doença no município foram tratados.

Além disso, foi discutido o novo decreto estadual que entra em vigor no dia 20 de março, com medidas mais restritivas ao enfrentamento da pandemia.

Pedimos a toda população que siga as orientações do Ministério da Saúde. Se possível, permaneça em casa. Se tiver que sair, use máscara. Dessa forma, protegeremos uns aos outros.

#VACINAÇÃO 16/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINAÇÃO DOS IDOSOS 75 A 79 ANOS - ZONA URBANA

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, nessa quarta-feira (17), das 7h30 às 13h, acontecerá, na antiga sede da Escola Filomena Sampaio de Souza, a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos da zona urbana.

Nos próximos dias, dentro da mesma faixa etária, serão vacinados os idosos da zona rural.

As doses estão sendo aplicadas seguindo o cronograma disponível no site maisvacina.saude.rn.gov.br

O monitoramento da vacinação é feito por meio do sistema RN Mais Vacina, plataforma criada pelo Governo do Estado para garantir transparência e celeridade ao processo.

#PLANTÃOMEDICO 12/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ATENDIMENTO MÉDICO - FINAL DE SEMANA

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, comunica que nos dias 13 e 14 de Março (sábado e domingo) haverá atendimento médico no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho.

#prefeituradeportalegre #saude #atendimento

Hoje

#DECRETOMUNICIPAL 09/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Decreto nº 172 /2021 - PORTALEGRE/RN Decreto nº 172/2021 - dispõe sobre novas medidas restritivas e de isolamento social
#ortopedia 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SAÚDE - Portalegre oferta atendimento médico especializado em Ortopedia.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou no último sábado dia 27 de fevereiro, atendimento com o médico ortopedista Dr. Éneas Bessa no Centro de Saúde Vicente do Rego Filho, foram atendidos 25 pacientes com encaminhamentos para consulta, avaliação e apresentação de exames.

O atendimento em ortopedia como outras especialidades faz parte do planejamento da Secretaria de Saúde como também do plano de governo da gestão da oferta do serviço no próprio município evitando assim o deslocamento dos pacientes.

#ortopedia #saude

#PactoPelaVida 01/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Operação "Pacto pela Vida”: fiscalização e orientações são intensificadas no município de Portalegre para combater o cor

Operação "Pacto pela Vida": fiscalização e orientações são intensificadas no município de Portalegre para combater o coronavirus.

No último fim de semana, a Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde , realizou, junto de agentes comunitários de saúde, Vigilância Sanitária e Policia Militar, fiscalização nos bares, restaurantes e pontos turísticos (com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Turismo). A medida teve o objetivo de garantir o cumprimento aos decretos publicados.

O município segue com a Operação Pacto pela Vida, projeto criado pelo Governo do Estado do RN em parceria com os municípios, para garantir o isolamento social.

A Prefeitura de Portalegre tem atuado com o máximo empenho para diminuir a taxa de contaminação e, consequentemente, o número de casos de Covid-19.

Pedimos à população que continue seguindo as medidas de segurança.

?? Use máscara e evite aglomerações.

?? Se possível, fique em casa.

#PortalegreContraACOVID19

#COVID-19 24/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DECRETO 168/2021 - PORTALEGRE/RN Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com vigência até 09 de março de 2021, podendo ser prorrogado conforme deliberação do Comitê COVID-19.
#COVID-19 23/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO REUNIÃO PARA DISCUTIR AÇÕES DE COMBATE À COVID-19 EM PORTALEGRE

Na manhã de hoje (23), o prefeito José Augusto discutiu ações acerca da Covid-19 com o presidente da Câmara, Márcio da Bica; com os secretários do município, Temistócles Lucena, Ciena Rêgo, Conceição Matias e Ana Diógenes; com o chefe de vigilância sanitária, Bruno Alcântara; com o comandante do batalhão da Polícia Militar de Pau dos Ferros, o tenente-coronel Niltoildo Dantas; e demais representantes do comitê da COVID-19.

Os seguintes tópicos estiveram em discussão:

?Debate sobre a situação do município e do estado;

?Discussão sobre novo decreto municipal;

?Discussão das formas de trabalhos para combate à Covid-19 no município, em consonância com a vigilância sanitária, agentes de saúde e Polícia Militar.

Logo mais será divulgado um novo decreto com as regras estabelecidas na reunião.

#COVID-19 12/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE JÁ TEM IDOSOS VACINADOS CONTRA A COVID-19
#VACINAÇÃO 06/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO VACINÔMETRO PORTALEGRE: 165 DOSES APLICADAS

A Prefeitura Municipal de Portalegre, por meio da Secretaria de Saúde, informa a todos que, até às 17h de ontem (05/02), das 173 doses da vacina contra a #Covid19 que o município recebeu, foram administradas 165. As 8 doses restantes serão aplicadas nos próximos dias nos idosos que pertencem ao grupo prioritário.

O monitoramento da vacinação é feito por meio do sistema RN Mais Vacina, plataforma criada pelo Governo do Estado para garantir transparência e celeridade em todo processo.

#PortalegreContraaCovid19
#vacinação
#Saude

#DECRETOMUNICIPAL 05/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO DECRETO 159/2021 - PORTALEGRE/RN

#UtilidadePública

Confira os principais pontos do Decreto nº 159/2021.

Continue usando máscara, álcool 70% e evite aglomerações.

Fac¸a a sua parte!

#PortalegreContraACOVID19

#VACINAÇÃO 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE RECEBE MAIS 70 DOSES DA VACINA DA COVID19

Hoje (27), o município de Portalegre recebeu mais 70 doses da vacina contra a Covid-19.

Por meio da Secretaria de Saúde, daremos continuidade ao processo de vacinação dos profissionais de saúde, da rede pública e privada, que atuam em Portalegre e no Hospital Cleodon Carlos de Andrade (Hemocentro/UNICAT) em Pau dos Ferros.

Além deles, 25 doses serão destinadas a idosos de 75 anos ou mais, que encontram-se acamados, em leitos domiciliares, e são acompanhados pela equipe de Estratégia Saúde da Família.

#PortalegreContraACOVID19 #VemVacina

#Saúde 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO RETOMADA AS ATIVIDADES DO LABORATÓRIO MUNICIPAL

O Laboratório Municipal, localizado no Centro de Saúde, retoma suas atividades hoje (25), com a realização de exames laboratoriais. Os pacientes devem se dirigir até a unidade para fazer o agendamento.

#PrefeituraDePortalegre #Saude

#PactoPelaVida 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO OPERAÇÃO PACTO PELA VIDA - PORTALEGRE RN

No último sábado, a Polícia Militar realizou, junto da vigilância sanitária, a fiscalização dos comércios, bares e restaurantes. A ação faz parte da operação Pacto Pela Vida, um projeto do Governo do Estado em parceria com os municípios para garantir o isolamento social. Essa medida visa garantir o cumprimento do decreto 156/2021.

A Prefeitura de Portalegre tem atuado com o máximo empenho para diminuir a taxa de contaminação e, consequentemente, o número de casos de Covid-19. Nesse momento, o foco é proteger a população.

#PortalegreContraACOVID19

#VACINAÇÃO 25/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO 101 DOSES DE VACINAS APLICADAS EM PORTALEGRE
#DECRETOMUNICIPAL 22/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOVO DECRETO MUNICIPAL RENOVA MEDIDAS RESTRITIVAS.

#UTILIDADEPÚBLICA

#COVID-19 20/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE JÁ TEM PESSOAS VACINADAS! Primeiras pessoas vacinadas no município de Portalegre!
#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CADASTRO E ACOMPANHAMENTO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

O "RN Mais Vacina", que foi desenvolvido pelo LAIS em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, fará todo o monitoramento da rede de vacinação contra a covid-19 nas cidades potiguares.

O acesso é feito por meio do site maisvacina.saude.rn.gov.br e as pessoas poderão se cadastrar com seus dados pessoais e, se for o caso, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades.

#VemVacina #PrefeituradePortalegre

#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO REUNIÃO COM O COMITÊ DE COMBATE A COVID-19
#Saúde 19/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO ATO SIMBÓLICO DE INÍCIO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 Portalegre contra a COVID19 - Estamos juntos nessa luta!
#Saúde 16/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO REUNIÃO COM OS AGENTES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO Reunião com Agentes de Saúde para repasse da situação da secretaria de saúde.
#Saúde 13/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO JANEIRO BRANCO

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que tem o objetivo de promover a importância do cuidado com a saúde mental.

A Prefeitura Municipal de Portalegre apoia essa campanha e informa à população que há atendimento psicológico nas UBS do município.

Quem cuida da saude mental, cuida da vida.

Procure ajuda!

#prefeituradeportalegre #janeirobranco #saudemental

#Comunicação 15/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Vigilância sanitária visita estabelecimentos comerciais para orientar sobre o uso de máscaras. O objetivo é evitar a contaminação das pessoas nas ruas e combater a pandemia do novo Coronavírus.
#Comunicação 07/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Prefeitura de Portalegre e a APAMIP pactuaram contrato de transferência de auxílio financeiro emergencial. Recusro deve ser aplicado no combate ao COVID-19.
#Comunicação 21/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO OPERAÇÃO PACTO PELA VIDA - BLITZ SANITÁRIA EM ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS.

OPERAÇÃO PACTO PELA VIDA - BLITZ SANITÁRIA

.

.

Para combater o avanço da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Portalegre através da Secretaria Municipal de Saúde já realizou várias ações nos últimos meses. Reforçando ainda mais os trabalhos, o município está participando da operação "Pacto pela Vida" do Governo do Estado do Rio Grande do Norte que visa conscientizar a população da importância do isolamento social.

.

.

O Pacto pela Vida é uma ação conjunta entre Governo do Estado através da Secretaria de Segurança Pública e municípios para diminuir os índices de infectados pelo novo coronavírus e aumentar a taxa de isolamento no Rio Grande do Norte.

.

.

Até o dia 24 de junho serão realizadas as BLITZ SANITÁRIAS nas entradas da cidade, além de diversas ações com apoio dos Agentes de Saúde, Equipe de Endemias, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e colaboradores que irão atuar de forma integrada no cumprimento do decreto estadual e municipal.

.

.

Na Barreira Sanitária está sendo verificada a temperatura dos condutores de veículos, a disponibilização de álcool em gel para desinfecção das mãos, estão sendo repassadas orientações necessárias para que as pessoas evitem aglomerações, usem máscaras e evitem o deslocamento sem necessidade para outros municípios.

.

.

Carros de passeio com turistas e visitantes que desejam entrar no município sem finalidade são orientados a retornarem ao seu município de origem, pois os pontos turísticos estão todos fechados para visitação e lazer. As equipes estão parando todos os condutores e checando a origem e destino.

#Comunicação 13/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Barreiras Sanitárias são intensificadas no enfrentamento ao coronavírus em Portalegre.

A Prefeitura de Portalegre, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Polícia Militar continua com as barreiras sanitárias permanentemente até o dia 17 de junho.

A ac¸a~o faz parte da campanha de conscientizac¸a~o das pessoas para que se protejam contra o Coronavi´rus. Na Barreira Sanita´ria esta´ sendo verificada a temperatura dos condutores de veículos, a disponibilizac¸a~o de a´lcool em gel para desinfecc¸a~o das ma~os, estão sendo repassadas orientac¸o~es necessa´rias para que as pessoas evitem aglomerac¸o~es, usem ma´scaras e evitem o deslocamento sem necessidade para outros munici´pios.

Carros de passeio com turistas e visitantes que desejam entrar no município sem finalidade sa~o orientados a retornarem ao seu munici´pio de origem, pois os pontos turi´sticos esta~o todos fechados para visitac¸a~o e lazer. As equipes esta~o parando todos os condutores e checando a origem e destino.

Essa e´ mais uma ac¸a~o da Prefeitura de Portalegre, através da Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Polícia Militar. Pedimos aos condutores para respeitar o trabalho das equipes de sau´de, e´ pelo bem e a sau´de de todos.

So´ saia de casa se for em extrema necessidade.

ASCOM/PMP

#Comunicação 09/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Prefeitura de Portalegre intensifica barreiras sanitárias nas entradas do município em enfrentamento ao covid-19.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE INTENSIFICA BARREIRAS SANITÁRIAS NAS ENTRADAS DE ACESSO AO MUNICÍPIO.

A Prefeitura de Portalegre, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Polícia Militar intensificará as barreiras sanitárias nas entradas de acesso ao município. As barreiras serão permanentes de 09 a 17 de junho.

A ac¸a~o faz parte da campanha de conscientizac¸a~o das pessoas para que se protejam contra o Coronavi´rus. Na Barreira Sanita´ria esta´ sendo verificada a temperatura das pessoas que esta~o nos carros e motos, a disponibilizac¸a~o de a´lcool em gel para desinfecc¸a~o das ma~os, estão sendo repassadas orientac¸o~es necessa´rias para que as pessoas evitem aglomerac¸o~es, usem ma´scaras e evitem o deslocamento sem necessidade para outros munici´pios. Carros de passeio com turistas e visitantes sa~o orientados a retornarem ao seu munici´pio de origem, pois os pontos turi´sticos esta~o todos fechados para visitac¸a~o e lazer. As equipes esta~o parando todos os condutores e checando a origem e destino.

Essa e´ mais uma ac¸a~o da Prefeitura de Portalegre em parceria com a Secretaria de Sau´de, seguindo todas as orientac¸o~es dos o´rga~os de sau´de. As barreiras seguira~o permanentemente nas entradas do munici´pio. Pedimos aos condutores para respeitar o trabalho das equipes de sau´de, e´ pelo bem e a sau´de de todos.

So´ saia de casa se for em extrema necessidade.

ASCOM/PMP

#Comunicação 08/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Comissão de enfrentamento ao covid-19 se reúne para debater medidas do decreto estadual nº 29.742.

Na manhã de 05 de junho foi realizada uma reunião no gabinete do Prefeito, onde esteve reunida a comissão de enfrentamento ao covid-19 no município para debater as medidas do decreto estadual nº 29.742, na oportunidade esteve presente o Prefeito Neto da Emater, a Secretária de Saúde Pedrina Lucena, por meio de videoconferência o assessor jurídico Gaspar Brilhante, a Secretária de Administração Ana Valéria Marques e membros da comissão.

#Comunicação 03/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Secretaria de Saúde acolhe estudante de medicina que atuará nas ações de enfrentamento ao coronavírus.

A Prefeitura Municipal de Portalegre e a Secretaria de Saúde e Saneamento acolheram na tarde desta quarta-feira, 03 de junho, o estudante Hugo César Leite Silva do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - FCMPB, que se cadastrou no programa "O Brasil Conta Comigo". O acadêmico atuará nas Unidades Básicas de Saúde do município e será acompanhado pelo médico da Estratégia de Saúde da Família, Dr. Lucas Rafael Costa Holanda.

A Secretaria de Saúde de Portalegre realizou a adesão ao programa "O Brasil Conta Comigo", coordenado pelos ministérios da Educação e Saúde. A proposta convoca estudantes da área de saúde para atuarem no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é fortalecer o enfrentamento ao vírus com o apoio excepcional e temporário dos acadêmicos. A Gestão Municipal deseja boas vindas ao estudante.

#Comunicação 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE AGRADECE A DESTINAÇÃO DE RECURSOS PARA A SAÚDE DO MUNICÍPIO.

*PREFEITURA DE PORTALEGRE AGRADECE A DESTINAÇÃO DE RECURSOS PARA A SAÚDE DO MUNICÍPIO*

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE EMITE AGRADECIMENTOS A PARLAMENTARES PELA DESTINAÇÃO DE EMENDAS AO MUNICÍPIO NA ÁREA DA SAÚDE.

- Exmo. Carlos Alberto de Souza Rosado Segundo (Deputado Federal);

- Exmo. Eliesér Girão Monteiro Filho (Deputado Federal);

- Exmo. Luiz Benes Leocádio de Araújo (Deputado Federal);

- Exmo. Eann Styvenson Valentim Mendes (Senador da República);

- Exmo. Jean Paul Prates (Senador da República);

- Exma. Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos (Senadora da República);

Agradecemos a atenção e apoio que estão dando ao município de Portalegre/RN, ao destinar emendas para aplicação na área da saúde. Assim só nos resta exaltar a atenção recebida e os esforços empenhados para o nosso município.

EMENDAS DESTINADAS PARA APLICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Carlos Alberto de Sousa Rosado Segundo - Deputado Federal

Valor: R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);

Objeto: Será destinada a aquisição de uma Van com acessibilidade para o transporte de pacientes.

-

Eliesér Girão Monteiro Filho - Deputado Federal

Valor: R$ 150.038,00 (cento e cinquenta mil e trinta e oito reais);

Objeto: Será destinada a secretaria municipal de saúde para à aquisição de incrementos para os serviços de Atenção Básica em Saúde para cumprimento de metas.

-

Luiz Benes Leocadio de Araújo - Deputado Federal

Valor: R$ 240.454,00 (duzentos e quarenta mil quatrocentos e cinquenta e quatro reais);

Objeto: Será destinada a secretaria municipal de saúde para à aquisição de incrementos temporário ao custeio dos serviços de assistência hospitalar e ambulatorial para cumprimento de metas, destinado a APAMIP.

-

Eann Styvenson Valentim Mendes - Senador da República

Valor: R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais);

Objeto: Será destinada à aquisição de material permanente para as Unidades Básicas de Saúde.

-

Jean Paul Prates - Senador da República

Valor: R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais);

Objeto: Será destinada a reforma e ampliação de Centro de Saúde.

-

Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos - Senadora da República

Valor: R$ 200.000,00 (duzentos mil reais);

Objeto: será destinada a secretaria municipal de saúde para à aquisição de incrementos para os serviços de Atenção Básica em Saúde para cumprimento de metas.

#Comunicação 22/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Secretaria de Saúde de Portalegre dá continuidade na entrega de máscaras facias para prevenção do coronavírus.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade a distribuição gratuita de máscaras de proteção reutilizáveis, confeccionadas em tecido. A ação faz parte das medidas de prevenção contra o coronavírus. As máscaras estão sendo distribuídas para grupos prioritários. A entrega está sendo feita em domicílio pelos Agentes Comunitários de Saúde na zona urbana e rural do município, mantendo todos os cuidados preconizados pelos órgãos de saúde.

Use máscara facial de proteção pelo seu bem e pelo bem de todos.

#Comunicação 17/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Prefeitura de Portalegre recebeu da empresa Café Santa Clara a doação de máscaras para prevenção ao coronavírus.

A Prefeitura de Portalegre recebeu da empresa Café Santa Clara uma doação de 3.000 (três mil) máscaras de proteção e 25 (vinte e cinco) protetores faciais. O Prefeito Neto da Emater e a Secretária de Saúde Ana Pedrina, em nome de todos os Portalegrenses, expressa imensa gratidão a todos que fazem a empresa, por esta tão importante ajuda.

Com isso a Prefeitura já recebeu a doação de mais de 10.000 (dez mil) máscaras que já estão sendo distribuídas pelas secretarias de assistência social, educação e saúde.

O uso da máscara facial é de suma importância, haja vista já ter sido comprovada a eficiência da utilização da mesma na contenção da proliferação do vírus.

Lembre-se: A MEDIDA MAIS ADEQUADA PARA SUA PROTEÇÃO É PERMANECER EM CASA.

#Comunicação 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Prefeitura de Portalegre e a Secretaria Municipal de Saúde realizam barreiras sanitárias de prevenção ao coronavírus.

PREFEITURA DE PORTALEGRE E A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZAM BARREIRAS SANITÁRIAS NOS FINS DE SEMANA.

A Prefeitura de Portalegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio dos profissionais da saúde, intensificam barreiras sanitárias nas entradas da cidade durante os fins de semana. A ação faz parte da campanha de conscientização das pessoas para que se protejam contra o Coronavírus. Na Barreira Sanitária está sendo verificada a temperatura das pessoas que estão nos carros e motos, a disponibilização de álcool em gel para desinfecção das mãos, o preenchimento de um questionário e as orientações necessárias para que as pessoas evitem aglomerações, usem máscaras e evitem o deslocamento sem necessidade para outros municípios. Carros de passeio com turistas e visitantes são orientados a retornarem ao seu município de origem, pois os pontos turísticos estão todos fechadas para visitação e lazer. As equipes estão parando todos os condutores e chegando a origem e destino.

Essa é mais uma ação da Prefeitura de Portalegre em parceria com a Secretaria de Saúde, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. As barreiras seguirão permanentemente nas entradas do município. Pedimos aos condutores para respeitar o trabalho das equipes de saúde, é pelo bem e a saúde de todos.

Só saia de casa se for em extrema necessidade.

ASCOM/PMP

#Comunicação 13/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Secretaria de saúde do município reúne gestores para debater medidas de prevenção ao coronavírus.

Gestores da Prefeitura de Portalegre se reúnem com órgãos de saúde para debater medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Prefeito Neto da Emater, se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e equipe de saúde do município para debater e avaliar as medidas de prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

#Comunicação 12/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre recebeu a doação de máscaras N95 do Coren-RN. Essa ação do Coren-RN ajudará os profissionais de saúde na prevenção ao covid-19 no atendimento dos usuários.
#Comunicação 08/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Secretaria de Saúde realiza entrega de máscaras a pessoas do grupo de risco para prevenção ao covid-19.

Secretaria Municipal de Saúde realiza a entrega de máscaras para pessoas do grupo de risco nas Comunidades Arrojado, Sobrado, Pêga e Engenho Novo. Na oportunidade os agentes comunitários de saúde realizaram orientações sobre o atendimento médico nessas comunidades e a respeito do Covid-19, assim desconstruindo informações erradas e passando informações conforme protocolos do Ministério da Saúde, e informando sobre o decreto municipal que trata do uso de máscara.

#Comunicação 28/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA FACIAL NO MUNICÍPIO.

Através do Decreto Executivo n° 039/2020, a Prefeitura de Portalegre determina o uso obrigatório de máscara facial durante o deslocamento de pessoas em vias públicas e estabelecimentos.

As máscaras devem ser confeccionadas de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, recomenda-se, preferencialmente, o uso de máscaras caseiras, não o daquelas fabricadas para uso hospitalar.

#Saúde 27/04/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Use máscara. Por você, por nós, por todos! TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS!
#Saúde 30/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Portalegre contra o coronavírus, fique em casa. Fique em casa, pelo bem sa sua saúde e pelo bem de todos. Confie nos especialistas.
#Comunicação 17/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Equipe de Saúde visita bairros e residências para conscientizar sobre o combate à dengue.

Equipe de Saúde da Prefeitura de Portalegre visita bairros e residências para conscientizar sobre o combate à dengue.

De 16 a 19 de março a Secretaria de Saúde de Portalegre por meio da equipe de agentes comunitários de saúde e de endemias estão realizando visitas nos bairros e residências para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito da dengue. A campanha tem por objetivo orientar à população sobre o combate ao mosquito causador da dengue, zika e chikungunya e também a intensificação da busca ativa por criadouros do mosquito Aedys aegypti.

A Luta é de todos nós!

Pequenas ações fazem a diferença:

•Mantenha a caixa d’água limpa e tampada.

•Deixe as lixeiras tampadas.

•Guarde as garrafas de cabeça para baixo.

•Não jogue lixo em terrenos baldios.

•Coloque areia nos pratinhos dos vasos.

•Guarde pneus em lugares cobertos.

•Mantenha lajes e calhas limpas para não acumular água da chuva.

•Utilize cloro e mantenha sempre a manutenção de piscinas.

Não deixe água parada em nenhum lugar, mantenha seu quintal sempre limpo.

Faça sua parte!

#ADengueMata #TodosContraaDengue

#Comunicação 11/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Campanha de Vacinação Contra o sarampo Dia 14 de Março.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO.

DIA "D" DE VACINAÇÃO DIA 14/03/2020

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE, COMUNICA QUE HAVERÁ VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO, NESTE DIA 14 DE MARÇO DE 2020, O DIA "D" DE VACINAÇÃO ACONTECERÁ NO CENTRO DE SAÚDE DAS 08;00 H ÀS 16:00 H DA TARDE.

FAIXA ETÁRIA DE 5 À 19 ANOS DE IDADE.

ATENÇÃO: NÃO ESQUEÇAM DE COMPARECER À UNIDADE DE SAÚDE COM A CARTEIRA DE VACINAÇÃO.

AGRADECE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE.

#Comunicação 02/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito.
#Comunicação 13/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO Portalegre sedia capacitação em urgência e emergência realizado pelo COREN/RN.

Portalegre sedia Capacitação em Urgência e Emergência realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Está sendo realizado no auditório do centro administrativo em Portalegre uma capacitação para profissionais de saúde, enfermeiros e técnicos em enfermagem com o tema: Urgência e Emergência realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do RN (COREN). Participam da capacitação profissionais de enfermagem de Portalegre e municípios circunvizinhos: Viçosa, Riacho da Cruz, Umarizal, Martins, Taboleiro Grande, Francisco Dantas e Pau dos Ferros.

ASCOM/PMP

#Comunicação 10/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS MÉDICO E ODONTOLÓGICO NO CENTRO DE SAÚDE E NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA ZONA RURAL. PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS MÉDICO E ODONTOLÓGICO NO CENTRO DE SAÚDE E NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.

Atendimento médico e odontológico

CENTRO DE SAÚDE - CIDADE

- Segunda a sexta-feira
Turnos: Manhã e tarde

ORIENTAÇÕES

- Para atendimentos médico no centro de saúde de segunda a sexta-feira (manhã e tarde), o agendamento é realizado na segunda-feira pela manhã.

- Casos de urgência e emergência não é necessário realizar agendamento, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira (manhã e tarde).

- A população não precisa chegar de madrugada no centro de saúde e ficar em fila, pois o agendamento é realizado a partir das 07 h da manhã e todos que agendarem serão atendidos durante a semana.

- Os atendimentos domiciliares realizado pelo médico acontecem de acordo com a demanda levantada pelos agentes comunitários de saúde. As visitas ocorrem nas quarta-feira.

ATENDIMENTOS MÉDICO E ODONTOLÓGICOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE - ZONA RURAL.

- Unidade básica de saúde - Sítio Sobrado

Quarta-feira - turnos: manhã e tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Lajes

Quinta-feira - turnos: manhã e tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Baixa Grande

Terça-feira - turnos: manhã e tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Pega

Quarta-feira - atendimento médico: manhã
atendimento odontológico: tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Santa Tereza

Terça-feira - atendimento médico: manhã
atendimento odontológico: tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Genipapeiro

Quinta-feira - atendimento médico: manhã
atendimento odontológico: manhã e tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Estrondo

Segunda-feira - turnos: manhã e tarde

- Unidade básica de saúde - Sítio Bomsucesso

Segunda-feira - atendimento médico: tarde
atendimento odontológico: manhã e tarde

*Obs: De segunda a sexta-feira é realizado atendimentos médico e odontológico no Centro de Saúde (cidade) e em todas as Unidade básicas de saúde (zona rural).

ASCOM/PMP
#Saúde 08/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO JANEIRO BRANCO 2020: PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL Mais do que nunca, PRECISAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL
#Emprego 13/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM ESTÁGIO 04 VAGAS PARA ENFERMAGEM PREFEITURA DE PORTALEGRE DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM ESTÁGIO 04 VAGAS PARA ENFERMAGEM COM ATUAÇÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE E SANEAMENTO.
#Saúde 21/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CLUBE DAS SAMARITANAS DE PORTALEGRE REALIZAM PALESTRA DO OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL. O Clube das Samaritanas “Maria do Socorro Silva Costa” da loja Maçônica - Fraternidade Portalegrense realizou na tarde de hoje no auditório da Casa de Câmara Cadeia uma palestra onde teve uma mesa redonda com o tema: SERVIR É UM ATO DE AMOR. A palestra tinha como objetivo conscientizar a população sobre o outubro rosa e novembro azul a respeito do câncer de mama e de próstata. Também para conscientizar sobre o ato de servir ao próximo. As samaritanas realizaram a campanha para arrecadar lençóis brancos para a Maternidade Doutor Antônio Martins em Portalegre e a liga contra o câncer de Mossoró. A palestra contou com a participação das Samaritanas, Maçons, do Prefeito Neto da Emater, dos Voluntários da Associação dos Portadores de Câncer de Pau dos Ferros. Quem ainda desejar realizar a doação de lençóis procurar o clube das Samaritanas de Portalegre.

ASCOM/PMP
#Saúde 08/10/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS MÉDICO E ODONTOLÓGICO NO CENTRO PREFEITURA DE PORTALEGRE ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS MÉDICO E ODONTOLÓGICO NO CENTRO DE SAÚDE E NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.
#Saúde 02/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE E DEMAIS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS FIRMAM PARCERIA COM A APAMI PORTALEGRE PARA REALIZAÇÃO DE CI PREFEITURA DE PORTALEGRE E DEMAIS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS FIRMAM PARCERIA COM A APAMI PORTALEGRE PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS, CIRURGIA GERAL E OBSTÉTRICA.
#Saúde 01/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE COMPLETA EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. PORTALEGRE COMPLETA EQUIPES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.

A Prefeitura de Portalegre através da Secretaria de Saúde completou as 03 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) compostas por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS) e cirurgião dentista. As equipes estão divididas e realizando os atendimentos nas 08 unidades básicas de saúde na zona rural e no Centro de Saúde na zona urbana.

A Estratégia Saúde da Família é adotada na Atenção Básica com o objetivo de ampliar a resolutividade na promoção de saúde das pessoas, considerando as particularidades do território onde vivem. Equipes multiprofissionais fazem visitas regulares aos domicílios de abrangência da UBS para promover, prevenir e prestar assistência aos moradores em suas condições de saúde.

“Completar as equipes de Saúde da Família sempre foi o nosso objetivo. As equipes estão à disposição dos moradores nas 09 Unidades Básicas do município”, comentou o prefeito Manoel de Freitas Neto.

ASCOM/PMP
#Saúde 06/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NUCA DE PORTALEGRE DIVULGA DESAFIO 07 PROMOVER O DIREITO A SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA. CONFIRA O NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de PORTALEGRE REALIZOU ATIVIDADE DE DESAFIO 07 DAS AÇÕES DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017-2010. SENDO REALIZADO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS JOVENS DO MUNICÍPIO, VISANDO OBTER INFORMAÇÕES DE COMO OS JOVENS DE HOJE PERCEBEM OS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS.
#Saúde 18/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZOU A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZOU A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

Foi realizada na manhã de hoje, 18 de março de 2019, no auditório do centro administrativos, a IV Conferência Municipal de Saúde de Portalegre, com o tema: DEMOCRACIA E SAÚDE. O evento iniciou com o credenciamento de delegados, convidados e sociedade civil seção de abertura com momento cultural composição da mesa fala de autoridades e conferencistas leitura e aprovação do regimento da IV conferência municipal de saúde apresentação da real situação da saúde no Município de Portalegre conferência: Democracia e Saúde - “Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde formação dos grupos de trabalho para elaboração de propostas apresentação das propostas elaboradas debate e votação de propostas e eleição de delegados.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 15/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AUDIÊNCIA PÚBLICA DAS AÇÕES DE SÁUDE PÚBLICA EM PORTALEGRE, TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2018. Foi realizada na tarde de hoje, 15 de março de 2019 audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, com o objetivo da apresentação do relatório detalhado das ações de saúde pública no município de Portalegre, referente ao 3º quadrimestre de 2018. Estiveram presentes os vereadores, Secretário de Controle Interno Luiz Carlos Tertulino, o Prefeito Manoel de Freitas Neto e a Secretária de Saúde Aline Cristina Albuquerque Pinto.

ASCOM/PMP





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 14/03/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CONVITE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE 2019. *CONVITE CONFERÊNCIA DA SAÚDE PORTALEGRE*

O Prefeito de Portalegre Manoel de Freitas Neto em conjunto com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria de Jesus Vieira Galdino da Silva, convidam para solenidade da VI Conferência Municipal de Saúde.

Data: 18 de Março de 2019
Horário: 7h30min
Local: Auditório do Centro Administrativo.



ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Festa 28/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO EQUIPE DA SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA O CARNAVAL. Equipe da Saúde de Portalegre realiza ação de conscientização para o Carnaval.



Nesta quinta-feira (27/02), equipes da Secretaria de Saúde Portalegre, realizaram ação de conscientização para o Carnaval com foco na prevenção de doenças. No centro da cidade e na zona rural, os agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem que fazem parte das equipes realizaram a entrega de preservativos e conversaram com populares, conscientizando-os doenças sexualmente transmissíveis.

O intuito principal é conscientizar as pessoas sobre os perigos de manter relações sexuais sem proteção, bem como inibir o uso de álcool e outras drogas, especialmente nessa época do ano, quando, em nome da folia, muitos cometem excessos.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 22/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE ADQUIRE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DO C PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE ADQUIRE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA O CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO DO CENTRO DE SAÚDE VICENTE DO RÊGO FILHO.
#Saúde 01/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE ASSINA RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO COM A APAMI PARA GARANTIR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO SUS NA MATER PREFEITURA DE PORTALEGRE ASSINA RENOVAÇÃO DE CONVÊNIO COM A APAMI PARA GARANTIR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO SUS NA MATERNIDADE DR. ANTONIO MARTINS EM 2019.

A Prefeitura Municipal de Portalegre através da Secretaria de Saúde realizou renovação de convênio com APAMI - Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância, onde irá repassar anualmente R$ 384.000,00 em 12 parcelas mensais de R$ 32.000,00 que serão destinadas a manutenção dos serviços prestados a partir de janeiro de 2019, para o custeio de atendimento à saúde dos usuários do SUS do município de Portalegre e para utilização da capacidade instalada para o desenvolvimento de ações e serviços de Saúde, com vista a garantir a atenção básica, de baixa, média e alta complexidade da população, a saber: atendimento médico e hospitalar.

O Prefeito Manoel de Freitas Neto, ressalta que sua administração visa fazer uma gestão compartilhada com associação para garantir que a Maternidade Dr. Antonio Martins funcione e tenha atendimento de qualidade para a população Portalegrense.

A Presidente da APAMI e gestora da Maternidade Dr. Antonio Martins a Sra. Joana Darc Cavalcante, agradece o apoio e parceria firmada entre a Prefeitura de Portalegre e a APAMI, assegurando que é de suma importância a contribuição que a gestão vem dando a associação para que os atendimentos à saúde dos usuários do SUS de Portalegre ocorram de forma eficaz durante o ano de 2019.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 21/01/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE RECEBE AMBULÂNCIA DESTINADA PELO DEPUTADO BETO ROSADO. PORTALEGRE RECEBE AMBULÂNCIA DESTINADA PELO DEPUTADO BETO ROSADO.

A administração de Portalegre, na pessoa do Sr. Prefeito Neto da Emater, conseguiu através de emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Rosado, uma ambulância 0 Km para melhor atender os pacientes do município. A ambulância já está sendo utilizada pela população.

ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 17/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO O MUNICÍPIO DE PORTALEGRE ESTÁ COM ÍNDICE 0,0 DE INFESTAÇÃO DA DENGUE.
#Saúde 03/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

Equipes de saúde, e agentes comunitários de saúde foram às ruas conscientizar a população Portalegrense sobre o dia mundial de luta contra a aids.

O Dia Mundial da Luta Contra AIDS é um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a AIDS. O objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS dá a ocasião de se falar da infecção por HIV e da AIDS, de se ocupar das pessoas infectadas pelo HIV e das doenças da AIDS, e de se saber mais sobre esta doença. Este dia internacional de ação coordenada contra a AIDS constitui já um evento anual na maior parte dos países.

Evocando as atividades de luta já em curso e encorajando novas iniciativas, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS contribui para edificar uma ação durável contra a AIDS.

ASCOM/PMP





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#AssistênciaSocial 23/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA REALIZAM O ENCERRAMENTO DA V SEMANA DO BEBÊ EM PORTALEGRE. A V Semana do Bebê em Portalegre foi realizada na tarde de hoje, 23 de novembro de 2018, com a participação das crianças, pais e comunidade. O evento foi realizado pelas equipes de saúde, educação e assistência social.
Durante o evento, houve relato dos dados das crianças atendidas, apresentação com as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Portal do Saber, entrega de lanches e fotos das crianças participantes da semana do bebê.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 22/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA.

A Palestra de Prevenção ao Câncer de Próstata foi realizado no Espaço Cultural Cantofa e Jandi, pela equipe de saúde de Portalegre, com a presença de técnicos, agentes de saúde é enfermeira Marque Jean, palestrante. Durante a palestra foi realizado solicitação de PSA, e contou contou com a participação de homens da comunidade Portalegrense.
A ação faz parte do NOVEMBRO AZUL, que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

*Para solicitação de PSA, os que desejarem, procure o Centro de Saúde para mais esclarecimentos*

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 21/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA DE ORIENTAÇÃO SOBRE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO SALTAZ NA COMUNIDADE DO SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PALESTRA DE ORIENTAÇÃO SOBRE TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO SALTAZ NA COMUNIDADE DO BOM SUCESSO I E II PORTALEGRE.
#Saúde 19/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CONVITE REUNIÃO SOBRE O TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO SALTA Z. CONVITE

A Prefeitura de Portalegre, através do prefeito Manoel de Freitas Neto e a Secretaria de saúde, em parceria com a Funasa, convida a todos para participarem nesta quarta-feira dia 21/11/2018, a partir das 14hs, na Escola Municipal Manoel Joaquim de Sá, de uma reunião técnica para informar e orientar sobre o tratamento de água para o consumo humano/ salta z dia e em 22/11/2018 na Creche Municipal Enéas Barbosa de Sá.

ASCOM/PMP





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 01/11/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE FINALIZA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA, COM CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE FINALIZA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA, COM CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE.

Durante todo o mês de outubro, as equipes de saúde trabalharam no município a campanha de conscientização e alerta sobre o câncer de mama, com exames e palestras nas Ubs do município, finalizando hoje, 31 de outubro, com a caminhada pelas principais ruas da cidade.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Cuide-se!
Toque-se!
Previna-se!

ASCOM/PMP





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 18/10/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO EQUIPE DE SAÚDE REALIZA PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS DE 6 MESES A 6 ANOS. Equipe de Saúde de Portalegre realiza palestra de orientação sobre alimentação saudável para crianças de 6 meses a 6 anos de vida. A palestra aconteceu no Espaço Cultural Cantofa e Jandi e contou com a participação de mães das crianças e da enfermeira Marque Jean, da Nutricionista Palomana Emanuelle e de estagiários em técnico em enfermagem.


ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 26/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA A SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA..
#Saúde 26/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE COMUNICA A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DA V SEMANA DO BEBÊ A APARTIR DE 01 DE OUTUBRO. PREFEITURA DE PORTALEGRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE COMUNICA QUE AS INSCRIÇÕES DA V SEMANA DO BEBÊ ESTARÃO ABERTAS A PARTIR DO DIA 01 DE OUTUBRO ATÉ O DIA 05 DE OUTUBRO.

LOCAL: CENTRO DE SAÚDE VICENTE DO RÊGO FILHO.


ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.



#Saúde 21/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZARÁ DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA. IMPORTANTE

A SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZARÁ AMANHÃ 22 DE SETEMBRO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA, LEVE SEU CÃO OU GATO PARA VACINAR.


ASCOM/PMP

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 05/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO O NÚCLEO ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE REALIZA ENTREGA DE VEÍCULO A PREFEITURA DE PORTALEGRE. O NÚCLEO ESTADUAL DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE REALIZA ENTREGA DE VEÍCULO A PREFEITURA DE PORTALEGRE.

A Secretária de Saúde de Portalegre Sra. Ana Pedrina de Lucena, recebeu na manhã de hoje (05) de setembro, em Natal/RN, um veículo: MITSUBISHI, doado pelo Núcleo do Ministério da Saúde do Rio Grande do Norte. O veículo tem por finalidade na utilização na continuidade de ações de Vigilância em Saúde, visando à melhoria dos indicadores Epidemiológicos nas ações de controle de dengue, chikungunya e zika vírus.



ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 23/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA A SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO.
#Saúde 26/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA NAS COMUNIDADES RURAIS. Secretaria de Saúde de Portalegre realiza palestra nas comunidades rurais.

A secretaria de Saúde realizou neste dia 25 de julho, uma palestra para diabéticos e hipertensos na comunidade Sobrado e Lajes com a enfermeira Maria de Jesus e equipe, o objetivo da palestra foi levar informações e cuidados sobre o tratamento.



ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 26/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE/RN, ANA PEDRINA DE LUCENA PARTICIPA DO XXXIV CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARI SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE/RN, ANA PEDRINA DE LUCENA PARTICIPA DO XXXIV CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE E DO 6 CONGRESSO NORTE E NORDESTE EM BELÉM/PA
#Comunicação 18/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA DE PORTALEGRE PARTICIPARÁ DE PROGRAMA DE RÁDIO NA FM 104.9 PARA FAZER COORDENAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA DE PORTALEGRE PARTICIPARÁ DE PROGRAMA DE RÁDIO NA FM 104.9 PARA FAZER ESCLARECIMENTOS A POPULAÇÃO.
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE RECEBE VISITA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO É VALIDADA C SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE RECEBE VISITA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, E EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO É VALIDADA COM SUCESSO PELA EQUIPE.
#Saúde 17/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE RECEBE VISITA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO TCE RN. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE RECEBE VISITA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO - TCE RN.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, na pessoa da Secretária de Saúde, a Sra. Ana Pedrina de Lucena, recebeu na manhã de hoje, 17 de Julho, a visita do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, com a finalidade de validar as respostas nos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal IGEM, relativo ao exercício de 2017.

Na ocasião foram disponibilizadas informações e documentações da relação das unidades básicas de saúde do município com endereços escala dos profissionais de saúde lotados nas unidades básicas de saúde, com indicação do nome, horário de trabalho e especialidade atas de inspeção do Conselho Municipal de Saúde realizadas em 2017 registros de frequência dos médicos registro de marcações de consulta efetuadas em 2017 nas unidades básicas de saúde.

Os técnicos do TCE, com a Secretária de Saúde do município visitaram e vistoriaram o Centro de Saúde da zona urbana, durante a visita os técnicos constataram que na unidade estava sendo realizado atendimento médico, vistoriaram o ponto eletrônico da unidade, constataram a escala dos profissionais de saúde no mural e fizeram questionamentos direcionados a Secretária de Saúde do município.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 12/07/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO EQUIPE DO CENTRO DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA REUNIÃO COM IDOSOS. Equipe do Centro de Saúde de Portalegre realiza reunião com idosos.

Foi realizada no Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho uma reunião com idosos, onde a Enfermeira Marque Jean e equipe passaram informações importantes sobre cuidados com a saúde, na oportunidade foram feitas aferição de PA, realizaram testes rápidos e fizeram a entrega da carteira do idoso.

A Direção da Saúde de Portalegre comunica que desde o primeiro semestre de 2017 que as carteiras estão sendo entregues.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 11/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM PORTALEGRE. AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA EM PORTALEGRE.

Foi realizada na Escola Municipal Alfredo Silvério, ações do Programa Saúde na Escola - PSE 2018, avaliação bucal, com os alunos da instituição, realizado pela odontóloga Natália e a Técnica de Higiene Bucal, Ozenira Queiroz. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.





ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.

#Saúde 11/06/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE VISITA MATERNIDADE/APAMI A CONVITE DO PREFEITO NETO DA EMATER. SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE VISITA MATERNIDADE/APAMI A CONVITE DO PREFEITO NETO DA EMATER.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Pedro Cavalcanti, esteve na manhã de hoje, 09 de junho, em visita técnica a Maternidade Dr. Antônio Martins, a convite do Prefeito Neto da Emater. Na ocasião, o Secretário visitou todas as instalações da maternidade, conduzido pela enfermeira Chefe da APAMI, a Sra. Maria de Jesus, do prefeito e a Secretária de Saúde de Portalegre Ana Pedrina. A visita visa a busca por melhorias para o atendimento de qualidade para a população Portalegrense e cidades circunvizinhas.

Estiveram presentes na visita, o Secretário Estadual de Saúde, o Sr. Dr. Pedro Cavalcanti, do Secretário Adjunto, o Sr. Sidney Domingos, do Coordenador Administrativo da Secretaria Estadual de Saúde, o Sr. Anselmo Cortez, da Secretária de Saúde de Portalegre, a Sra. Ana Pedrina Lucena, da Enfermeira Chefe da APAMI, a Sra. Maria de Jesus, do médico plantonista, Dr. Francisco Nilton Figueiredo e do Prefeito Manoel de Freitas Neto.

ASCOM/PMP



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 07/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA DIA "D" DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A H1N1. ATENÇÃO

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A H1N1.

DATA: 12 DE MAIO DE 2018
LOCAL: CENTRO DE SAÚDE VICENTE DO RÊGO FILHO
HORÁRIO: DAS 07:00 h ÀS 17:00 h


ASCOM/PMP


Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 21/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PRESIDENTE DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E PREFEITO DE PORTALEGRE APRESENTAM RELATÓRIO DETALHADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, REF PRESIDENTE DO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE E PREFEITO DE PORTALEGRE APRESENTAM RELATÓRIO DETALHADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, REFERENTE AO TERCEIRO QUADRIMESTRE DE 2017.

Foi realizada aos 20 de Fevereiro de 2018 no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Portalegre das 15h 00min às 17h 00min *Audiência Pública 3º Quadrimestre de 2017*

A audiência iniciou com a explanação da Srta. Ana Pedrina de Lucena, Secretária e Presidente do Fundo Municipal de saúde, a mesma apresentou o "RELATÓRIO DETALHADO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE" desenvolvidas no Município de Portalegre, através do Sistema único de Saúde - SUS no Terceiro Quadrimestre de 2017. Logo em seguida iniciou-se a explanação do Sr. Francisco de Assis Brito contador da prefeitura de Portalegre falando sobre a "AVALIAÇÃO DE CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS", do Município de Portalegre, referente ao Terceiro Quadrimestre de 2017, mostrando aos presentes na audiência os valores gastos pela administração nesse período, enfatizando que qualquer cidadão pode acessar o portal da transparência e vê esses números. O objetivo da audiência é informar a população dos gastos públicos, a mesma é realizada quadrimestralmente, a próxima audiência será realizada no mês de maio de 2018.

Estiveram presentes na audiência o Sr. Manoel de Freitas Neto, gestor municipal a Srta. Secretária de Saúde Ana Pedrina de Lucena o Sr. Secretário de Educação Afrânio Gurgel de Lucena a Sra. Secretária de Administração e Recursos Humanos Ana Valéria Marques o Sr. Francisco de Assis Brito contador da prefeitura de Portalegre os vereadores Márcio José e Dorinha funcionários da prefeitura e comunidade.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Mulher 16/02/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CONVITE ABERTURA DO GRUPO DE GESTANTES 2018. A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, CONVIDA VOCÊ, FUTURA MAMÃE, PARA PARTICIPAR DA ABERTURA DO GRUPO DE GESTANTES 2018.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 26/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PREFEITURA DE PORTALEGRE E APAMI CELEBRAM MAIS UM CONVÊNIO PARA GARANTIR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO SUS NA MATERNIDADE PREFEITURA DE PORTALEGRE E APAMI CELEBRAM MAIS UM CONVÊNIO PARA GARANTIR ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS DO SUS NO MUNICÍPIO.

A Prefeitura Municipal de Portalegre repassa 360.000 R$ por ano à APAMI - Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância para o custeio de atendimento à saúde dos usuários do SUS do município de Portalegre e para utilização da capacidade instalada para o desenvolvimento de ações e serviços de Saúde, com vista a garantir a tenção básica, de baixa, média e alta complexidade da população, a saber: atendimento médico e hospitalar. A administração repassou ainda para a APAMI o valor de 65.000 R$ para o investimento de aquisição de uma autoclave hospitalar, a autoclave hospitalar é um equipamento destinado à esterilização de artigos médico-hospitalares.

O Prefeito Manoel de Freitas Neto, ressalta que sua administração visa fazer uma gestão compartilhada com associação para garantir que a Maternidade Dr. Antonio Martins funcione e tenha atendimento de qualidade para a população Portalegrense.

A Presidente da APAMI e gestora da Maternidade Dr. Antonio Martins a Sra. Joana Darc Cavalcante, agradece o apoio e parceria firmada entre a Prefeitura de Portalegre e a APAMI, assegurando que é de suma importância a contribuição que a gestão vem dando a associação para que os atendimentos à saúde dos usuários do SUS de Portalegre ocorram de forma eficaz.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 25/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO A SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE CONVIDA TODA A COMUNIDADE PORTALEGRENSE PARA PALESTRAS SOBRE SAÚDE MENTAL, AÇÃO DA C A Secretaria de Saúde de Portalegre convida toda a comunidade Portalegrense para palestras sobre SAÚDE MENTAL, ação da Campanha Janeiro Branco.

DIA: 25 DE JANEIRO
LOCAL: CENTRO ADMINISTRATIVO
HORÁRIO: 14:00 h
PALESTRANTES: PSICÓLOGA MARKYLYANNA DIAS E ENFERMEIRA MARIA DE JESUS.
PÚBLICO: CUIDADORES DE IDOSOS E DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E COMUNIDADE EM GERAL.

DIA: 26 DE JANEIRO
LOCAL: CENTRO ADMINISTRATIVO
HORÁRIO: 08:00 h
PALESTRANTES: PSICÓLOGA MARKYLYANNA DIAS E ENFERMEIRA MARIA DE JESUS.
PÚBLICO: SERVIDORES PÚBLICOS E COMUNIDADE EM GERAL.

A CAMPANHA JANEIRO BRANCO é uma Campanha sem fins lucrativos e que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas e sobre suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 25/01/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL. SECRETARIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL.

Foi realizada na tarde do dia 25 de janeiro no auditório do Centro Administrativo em Portalegre, uma palestra sobre Saúde Mental, ação que faz parte da Campanha Janeiro Branco, a palestra foi ministrada pela psicóloga Markylyanna Dias e a enfermeira Maria de Jesus, direcionada para Idosos, Cuidadores de idosos e de pessoas com necessidades especiais e comunidade em geral.

- O que é o Janeiro Branco?

"É uma campanha criada e promovida por psicólogos com o propósito de convidar a população a discutir a importância do cuidado com a saúde mental em busca de mais felicidade e qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas. Muitas vezes, ao fim de cada ano, fazemos avaliações de como foi o ano que passou e de como queremos que o próximo seja, e a campanha propõe o debate e o planejamento de ações em prol de sua saúde mental. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio."

- Qual a importância da conscientização?

"A conscientização se faz imprescindível uma vez que os cuidados com a saúde mental ainda são alvo de preconceito. Atualmente, vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional poderia ser um sinal de fraqueza. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia, apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida."

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Habitação 14/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AUDIÊNCIA PÚBLICA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO AUDIÊNCIA PÚBLICA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTALEGRE/RN divulga para conhecimento público que, no dia 15 de Dezembro de 2017, a partir das 14:30 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal de Portalegre, realizar-se-á a AUDIÊNCIA PÚBLICA para a apresentação do Prognóstico e demais produtos que compõem o PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO DE PORTALEGRE, em atendimento ao artigo 11, Inciso IV da Lei Federal nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007, ao artigo 39, Inciso IV do Decreto Federal nº 7.217 de 21 de junho de 2010. Na Audiência Pública, haverá a apresentação da situação e dos fundamentos para o planejamento (prognóstico) e do regime de prestação dos serviços de forma adequada, após o que haverá oportunidade para respostas as dúvidas e para apresentação de sugestões.

A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE divulga ainda que, cópias dos produtos do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO serão disponibilizas em pasta própria para a consulta pública no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, para recebimento de sugestões, críticas, contribuições e comentários. Assim, havendo contribuições aos documentos submetidos à consulta pública deverão ser enviadas ao endereço eletrônico: pmsb@copirn.org.br e/ou copirn@copirn.org.br ou entregues por escrito na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Portalegre.

Portalegre, 01 de Dezembro de 2017.

Manoel de Freitas Neto Prefeito Municipal





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 07/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE, ANA PEDRINA, É AGRACIADA COM A MEDALHA ALFERES TIRADENTES - COLAR DE OURO. SECRETÁRIA DE SAÚDE DE PORTALEGRE, ANA PEDRINA, É AGRACIADA COM A MEDALHA ALFERES TIRADENTES - COLAR DE OURO.

O Instituto Tiradentes, mediante pesquisa de opinião pública realizada nos estados da Região Nordeste, por amostragem, via consultas telefônicas aos munícipes, entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, apurou que a Secretária de Saúde de Portalegre, Ana Pedrina de Lucena, obteve um alto índice de aprovação, sendo o secretário municipal mais atuante em sua cidade, no critério de atuação executiva.

Desse modo, a Secretária está inclusa no rol dos homenageados com a Láurea, que será entregue em sessão solene ao final do 123º. Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores e Secretários Municipais a ser realizado nos dias 14 e 15 de dezembro no auditório do Recife Praia Hotel, em Recife-PE.

Instituída pelo Instituto Tiradentes a "Medalha Alferes Tiradentes - Colar de Ouro" é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Limpeza 20/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO MANTER A CIDADE LIMPA, É DEVER DE TODOS. É PROIBIDO DE ACORDO COM O CÓDIGO DE POSTURA DE PORTALEGRE, APROVADO PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 07/2017.

- JOGAR LIXO NOS LUGARES PÚBLICOS, FORA DOS DIAS DE COLETA, BEM COMO DESPEJAR ENTULHO OU QUALQUER OUTRO TIPO DE MATERIAL EM HORA E DIA NÃO ESTABELECIDO PELO PODER PÚBLICO.
#Saúde 16/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE PROMOVE ORIENTAÇÕES SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA.

Foi realizado aos 14 de novembro de 2017 no Centro de Saúde orientação para os homens sobre a prevenção do câncer de próstata, o encontro teve as orientações dos Agentes Comunitários de Saúde e da enfermeira Maria de Jesus.

Acontecerá momentos de orientações todas as terças-feiras do mês de novembro a partir das 14:00 h no Centro de Saúde. Na zona rural também está havendo programações, incluindo ainda consulta médica para os homens, havendo também a marcação do exame de toque para os homens que estão na faixa etária, e solicitações de exame antígeno prostático específico - PSA.





Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 27/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PORTALEGRE É REPRESENTADO NA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO CANAL SAÚDE REALIZADO PELA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. PORTALEGRE É REPRESENTADO NA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DO CANAL SAÚDE REALIZADO PELA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ.

O Município de Portalegre - RN esteve representado pelo Chefe do Departamento de Marketing da Prefeitura de Portalegre Marcksuel Oliveira, na oficina de Comunicação e Saúde realizada nos dias 25 e 26 de outubro na VI Unidade Regional de Saúde Publica, em Pau dos Ferros. A capacitação faz parte de um projeto de interiorização do Canal Saúde, uma emissora de TV criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais do RN (Cosems RN), na qual foi determinada que serão abrangidos os municípios de todas as regiões de saúde potiguares na divulgação de ações ligadas ao SUS.

O evento, foi aberto pela gerente da VI Ursap, Mona Lisa Torquato, e foi destinado aos assessores de comunicação/imprensa e profissionais com experiência em tecnologia dos 37 municípios da 6ª região de saúde do alto oeste potiguar e contou com a participação da capacitadora da oficina, a jornalista Mônica Mourão, do Canal Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz. O acordo incluiu o desejo dos secretários municipais de saúde em transmitir o Canal em todas as Unidades Básicas de Saúde do Rio Grande do Norte que possuem antenas parabólicas e, ainda, treinar os profissionais de saúde para gravar e editar vídeos sobre suas ações através de um aplicativo livre para celular.

A ideia é que, além de passarem a transmitir a programação do Canal em suas unidades de saúde, as secretarias e conselhos de saúde do Rio Grande do Norte se tornem, também, produtoras de conteúdo para a emissora. Este material deve ser inserido na programação na forma de interprogramas, que são vídeos curtos que passam nos intervalos entre os programas da grade.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Mulher 20/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA CAMINHADA DE LUTA E COMBATE AO CÂNCER DE MAMA E COLO DE ÚTERO. A Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre realizou na manhã do dia 20 de outubro uma caminhada de luta e combate ao câncer de mama e colo de útero pelas ruas da cidade, levando a toda a população Portalegrense a importância de se cuidar e diagnosticar o câncer de mama. A caminhada saiu do Centro de Saúde Vicente do Rêgo Filho e percorreu diversas ruas da cidade, encerrando em praça pública onde houve um relato da Sr. Francisca Barbosa, onde a mesma fez um relato de toda a sua trajetória desde quando foi diagnosticada com câncer de mama. O evento contou com a participação da Secretária de Saúde Pedrina Lucena, da diretora de saúde Aline Albuquerque, de Padre Dário Torboli e de toda a equipe de saúde de Portalegre.

O outubro Rosa veio para lembrar às mulheres que as ações de controle do cãncer de mama visam a detecção precoce e o tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre lembra a importância dessas ações e da orientação.

- Ter mais de 50 anos, maternidade tardia, tratamento com hormônios femininos, histórico familiar, uso de álcool e fumo.

Procure a equipe de saúde para fazer o exame da mama. Ela indicará quando e como realizar a mamografia.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing e Eventos.
#Saúde 27/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE JUNTO COM A CIED REALIZA ATENDIMENTO DE TRIAGEM E CONSULTA OFTALMOLÓGICA. A Secretaria Municipal de Saúde junto com a CIED realiza atendimento de triagem e consulta oftalmológica.

Hoje 27 de setembro, foi realizado no centro administrativo atendimento de triagem e consulta oftalmológica completa, vinculadas também ao programa saúde na escola - PSE.
Foram realizadas triagens para os seguintes procedimentos oftalmológico:

CONSULTA PARA DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA

. Pressão Ocular
. Fundoscopia Ocular
. Catarata
. Pterigio
. Epilação de Cílios
.Tumor de Palpebras
. Entrega de Colírios.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Saúde 12/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO RIO GRANDE DO NORTE ESTEVE EM PORTALEGRE. Estiveram hoje, 12 de setembro de 2017 no município de Portalegre a pedido da Secretaria Municipal de Saúde a coordenadora do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte e consultora da OPAS a Sra. Dra. Mariluz Gaméz e a técnica de referência do Ministério da Saúde a Sra. Vyna Maria Leite, as mesmas vieram ao município para apurar o caso de um mal atendimento realizado pela médica cubana a Srta. Jehilin Chanes Foyo à Sra. Rita Bernardo da Comunidade Sobrado.

As coordenadoras estiveram reunidas com o Sr. Prefeito Manoel de Freitas Neto, a Secretária de Saúde Ana Pedrina de Lucena e a Diretora de Saúde Aline Albuquerque. Em seguida as coordenadoras juntamente com as representantes da Secretaria de Saúde de Portalegre foram até a comunidade Sobrado para ouvir a versão da paciente a Sra. Rita Bernardo e logo após ouviram também a versão da médica a Srta. Jehilin Chanes Foyo. Depois de ouvir ambas as partes envolvidas no caso as coordenadoras afirmaram que as providências serão tomadas dentro da lei.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe do Departamento de Marketing.
#Comunicação 09/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOTA DE ESCLARECIMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre tomou conhecimento hoje através das redes sociais de um fato ocorrido durante um atendimento realizado pela médica cubana do Programa Mais Médicos a Srta. Jehilin Chanes Foyo à Sra. Rita Bernardo da Comunidade Sobrado. Conforme o noticiado a referida médica atendeu a paciente de uma forma agressiva e desrespeitosa. Objetivando apurar o fato, a Secretária de Saúde Ana Pedrina de Lucena, visitou a Sra. Rita Bernardo na sua residência, onde a mesma relatou sua versão, em seguida a Secretária foi à residência da médica também para ouvir o seu relato. De forma imediata a Secretária entrou em contato com a Coordenadora do Programa Mais Médicos no estado do Rio Grande do Norte e ficou definido que a mesma virá ao município de Portalegre na próxima terça-feira 12 de setembro para apurar os fatos e tomar as devidas providências.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Saúde 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO REALIZAM AÇÕES EM CONJUNTO NAS UNIDADES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE. Secretaria de Saúde e Educação realizam ações em conjunto nas unidades escolares do município.


A secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação do município de Portalegre, estão promovendo está semana mais precisamente nos dias 15,16, 17 de agosto de 2017, na zona rural e urbana ações de promoção, de prevenção atenção á saúde nas escolas e creches deste município. Numa perspectiva de melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar. As ações ofertadas são palestras com temas: Cultura de paz medida de peso e altura, avaliação e atualização odontológica e aplicação de flúor.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Saúde 27/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE). No dia 24 de Julho de 2017, foram realizadas Ações do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Manoel Joaquim de Sá com a médica Jehilin, Enfermeira Katia de Melo, Técnica de Enfermagem Vanuza e Agente de Saúde Ivonete.
Atividades Realizadas: Vacinação e Palestra Sobre a Importância da Vacina para os alunos do 4º ao 9º ano.



Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Saúde 27/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTALEGRE REALIZA AÇÃO EDUCATIVA COM A TEMÁTICA DE DIABETES MELLITUS. Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre realiza Ação Educativa com a Temática de Diabetes Mellitus.

Com público estimado em 150 pessoas, a Secretaria Municipal de saúde realizou nesta quinta-feira, 27 de julho de 2017, uma ação educativa com a temática de Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial , sistêmica, perpassando sobre alimentação saudável, praticas de atividades física e tratamento. O evento teve a organização da equipe de saúde da zona urbana de Portalegre, enfermeiros, e dos Agentes Comunitários de Saúde do município, da Secretaria de Saúde Ana Pedrina de Lucena, da Diretora de Saúde Aline Cristina Albuquerque Pinto, das estagiárias do curso técnico em enfermagem da Escola Profissionalizante Catarina de Siena, e contou também com a colaboração da enfermeira Priscila Kelly.

Publicado por Marcksuel Oliveira, Chefe de Departamento de Marketing.
#Saúde 11/04/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO SEMINÁRIO DO PLANO MUNICIPAL DO SANEAMENTO BÁSICO Prefeitura Municipal de Portalegre

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

Mobilização Social e Comunicação





A Prefeitura Municipal de Portalegre convida a população para participar do SEMINÁRIO DO PLANO MUNICIPAL DO SANEAMENTO BÁSICO, a realizar-se no dia 12 de Abril/2017, quarta-feira, às 14 horas, no CRAS I, Centro, onde haverá apresentação, comunicações, esclarecimentos, palestra sobre o PMSB, abertura para debate e opiniões. .

O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como principal objetivo garantir à população a melhoria da salubridade ambiental e promover a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.



Sua participação é muito importante!
#Saúde 27/04/2016 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO CAMPANHA TODOS CONTRA O MOSQUITO Portalegre mobiliza CAMPANHA TODOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI, nos dias 19 e 20 de abril de 2016.

Portalegre mobiliza toda a população contra o mosquito causador da dengue, chikugunya e zika.



Fique atento à programação

Dia 19/04/2016: distribuição de panfletos e sacos para o recolhimento de lixo reciclável.

Dia 20/04/2016: Recolhimento do lixo reciclável.



Locais de Coletas:



1 - Igreja São José.

2 - Ginásio de Esportes.

3 - Secretaria de Educação.

4 - Escola Municipal Filomena Sampaio de Souza.

5 - Escola Estadual 29 de Março.

6 - Praça do Caju.

7 - Maternidade.

8 - Praça Vicente do Rêgo.

9 - Rua do Hotel.

10 - Igreja Universal.



Cada pessoa que levar seu lixo reciclável até os pontos citados, concorrerá a sorteio de brindes. Encerramento na Praça Pública as 19h com Palestra e sorteio de brindes.



PARCERIAS:



Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, Escolas, Igrejas, Grupo de Escoteiros, Grupo de Bombeiro, FM Portalegre, Conselho Tutelar e W&E Reciclagem.
#Saúde 04/12/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO PROJETO: VIVENDO A EXPERIÊNCIA DO SUAS COM QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR NO TRABALHO. No dia 05 de novembro de 2014 foi realizada mais uma etapa do Projeto Vivendo a experiência do SUAS com Qualidade de vida e Bem estar no Trabalho, que tem como principal objetivo potencializar o bem estar físico e psíquico e a capacidade produtiva dos funcionários da Secretaria de Assistência Social do município de Portalegre/RN.
Nesta manhã, foram realizadas orientação e fisioterapia laboral com o fisioterapeuta Wilker Morais, como forma de prevenção a possíveis problemas de saúde. A atividade foi composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, de forma coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho.
#Saúde 29/10/2014 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E SANEAMENTO BÁSICO NOVEMBRO AZUL A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Portalegre, inicia mais uma campanha Novembro Azul, agora estamos com mais um desafio, uma nova causa vem até nós, novembro foi escolhido como mês de prevenção ao câncer da próstata, vamos entrar com todas as forças no novembro azul e nos juntar nesta batalha que temos a enfrentar contra esta enfermidade que assola a humanidade neste século.


Contudo, estaremos a disposição para informar e alertar sobre os principais cuidados que devemos ter em relação ao câncer da próstata
www.portalegre.rn.gov.br
Emitido dia 18/04/2024 às 20:21:00