Objetivando fomentar a cultura do alho em regiões serranas do Estado, o Centro de Ciências Agrárias da UFERSA, em conjunto com a Embrapa Hortaliças, vem desenvolvendo pesquisas voltadas para a cultura e produção de alho em Portalegre. Os resultados das pesquisas, iniciadas em 2015, demonstram que o município dispõe de potencial para o cultivo e produção comercial de alho, que se destaca como uma das especiarias mais consumidas pela culinária regional.
No ano de 2018, a UFERSA, Embrapa Hortaliças, Sebrae e o município de Portalegre firmaram um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento da cultura e produção do alho.
Vislumbrando o desenvolvimento de um sistema comercial produtivo e competitivo para o alho produzido no município, a UFERSA, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Beto Rosado, adquiriu 01 debulhador de alho, 01 descascador de alho, 01 classificador de alho comercial e 01 liquidificador industrial de 30L para ser doado ao município, com a finalidade de aprimorar e fomentar a comercialização do alho produzido por pequenos produtores.
A cultura de produção do alho se apresenta como uma alternativa de renda aos pequenos agricultores do município que, além de receberem capacitação técnica das instituições parceiras, agora passarão a ter acesso a equipamentos que aprimoram o processo de comercialização do alho in natura ou industrializado, na forma de pasta, alho descascado, dentre outras alternativas.
Atualmente o alho está sendo cultivado nos sítios Baixa Grande, Genipapeiro e Pêga, envolvendo 4 produtores diretos.
A cerimônia de doação dos equipamentos ao município ocorrerá hoje, 22 de julho, às 10h da manhã, com a presença da Reitora da UFERSA, Ludimila Oliveira. A cerimônia será restrita em obediência aos protocolos e decreto de prevenção ao Coronavírus.