O Município

Dados do município

Dados do município/localização

Fundação: 08/12/1761
Emancipação Política: 8 DE DEZEMBRO
Gentílico: PORTALEGRENSE
Unidade Federatíva: RIO GRANDE DO NORTE
Mesoregião: OESTE POTIGUAR
Microregião: PAU DOS FERROS
Distância para a capital: 381,00

Dados de características geográficas

Área: 110,05
População estimada: 7909
Densidade: 71,86
Altitude: 650
Clima: SERRANO
Fuso Horário: UTC-3
Fundada como Vila Nova dos Índios de Portalegre ou somente Vila de Portalegre em 08 de dezembro de 1761, passando a ter o predicado de cidade a partir de 29 de março de 1938, nossa terra tem uma história bonita, profunda e longeva.
História
Portalegre Rio Grande do Norte - RN

Histórico
Em 1684, Manoel Nogueira Ferreira, querendo firmar posse simbólica na região que percorria, fincou dormentes na Serra do Apodi. A serra ficou conhecida como Serra dos Dormentes, em alusão aos marcos lenhosas.
Manuel Nogueira faleceu em 1715, sem ele ter do governo concessão das terras, mas estas continuaram em poder dos descendentes do desbravador. Quinze anos depois, Dona Margarida de Freitas, filha de Manuel Nogueira, casada com Carlos Vidal Barromeu, começou a firma-se em seus domínios.
Em 1750, Carlos Vidal herdou a sesmaria na Serra das Dormentes, por morte de seu irmão, Clemente Gomes de Amorim. Pouco tempo depois, adoecendo Dona Margarida de Freitas, Carlos Vidal fez promessa de construir uma capela a Santana, na esperança de seu restabelecimento, e a serra passou a se chamar Serra de Santana.
Depois da morte dos primitivos donos houve um abandono nas terras, talvez pelas longas estiagens, talvez pelas disputas de posseiros, ou talvez pela revolta indígena. O fato é que as terras, não mais utilizadas, voltaram a pertencer ao patrimônio do Rei de Portugal. Para essas terras despovoadas e disponíveis, o juiz de Fora de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo, conduziu mais de setenta famílias paiacus, aldeadas no apodi, a pedido dos seus moradores prejudicados pela desordem causada pelos índios, fundando, em 9 de dezembro de 1761, a Vila de Portalegre.
Conta a tradição que ao chegar ao cimo da serra e desconhecendo o belo panorama,Castelo Branco pronunciou estas palavras: É uma porta alegre do sertão!
Há outra hipótese plausível: o nome Portalegre seria proveniente de uma vila do alentejo, em Portugal. Mas a convivência entre brancos e índios não foi pacífica na vila recém-criada. Quando em 1817 se desencadeou a revolução republicana, foi movida tenaz perseguição aos indígenas, que se refugiaram nos sertões cearenses. Mas voltaram sete anos depois, travando luta com os habitantes da vila.
Através de Alvará, no dia 6 de junho de 1755, a povoação de Portalegre foi elevada a categoria de município.
Gentílico: portalegrense

Formação Adminstrativa
Elevado à categoria de vila com a denominação de Regente, por alvará de 06-06-1755. Instalado em 09-12-1761.
Pela Resolução do Conselho do Governo de 11-04-1833 e lei provincial de 06-03-1835, a vila Regente passou a denominar-se Porto Alegre.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, o município aparece grafado Portalegre.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município já grafado Portalegre é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela lei estadual nº 59, de 21-12-1953, é criado o distrito de Francisco Dantas ex-povaodo de Tesouras e anexado ao município de Portalegre.
Pela lei estadual nº 60, de 21-12-1953, é criado o distrito de Rodolfo Fernandes ex-povaodo de São José dos Gatos e anexado ao município de Portalegre.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos:
Portalegre, Francisco Dantas e Rodolfo Fernandes. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 2856, de 26-03-1963, desmembra do município de Portalegre o distrito de
Francisco Dantas. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual nº 2763, de 09-05-1962, desmembra do município de Portalegre o distrito de
Rodolfo Fernandes. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Regente para Porto Alegre alterado pela resolução do conselho de 11-04-1833 e lei provincial de 06-03-1835.
Retificação de Grafia
Porto Alegre para Portalegre teve sua grafia alterada, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938.
Fonte
IBGE
Portalegre tem grande influência sobre o turismo na zona serrana potiguar. Com temperatura média de 20 ?, a cidade dá um belo convite para conhecermos as suas belezas naturais e desfrutar de um clima fresco e agradável.

Pontos turísticos de Portalegre
Terminal Turístico da Bica;
Cachoeira do Pinga;
Mirante Boa Vista;
Mirante Recanto Alto da Serra;
Pôr do Sol na Ponta da Serra no Sítio Belo Monte;
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição;
Trilha Ecológica das Torres e Sítio Arqueológico Pedra do Letreiro;
Engenhos artesanais de produção de farinha;
Comunidades remanescentes de quilombolas: Pega, Arrojado, Engenho Novo e Sobrado.
O poder executivo do município de Portalegre é exercido pelo prefeito, auxiliado pelo seu gabinete de secretários. O primeiro prefeito constitucional de Portalegre foi Antonio do Rêgo Filho, eleito em 1928 e empossado em 1929, e o atual é Manoel de Freitas Neto, do Partido Progressista (PP), eleito em 2012 e reeleito em 2016 com 2971 votos, o equivalente a 58,25% dos votos válidos, tendo como vice Ecimar Pereira Carlos, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O poder legislativo é exercido pela Câmara Municipal,] formada por nove vereadores.] Cabe à casa elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao executivo, especialmente o orçamento municipal (conhecido como Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Existem também alguns conselhos municipais em atividade: alimentação escolar, assistência social, direito da criança e do adolescente, educação, FUNDEB, saúde e turismo. Portalegre se rege por sua lei orgânica, promulgada em 30 de março de 1990, e é sede de uma comarca de primeira entrância, do poder judiciário estadual, cujos termos são Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e Viçosa. O município pertence à 63ª zona eleitoral do Rio Grande do Norte e possuía, em dezembro de 2016, 6 389 eleitores, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que representa 0,266% do eleitorado potiguar.
COVA DA ÍNDIA

Localizada nas procimidades do Terminal Turístico da Bica o acesso é feito por uma trilha, aonde se chega a um morro (elevação), cujo espaço de terra lisa impressiona por não brotar qualquer forma de vida em superfície, diferente do seu entorno. Segundo a tradição lendária: "No local não nasce vegetação porque ali foi enterrada a índia Cantofa". A localicalidade oferece uma bela visão da serra logo abaixo. Fica apenas 1 km, a partit do centro da cidade. Dos mirantes da cidade tem-se uma visão panorâmica do local.


Fonte: Acervo da Casa de Cãmara e Cadeia da Vila de Portalegre.

HINO DO MUNICÍPIO

Música, letra e arranjos: Fábio Monteiro
Gravação, mixagem e masterização: Sonora Pro Music
Técnico: Glaciliano Sousa

Portalegre faz morada
Para os povos a sonhar,
são os índios, quilombolas,
portugueses além mar

Essa história que floresce
nos deixando a lição,
da justiça, igualdade
e direitos da nação

Cachoeiras e pedra do letreiro,os mirantes cenário sem igual,
ponta da serra,tem a bica e as torres, são paisagens pintadas inigual

Nossa gente emana sua arte, com orgulho, cultura e tradição,
vai transformando essa riqueza de gerações esculpindo a vida no sertão

REFRÃO:
Brisa leve, terra fértil e um povo mui gentil, que perdura a beleza, Portalegre do Brasil.

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS

#Turismo | 16 DE JULHO DE 2021

Na Cachoeira do Pinga, seja um turista legal->Não faça fogueiras ->Não use churrasqueiras->Não deixe lixoO uso de máscara e o distanciamento social são obrigatórios. Portalegre, eu amo, eu cuido.#TurismoResponsável [...]

#Agricultura | 13 DE JULHO DE 2021

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN torna público para conhecimento dos interessados que está aberta, até o dia 02 de agosto de 2021, a CHAMADA PÚBLICA N.º 002/2021, para aquisição de gê [...]

#Infraestrutura | 12 DE JULHO DE 2021

Na manhã de hoje, 12 de julho, o prefeito José Augusto assinou a ordem de serviço para construção de um Pronto Atendimento (PA), em Portalegre, que funcionará na antiga sede da Escola Filomena Sampaio, para serviços de urgência, emergência [...]

#DECRETOMUNICIPAL | 01 DE JULHO DE 2021

Confira o decreto Nº 217/2021, que dispõe sobre medidas de combate a COVID-19.Acesse o decreto completo clicando no link abaixo. [...]

#Limpeza | 01 DE JULHO DE 2021

A Prefeitura Municipal de Portalegre firmou contrato com a PJ Construtora para prestação de serviços de limpeza urbana, poda e transporte de resíduos sólidos.A empresa iniciou as atividades em Portalegre hoje, 01 de julho.A coleta de lixo será realizada de s [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito