Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município

CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE

Sua construção se deu no século XVIII, quando do início da Vila de Portalegre. A arquitetura conserva traços do período colonial, isto também se percebe no mercado público e nas casas que decoram o centro da cidade. O prédio, externamente, mantém suas características originais. Trata-se de uma construção muito sólida; as paredes eram todas fechadas pelas laterais, sendo a única abertura para as celas uma porta alçapão, que se abria no pavimento superior, por onde desciam os prisioneiros através de uma escada, quando não eram jogados de qualquer jeito. Ao longo dos anos, sofreu as ações antropogênicas, descaracterizando-o, principalmente internamente. Foi cadeia, Prefeitura, Câmara de Vereadores, discoteca, Banco. O Prédio é Tombado pelo Governo do Estado. Os volumes XVIII e XIX da Revista do IHGRN, relatam muito bem a demarcação e construção desse prédio bem como a demarcação para a construção das casas praça e Matriz. O prédio abriga um acervo de museu, uma pinacoteca e a biblioteca municipal, além do espaço Cantofa e Jandyum complexo para a realização de atrações artísticas e exposições culturais. É um espaço rico em história e cultura e encontra-se aberto para a visitação da comunidade local e visitantes.
Funcionamento:
De segunda a sexta: 07h às 11h e 13h às 17h

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS

CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE - Por determinação de D. José I, Rei de Portugal, e de seu Ministro, o Marquês de Pombal, todas as vilas de índios criadas no Brasil, a partir de 1755, deveriam dispor de elementos urbanos como: igreja, praça, pelourinho e casa de câmara e cadeia. Em 08

ESPAÇO CULTURAL CANTOFA E JANDI - O Equipamento cultural foi construído para que os grupos culturais do município possam realizar suas apresentações.

PÓRTICOS DE ACESSO - As duas principais entradas de acesso ao município são caracterizadas por pórticos imponentes e que retratam a arquitetura e história de origem do município.

PRAÇA DAS ÍNDIAS - A Praça é uma homenagem aos povos índigenas, através da lenda das índias Cantofa e Jandi, representando os primeiros habitantes da história do município.

FACHADAS HISTÓRICAS - As fachadas históricas no município serrano de Portalegre, cuja arquitetura conserva traços do período colonial, perceptível no mercado público e nas casas que decoram o centro da cidade, retratam a origem do povo Portalegrense, onde estampam a essência inconfundível do nosso p

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito