Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município.

IGREJA MATRIZ

A primeira capela de Portalegre foi construída no ano de 1752 em homenagem a Sant`Anna por cumprimento a uma graça alcançada pelo restabelecimento de nossa ilustre personagem histórica a D. Margarida de Freitas. A freguesia de Portalegre foi criada no dia 09 de dezembro de 1761, foram tomados como padroeiros São João Baptista e Nossa Senhora da Conceição em comemoração à criação da Vila de Portalegre que coincidiu com as homenagens a esses Santos. No dia 06 de Janeiro de 1762 foi lançada a pedra fundamental de construção da Igreja Matriz, a solenidade que contava com a presença do Juiz de Fora de Olinda Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco (fundador da Vila de Portalegre), além do Capelão da Armada Pe. Lourenço Xavier de Souza Carvalho (1º Vigário) entre outras presenças ilustres. Este foi substituído pelo vigário AnunciatoServídio (italiano) que em 1884 iniciou uma reconstrução na Igreja Matriz, cujos serviços foram concluídos definitivamente pelo Capuchinho Frei Venâncio Maria Ferrara. As imagens do Altar-Mor foram esculpidas em madeira, verdadeiras relíquias. A fachada não é original, antes haviam duas torres que vieram a ruir. Desde 1934, pertence à Diocese de Mossoró e, das atuais 32 paróquias que a compõem, é a terceira mais antiga, depois das freguesias de Assu (criada em 1726) e Pau dos Ferros (1756).

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS
#turismo

PRAÇA DE EVENTOS

A Praça de Integração Serrana, popularmente chamada de Praça de Eventos, foi inaugura em 2019. É um espaço público, temático, que homenageia fatos históricos,culturais e turísticos de Portalegre. O espaço conta com 04 quiosques, banheiros públicos, palco principal e palco cultural.Ambiente atrativo para o lazer, diversão e prática de caminhada pela população. Os quiosques vendem bebidas, sucos, petiscos e lanches. VEJA OS CUIDADOS PARA CONSERVAÇÃO: - Não tocar/encostar na arte do palco; - Não é permitido pisar na grama; - É proibido depredar qualquer equipamento, plantas ou outros acessórios da praça; - É proibido jogar lixo no chão; - Trouxe seu cão? Recolha seus dejetos; - Não é permitido andar de bicicleta, moto ou similar em cima da praça a fim de evitar acidentes e desgaste do ambiente - Não é permitido subir no palco principal; - Não é permitido jogar bola na praça.

#turismo

CACHOEIRA DO TALHADO

De propriedade privada. Local aprazível, propício ao ecoturismo e ao turismo de aventura (prática do rapel). Há corredeiras (só no período das chuvas), onde se formam pequenas e grandes quedas d’água, como por exemplo a Cachoeira dos Pioneiros. Melhor período de visitar é no inverno, onde há bastante água. Fica no Síto Bom Jardim, a 07 quilômetros a partir do centro da cidade. ALERTAS: > O visitante deve manter o distanciamento da beira dos abismos para sua própria segurança. Você é o único responsável por sua segurança. > Necessário ir com acompanhamento de guia. > A quem visita o local, solicitamos não deixar lixo. Traga-o de volta. Afinal o lixo só existe porque você produziu e deixou no ambiente. É EXPRESSAMENTE PROIBIDO: > Fazer fogueiras; > Usar churrasqueiras; > Caçar animais silvestres; > Alimentar animais silvestres; > Acampar; > Consumir bebidas alcoólicas; > Fumar; > Armar redes; > Usar som acústico: caixas, rádios e similares;

#turismo

MIRANTE ALTO DA SERRA

Propriedade privada juntamente com a pousada de mesmo nome. Ambiente aconchegante, culinária diversificada. Possui uma vista panorâmica de encher os olhos. Dista 500 metros a partir do centro da cidade.

#turismo

MIRANTE MUNICIPAL BOA VISTA

Localizado a 500 metros a partir do Centro da Cidade. Ambiente aprazível, com uma bela vista panorâmica que encanta a todos. Culinária regional. Inaugurado em Junho do 2003.

#turismo

TORRES

As chamadas "Torres" são na realidade formações rochosas que passaram por vários períodos geológicos, sendo o primeiro de aproximadamente 90 milhões de anos. As rochas são sedimentares e metamórficas, tão peculiares que lembram verdadeiras torres de castelos medievais, daí sua denominação. As pequenas pedras encravadas na rocha são decorrentes de enxurradas acontecidas a milhões de anos, enquanto a rocha se petrificava. Encantam pelo tamanho, pelas crateras e fendas, um conjunto que aguça a imaginação de aventureiros. De cima das "Torres", que fica a cerca de 645 metros de altitude, tem-se uma visão panorâmica do sertão e demais serras vizinhas. O acesso é feito por trilhas com cerca de 50 minutos de caminhada (03 km) a partir do centro da cidade. ALERTAS: > O visitante deve manter o distanciamento da beira dos abismos para sua própria segurança. Você é o único responsável por sua segurança. > A quem visita o local, solicitamos não deixar lixo. Traga-o de volta. Afinal o lixo só existe porque você produziu e deixou no ambiente. PROIBIDO: > Fazer fogueiras; > Usar churrasqueiras; > Caçar animais silvestres; > Alimentar animais silvestres; > Acampar; > Consumir bebidas alcoólicas; > Fumar; > Armar redes; > Usar som acústico: caixas, rádios e similares; > Percorrer a trilha com veículos (motorizados ou não).

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito