Pontos Turísticos

Pontos Turísticos do Município

IGREJA MATRIZ

A primeira capela de Portalegre foi construída no ano de 1752 em homenagem a Sant`Anna por cumprimento a uma graça alcançada pelo restabelecimento de nossa ilustre personagem histórica a D. Margarida de Freitas. A freguesia de Portalegre foi criada no dia 09 de dezembro de 1761, foram tomados como padroeiros São João Baptista e Nossa Senhora da Conceição em comemoração à criação da Vila de Portalegre que coincidiu com as homenagens a esses Santos. No dia 06 de Janeiro de 1762 foi lançada a pedra fundamental de construção da Igreja Matriz, a solenidade que contava com a presença do Juiz de Fora de Olinda Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco (fundador da Vila de Portalegre), além do Capelão da Armada Pe. Lourenço Xavier de Souza Carvalho (1º Vigário) entre outras presenças ilustres. Este foi substituído pelo vigário AnunciatoServídio (italiano) que em 1884 iniciou uma reconstrução na Igreja Matriz, cujos serviços foram concluídos definitivamente pelo Capuchinho Frei Venâncio Maria Ferrara. As imagens do Altar-Mor foram esculpidas em madeira, verdadeiras relíquias. A fachada não é original, antes haviam duas torres que vieram a ruir. Desde 1934, pertence à Diocese de Mossoró e, das atuais 32 paróquias que a compõem, é a terceira mais antiga, depois das freguesias de Assu (criada em 1726) e Pau dos Ferros (1756).

 

Deixe seu comentário

OUTROS PONTOS TURISTICOS

CASA DE CÂMARA E CADEIA DA VILA DE PORTALEGRE - Por determinação de D. José I, Rei de Portugal, e de seu Ministro, o Marquês de Pombal, todas as vilas de índios criadas no Brasil, a partir de 1755, deveriam dispor de elementos urbanos como: igreja, praça, pelourinho e casa de câmara e cadeia. Em 08

ESPAÇO CULTURAL CANTOFA E JANDI - O Equipamento cultural foi construído para que os grupos culturais do município possam realizar suas apresentações.

PÓRTICOS DE ACESSO - As duas principais entradas de acesso ao município são caracterizadas por pórticos imponentes e que retratam a arquitetura e história de origem do município.

PRAÇA DAS ÍNDIAS - A Praça é uma homenagem aos povos índigenas, através da lenda das índias Cantofa e Jandi, representando os primeiros habitantes da história do município.

FACHADAS HISTÓRICAS - As fachadas históricas no município serrano de Portalegre, cuja arquitetura conserva traços do período colonial, perceptível no mercado público e nas casas que decoram o centro da cidade, retratam a origem do povo Portalegrense, onde estampam a essência inconfundível do nosso p

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito